São Francisco de Assis: o irmão de todos

São Francisco de Assis

Dia quatro de outubro, a Igreja celebra São Francisco de Assis, um dos santos mais conhecidos e venerados pelos cristãos e o fundador de um estilo de vida e espiritualidade que até hoje inspira muitas pessoas. Francisco nasceu em Assis, na Itália, em 1181 ou 1182. Por ser filho de uma família de comerciantes bem-sucedida, recebeu boa educação e teve uma juventude cheia de aventuras e prazeres.

Quando tinha pouco mais de 20 anos, Francisco, por um momento, refletiu sobre sua vida, observou a imensa pobreza que existia a seu redor, a grande quantidade de indigentes desassistidos e desamparados. Isso o levou a um lento processo de conversão, que o fez afastar-se dos antigos amigos e viver isolado. Orando na Igreja de São Damião, sentiu o chamado de Cristo. O jovem, então, abriu mão de todos os seus bens e começou a viver uma vida de eremita, junto aos pobres e miseráveis. Seu estilo de vida atraiu outros que começaram a segui-lo. Assim nasceu a "Ordem dos Irmãos Mendigos de Assis”, que se tornou, posteriormente, a Ordem Franciscana.

Francisco e os seus procuravam seguir fielmente as palavras de Jesus, vivendo com doações, ajudando os pobres e miseráveis, mesmo sem dispor de nenhuma propriedade. Ele dizia que todos eram irmãos e que tudo que existia, com vida, era irmão da humanidade. Morreu em 1226, aos 44 anos.  Foi Canonizado, em 1228, e tornou-se padroeiro dos animais.

Se quiser conhecer um pouco mais sua história, sua vida, seus ensinamentos e sua espiritualidade, basta ler os seguintes livros: Francisco de Assis: o cavaleiro da pobreza; Novena de São Francisco; Orar 15 com Francisco de Assis; e Francisco de Assis: História e herança

por Daniel Siqueira