No próximo sábado, dia 23 de novembro, ocorrerá missa de beatificação de padre Donizetti Tavares de Lima, também conhecido como padre Donizetti ou padre Donizetti de Tambaú. Ele ficou muito conhecido no Brasil, principalmente em 1950, por causa de milagres e curas, atribuídos a ele. Esses relatos levaram milhares de pessoas até a pequena cidade de Tambaú, no interior de São Paulo, onde padre viveu grande parte da vida.

Padre Donizetti de Tambaú, o mais novo beato do Brasil

Padre Donizetti nasceu em Cássia, MG, em 1882. Em 1886, sua família se mudou para Franca, SP. Desde cedo, manifestou o desejo de seguir a vocação sacerdotal, mas as condições financeiras da família, naquele momento, não permitiam sua ida para o seminário. Em 1900, iniciou o curso de Direito na Faculdade de Direito de São Paulo. Três anos depois, optou pela vida sacerdotal, passando a cursar filosofia no Seminário Diocesano de São Paulo. Em 1905, transferiu-se para a Diocese de Pouso Alegre, MG, concluindo sua formação e sendo ordenado padre pelo bispo Dom Néri em 1908. No mesmo ano, foi para Campinas e foi nomeado pároco de Jaguariúna.

Visando ficar mais perto da família, padre Donizetti transferiu-se para a Diocese de Ribeirão Preto e foi nomeado pároco de Vargem Grande do Sul, SP. Nessa cidade, ficou muito conhecido por aliar a pregação do evangelho às questões sociais, principalmente com relação às injustiças cometidas, quase que de modo impune, pelos ricos fazendeiros, comerciantes e pelas autoridades políticas do local. Ele também se preocupou com a catequese do povo, para que entendesse corretamente os ensinamentos da Igreja.

Em 1926, foi transferido para Tambaú, SP, onde fez um intenso trabalho social. Padre Donizetti era duro com as autoridades políticas e cobrava melhorias para a cidade e respeito às leis. Na área pastoral, ele levou para a cidade diversos movimentos e diversas associações católicas; a paróquia era sempre movimentada por diversos momentos de fé e de evangelização: procissões, terços, novenas e festas.

Muitas foram as histórias miraculosas que o envolveram, principalmente quando estava em Tambaú. Houve relatos de fenômenos de levitação, bilocação e de pessoas que estavam doentes e, ao receberem sua bênção, ficaram curadas. Esses e outros relatos foram, aos poucos, criando uma fama de santidade e de milagreiro. Assim um grande número de pessoas de cidades vizinhas e também de outros estados passaram a ir a Tambaú para receber a bênção de padre Donizetti.

A partir de 1950, o número de pessoas aumentou substancialmente. Era tanta gente, que não era mais possível atender a todos individualmente. Por isso foi construído um palanque, em frente à casa paroquial, onde o padre falava para povo e proferia sua bênção. Em 1955, deu sua última bênção para a multidão, pois decidiu se recolher.

Em 1961, aos 79 anos, devido à saúde debilitada, faleceu. Sua fama de santidade continuou a crescer mesmo depois de sua morte. Seu processo de beatificação foi aberto em 1992, na Diocese de São João da Boa Vista, SP. Em 1996, ele foi declarado servo de Deus; em 2017, foi declarado Venerável; em 2019 foi anunciado que a Congregação havia reconhecido um milagre atribuído a ele, sendo assim aberto o caminho para sua beatificação.

Conheça mais sobre a vida do Padre Donizetti de Tambaú e reze pedindo a ele uma graça por meio da Novena ao Bem-aventurado Donizetti Tavares de Lima da Editora Santuário.

por Daniel Siqueira