Imagem espírito santo sendo elevado aos céus

O homem é um ser essencialmente espiritual, como eu menciono no último capítulo do meu livro “Medicina e Espiritualidade: a importância da fé na cura de doenças”. Nós somos formados de três partes: o corpo, que é composto pelos nossos órgãos e tecidos, nos permitindo realizar as ações que desejamos nesse mundo; pela nossa alma ou mente, que é o reduto do nosso eu, da nossa personalidade; e que portanto, dotada de livre arbítrio, comete erros e acertos; e pelo nosso espírito, nossa centelha divina, que nos direciona para o bem, para Deus.
Talvez por esse motivo, o ser humano sempre relacionou a cura do corpo com o Sagrado. Podemos constatar através dos livros de História que os egípcios, os romanos e muitas outras civilizações associavam o uso da água, das ervas e óleos usados como remédios para as enfermidades com rituais de súplica aos deuses, pedindo-lhes a cura. Era muito comum a figura dos sacerdotes nessas ocasiões. O próprio Jesus ao curar os doentes, comumente lhes dizia “Seus pecados estão perdoados”, fortalecendo ainda mais a crença de que a saúde do corpo estaria ligada à saúde espiritual.
No decorrer dos séculos e com a evolução da Ciência, foi ocorrendo um distanciamento entre fé e razão, como se fosse possível negar a existência do componente não material ou espiritual na nossa existência. Mas a partir da visão dos próprios cientistas essa ideia foi se modificando; de modo que hoje, existem milhares de artigos científicos demonstrando a importância da espiritualidade ou da prática religiosa com a melhor sobrevida e até mesmo cura de pacientes com câncer; de maior longevidade e menos internamentos em pacientes com AIDS e outras doenças crônicas. Nas minhas obras, a exemplo da que já citei anteriormente e de “Saúde e Oração: a busca da cura e do autoconhecimento pela fé”, eu trago muitos desses trabalhos científicos, inclusive com relatos de curas milagrosas, as quais não são explicadas pela Medicina. E por fim, em “A busca da felicidade pela fé”, eu trago um capítulo inteiro mostrando a importância do fator espiritual no tratamento da depressão.
Em minhas palestras e entrevistas sempre me perguntam a que eu atribuo o efeito benéfico da fé sobre a saúde das pessoas. Então sempre menciono o fato de não sermos somente um corpo material; e como tal, nosso organismo sofre as consequências do nosso estilo de vida, nem sempre condizente com os propósitos de Deus para nós aqui na terra. Além do que, existe uma íntima relação entre o nosso Sistema Nervoso, que comanda nosso corpo e as nossas emoções. Justamente aí no terreno das emoções vai atuar a fé, reduzindo nosso estresse, na medida em que tiramos uma parte do dia para fazer uma oração ou meditação. Também existe íntimo relacionamento entre o já mencionado Sistema Nervoso e os Sistemas Endócrino e Imunológico.
Através do Sistema Endócrino são liberadas diversas substâncias vitais para a manutenção da nossa homeostase, ou seja do nosso equilíbrio corporal, garantindo o perfeito funcionamento orgânico. Este segundo sistema também interfere nas nossas defesas orgânicas comandadas pelo último, já mencionado (Sistema Imunológico). Assim como uma máquina, nosso corpo é composto de várias “engrenagens” que se interligam, mantendo seu funcionamento. Então não é muito difícil entender porque uma oração diária que me acalma, me tranquiliza, alivia meu estresse e fomenta minha vontade de viver, interfere positivamente nas minhas emoções; e estas por suas vez, irão reduzir a concentração de substâncias maléficas à vida do meu corpo e ainda por cima aumentarão a produção de anticorpos contra as infecções. Incluo também a infecção pelo Corona vírus.
Sabe-se que pessoas diferentes reagem de maneira diferente à mesma enfermidade. Uns ficam tão apavorados e estressados ao passar por uma situação de risco como esta que estamos vivendo que adoecem desenvolvendo formas mais severas da doença; enquanto outros, se conservam mais serenos, favorecendo a própria recuperação. Dessa forma a Espiritualidade ou a Religiosidade do sujeito auxiliam muito na recuperação de doenças, quaisquer que sejam suas causas. O corpo humano é templo do Espírito Santo, e como tal deve ser bem cuidado, amado, conservado para que a vida seja feliz e plena enquanto for da vontade de Deus que se permaneça aqui. O nosso organismo é dotado de muitos mecanismos de autorregulação que possibilitam a cura. Tais mecanismos são favorecidos por uma boa alimentação, descanso alternado com atividade física, luz solar, cuidados básicos de higiene e pelo alimento espiritual.

Por Valdelene Andrade

Conheças a obras escritas por Valdelene Andrade: