Em 12 de outubro, é celebrado o dia de Nossa Senhora Aparecida, Rainha e padroeira do Brasil. Nessa data, milhares de devotos se dirigem a Aparecida, para participar dos festejos que acontecem no Santuário Nacional. Outros milhares acompanham as celebrações através dos meios de comunicação. E, pelo Brasil a fora, centenas de paróquias e comunidades, que têm Nossa Senhora Aparecida como padroeira, fazem sua justa e devota homenagem à Mãe Aparecida. Mas nem sempre a celebração da festa se deu no dia 12 de outubro.

Nossa Senhora Aparecida

A festa de Nossa Senhora Aparecida começou a ser celebrada no dia 08 de dezembro, após a construção de sua primitiva capela no morro dos Coqueiros, em 1745, no dia da Imaculada Conceição. Paralelamente à festa do dia 08 de dezembro, em 1878, foi introduzida uma pequena celebração festiva ao fim do mês de maio, tradicionalmente mês Mariano. Em 1895, também foi estabelecida uma liturgia própria para celebrar Nossa Senhora Aparecida no quinto domingo depois da Páscoa. Assim nossa Senhora Aparecida passou a ser celebrada em três datas diferentes.

Em 1916, houve uma nova alteração, ficando estabelecido apenas o dia 11 de maio como data oficial para a celebração da festa de Nossa Senhora Aparecida. Em 1940, após nova mudança, o dia 7 de setembro foi escolhido para acontecer essa celebração. Somente em 1953, com os Bispos do Brasil reunidos na Assembleia da CNBB, foi definido o dia 12 de outubro como o dia oficial para celebrar a festa de Nossa Senhora Aparecida. E, por ocasião da visita do Papa João Paulo II, em 1980, a Aparecida, esse dia foi declarado feriado nacional pelo Governo Federal.

Conheça um pouco mais sobre a história da devoção a Nossa Senhora Aparecida por meio das seguintes obras: História de Nossa Senhora da Conceição Aparecida; Senhora Aparecida; Aparecida: 300 anos; Mãe Aparecida no Brasil; e Aparecida e sua mensagem.

 

 

por Daniel Siqueira