Imagem alltype com questionamento sobre o ciclo pascal

Todas as celebrações fazem memória da copiosa Redenção realizada por Jesus desde sua Paixão, Morte e Ressurreição até sua Ascensão e o envio do Espírito Santo em Pentecostes. É um ciclo que não tem datas fixas, porque segue um calendário variável com espaço preciso entre as celebrações. O Ciclo Pascal constitui o centro do Ano Litúrgico e é o mais importante e significativo para a vida da Igreja.

O Ciclo Pascal nos chama para a vida nova em Cristo. A Quarta-feira de Cinzas é muito importante, pois ela vai nos indicar a direção que devemos tomar, para alcançar a vida em Cristo: Sua ressurreição. Ela nos aponta a ressurreição de Cristo, convidando-nos para o jejum, a oração e a penitência. Assim podemos nos converter, de fato.

O Tempo da Quaresma é exigente, mas libertador, pois é o Tempo de Deus no agora de nossa vida. Além do jejum, da oração e da penitência, a Palavra de Deus é a grande luz para nossa vida e caminhada quaresmal. Gostamos de tantas coisas nessa vida, mas é certo que devemos gostar muito e sem cessar, das coisas de Deus, alimentando-nos do Pão da Palavra e da Eucaristia.

O Concílio Vat. II recomenda que a “penitência quaresmal não seja só interna e individual, mas sobretudo externa e social. E a prática penitencial, segundo as possibilidades de nosso tempo e das diversas regiões, como também consoante as condições dos fiéis, incentivada e ... recomendada” (SC 110).

Nesse Tempo favorável, não percamos ou deixemos passar em branco, tal nobre oportunidade de crescermos no amor a Deus e aos irmãos, e ainda alcançar um pouco mais da santidade.