São João Bosco

São João Bosco

Deus tem mesmo seus caminhos, e quem o acolhe só pratica o bem. O mal é a negação do bem que nos vem de Deus. São João Bosco foi um sinal muito forte para as crianças pobres e os jovens abandonados. Nasceu em Castelnuovo d’Asti, no dia 16 de agosto de 1815. Ficou órfão de pai quando tinha apenas dois anos de idade. Mas, sua mãe, mulher piedosa e voltada para a firmeza educacional dos filhos, teve papel preponderante em sua formação humana e cristã.

Sua infância não foi fácil, foi muito exigente por causa da precariedade material de sua família, a pobreza, e ele mesmo teve de trabalhar para conseguir estudar um pouco e poder se manter em seus estudos. O trabalho sempre educa e forma as pessoas. Mas, quem deseja crescer na vida vai à luta, e não fica esperando que outros façam as coisas em seu favor, muito menos ficam esperando que os órgãos públicos resolvam seus casos. João Bosco foi à luta em busca da vida e da dignidade.

Era um líder nato a ponto de ter grande influência entre seus colegas. Daí sua liderança e dedicação à juventude e àscrianças, particularmente as crianças e jovens mais pobres. Fundou os chamados e famosos Oratórios, onde reunia os filhos abandonados dos operários, as crianças e os educava para a vida e para a fé. A partir dessa ação missionária foi que a Congregação Salesiana teve sua origem. Ele também fundou a Congregação das Irmãs Filhas de Maria Auxiliadora, que também se dedicam ao cuidado e formação da juventude.

Foi também escritor profícuo. No Brasil devemos muito aos Salesianos que continuam à formação da juventude e no trabalho missionário. São João Bosco morreu em Turim, Itália, no dia 31 de janeiro de 1888.

São João Bosco, rogai por nós, pobres pecadores!

Pe. Ferdinando Mancílio