Santo Afonso de Ligório, o apaixonado por Deus

Santo Afonso de Ligório

No Reino de Nápoles, em meados do ano de 1696, o casal José de Ligório e Ana Cavalieri esperavam o nascimento do seu filho primogênito. A família, pertencente a nobreza italiana do século XVIII, aguardava com grandes expectativas a chegada da criança, que desde cedo já seria preparada para assumir os negócios da família e ser um nome reconhecido perante a sociedade. O momento tão esperado aconteceu no dia 27 de setembro, quando a criança veio ao mundo, sendo batizada logo em seguida pelo nome de Afonso Maria Antônio João Cosme Damião Miguel Gaspar de Ligório. Afonso, mais do que ser um grande homem na sociedade como sua família desejava, tornou-se uma pessoa extremamente apaixonada por Deus, ao ponto de abandonar toda a sua nobreza e se fazer missionário do amor do Cristo entre os mais pobres e abandonados.

Afonso de Ligório, por meio de sua vida e de sua prática pastoral, marcou a história, foi proclamado pela Igreja um homem santo, e tornou-se um dos grandes expoentes da moral cristã, ao ponto da Igreja o declarar padroeiro dos moralistas e confessores.

Logo após a sua ordenação sacerdotal, fato que aconteceu após exercer durante alguns anos a carreira de advogado brilhante, Afonso dedicou-se aos cuidados dos pobres de Nápoles, gente que não tinha ninguém que olhassem por eles. Porém, a missão do jovem missionário não se limitaria aquela realidade; Deus pediria mais de Afonso.

Conhecendo durante alguns dias a realidade de um povoado chamado Scala, Santo Afonso percebeu que ali era o local onde o Senhor o chamava para exercer sua missão. Abrindo seu coração a vontade de Deus, ele se dedicou aqueles pobres e abandonados, anunciando-os o amor redentor de Jesus Cristo, o Santíssimo Redentor. Esse trabalho missionário de Afonso e outros homens corajosos que junto a ele estavam, deu origem à Congregação do Santíssimo Redentor.

Durante toda a sua vida missionária, Afonso abandonou-se inteiramente nas mãos de Deus. Sua grande meta era responder com amor o amor que Cristo no alto da Cruz demostrou pela humanidade. Foi um homem extremamente sensível à realidade de pobreza a abandono a sua volta, sendo profeta de um Deus que é esperança e misericórdia na história humana. Seus escritos, calculados mais do que 100, frutos de sua profunda experiência mística e espiritual, contribuem até hoje com aqueles que, com sinceridade, procuram a Deus.

A Igreja celebra festivamente Santo Afonso no dia 1º de agosto, abertura do mês vocacional. Durante este mês, celebramos a cada semana as vocações da vida cristã. A vocação é uma resposta de amor a um chamado repleto de ternura que o Senhor nos faz, é assumir um compromisso de vida e fidelidade diante de um Deus que tem um sonho de amor para a humanidade. Celebrar Santo Afonso de Ligório, o apaixonado por Deus, nesse dia, é nada mais do que propício, já que ele viveu até o fim sua vocação, que era ser de Deus, já que Deus era todo dele.

Frater Leandro Rafael Evangelista, C.Ss.R.

Conheça algumas obras de Santo Afonso Maria de Ligório: www.editorasantuario.com.br