Importância da confissão

Qual a importância da confissão na Quaresma?

A Quaresma é um período de reflexão e conversão espiritual, em que lutamos contra nossos pecados para nos prepararmos para a Ressurreição de Cristo. Neste período, é comum que muitos fiéis busquem pela confissão, pois este ato é capaz de limpar os pecados e nos aproximar do Senhor.

No livro “12 passos para uma boa confissão”, Pe. José Ulysses nos ensina o melhor caminho para nos mantermos de coração aberto ao arrependimento de nossos pecados. Contudo, não basta o ato de “contar os pecados” ao padre e sim de aceitar cumprir uma pequena penitência e de receber a absolvição.

São indispensáveis o arrependimento e o propósito de perseverar no caminho da conversão, para se tornar um discípulo sempre mais fiel ao Evangelho de Jesus. A Confissão está ligada à graça do Batismo, porque ela nos devolve aquela união filiar com o Pai.

Mas afinal, por que devemos confessar?

“Façamos o homem a nossa imagem, conforme a nossa semelhança” (Gênesis 1:26).

Deus nos criou puros, somos sua imagem e semelhança. Isso significa que devemos ser parecidos com Deus e ser fiéis, assim como é ensinado no Evangelho.

O pecado é a desobediência que rompe nossa comunhão com Deus, e por meio da confissão reestabelecemos a amizade com o Senhor. A confissão deve ser feita, pois além de demonstrar arrependimento pelos erros cometidos, nos traz uma sensação de paz interior ao pedir perdão a Deus.

“A Confissão é um sacramento importante para todo católico que deseja viver como discípulo e missionário de Jesus." Pe. José Ulysses

Descubra quais os 12 passos para uma boa confissão na obra de Pe. José Ulysses! 

Como se preparar para a confissão

por Francieli Roque