Apresentação do Senhor

Apresentação do Senhor

Imagem: Shutterstock

A festa da Apresentação do Senhor é também chamada de Purificação de Nossa Senhora, Nossa Senhora das Candeias ou ainda Nossa Senhora da Candelária.

Essa festa litúrgica é bem antiga, vem desde o século IV. Conforme a tradição hebraica, Maria e José vão ao Templo de Jerusalém para a apresentação do primogênito Jesus, “apresentam” ao Pai do Céu o Filho Jesus. Ali, Nossa Senhora e José fazem a oferta dos pobres: Dois pombinhos, apenas. Mas, o velho Simeão exulta de alegria ao ver o Menino. Alegra-se imensamente, pois pode contemplar o Salvador do mundo. Ele é o Deus conosco para sempre. Também profetiza sobre Ele, e Maria escuta silenciosamente as palavras de Simeão, ao dizer-lhe que uma espada de dor vai lhe atravessar o coração.

Deste modo, Jesus vai assumindo toda a condição humana, até a cultural – religiosa de seu tempo, menos o pecado. Assumiu inteiramente sua missão para nos redimir. Simeão profetizou sobre aquele Menino, sua paixão, morte e ressurreição. Aquele que veio habitar entre nós, é nossa luz, nossa vida e salvação.

Por isso, nesse dia da Apresentação do Senhor, dá-se também a bênção das velas, lembrando o Cristo como LUZ do mundo.

Portanto, nesse dia celebramos algo muito sublime de nossa fé, pois ali se dá o grande sentido da missão de Jesus: Uma vida entregue por nossa salvação, e voltada intensamente para os pobres, para os mais abandonados. Jesus veio para infundir a vida, onde não há mais vida.

por Pe. Ferdinando Mancílio