TEMPO QUARESMAL

o que é a quaresma

O tempo quaresmal é um apelo de Conversão ao Evangelho de Jesus, pela renovação da graça do Batismo por meio do sacramento da Penitência e pela vivência da fraternidade por meio da reconciliação e da solidariedade. Hoje, na falta do Batismo de adultos e da Penitência pública dos pecados, a Campanha da Fraternidade atualizou essas dimensões por meio de um tempo intenso da conscientização pessoal dos pecados sociais e da solidariedade concreta com as vítimas desses pecados.

O Tríduo pascal nos convida a celebrar a Alegria de nossa fé em Jesus Ressuscitado. A comunidade explode em Aleluias porque Páscoa é certeza de Perdão e de Paz, aquela que somente Jesus pode nos dar. Ele venceu o mal e a morte e partilha sua vitória conosco. A festa da Ascensão nos garante que, por meio de Jesus Ressuscitado, nossa natureza humana penetrou definitivamente no seio da divindade, concedendo-nos uma Esperança de vida para além da morte. Se nossa Cabeça, Jesus, já convive com Deus, nós, seu Corpo, também iremos participar dessa convivência um dia.

Pentecostes encerra tudo o que Jesus fez por nós e inaugura sua Igreja, como caminho de santificação para todos os seres humanos. O Espírito Santo, que procede do amor e da união do Pai e do Filho, derrama-se sobre os discípulos como espírito de comunhão. Supera a dispersão de Babel, conduzindo a humanidade a uma nova compreensão por meio da caridade. Ele é a da Igreja e a energia de cada cristão na luta diária para ser fiel como discípulo-missionário do Senhor.

por Pe. Ferdinando Mancílio