Sexta-feira Santa

Na Semana Santa celebramos a Sexta-feira da Paixão, o segundo dia do Tríduo Pascal, que antecede a Páscoa do Senhor. Esse dia é marcado pelo silêncio, pois foi o dia em que Jesus se sacrificou por nós, para nos conceder a vida eterna.

O sofrimento de Jesus é recordado e contemplado nas celebrações da Sexta-feira Santa. Ao entregar seu único Filho, sem pecados, o Senhor manifesta o quão grandioso é seu amor por nós.

Na Sexta-feira Santa acontece a Via-Sacra, um momento em que os fiéis meditam o caminho doloroso que Jesus percorreu até sua morte, no Calvário. O sacrifício de Cristo é um sinal de salvação e esperança, e devemos viver esse momento colocando nosso coração em silêncio, celebrando a Paixão de Cristo por meio do jejum, oração e abstinência de carne. Esse é o único dia do ano em que não são celebradas missas em nenhum lugar.

No livro “O que é a Semana Santa”, Pe. José Bortolini explica essa e todas as outras celebrações, ritos e símbolos que fazem parte da Semana Santa, proporcionando uma reflexão sobre a espiritualidade e respondendo a diversas dúvidas sobre essa importante celebração Cristã.

Livro sobre a Semana Santa

por Laís Silva