Nos últimos anos vem ganhando adeptos e popularidade no Brasil uma linguagem voltada para a comunicação de surdos. Trata-se da Libras, Língua Brasileira de Sinais, reconhecida como meio legal de comunicação e expressão em nosso país desde 2012, por meio da lei federal nº 10.436.

Entende-se como Língua Brasileira de Sinais a forma de comunicação e expressão, em que o sistema linguístico de natureza visual-motora, com estrutura gramatical própria, constitui um sistema linguístico de transmissão de ideias e fatos, oriundos de comunidades de pessoas surdas do Brasil.

A Libras é uma grande ferramenta de inclusão social, pois insere a comunidade surda na sociedade, pois além dos surdos conseguirem se comunicar entre eles, há também a necessidade de pessoas que não são surdas, chamadas de ouvintes, também saberem interpretar a Língua de Sinais. Aos poucos, a sociedade está despertando para a necessidade de saber se comunicar em Libras, não se restringindo somente à familiares de surdos e professores intérpretes. Há emissoras de TV, espetáculos culturais em geral e igrejas que já disponibilizam de intérprete de LIBRAS para tradução simultânea.

Falando de Igreja, a Libras é um eficaz instrumento de evangelização, e em todo o Brasil está crescendo o número de pastorais dos Surdos, grupos que atuam em diversas dioceses do país fazendo a tradução em Libras nas missas, contribuindo para a caminhada de fé da comunidade surda, que carecia dessas iniciativas para participarem melhor das celebrações eucarísticas.

Preocupada com a inclusão social e evangelização dos surdos e visando também formar e capacitar as pessoas que estudam Libras, a Editora Santuário possui, em seu catálogo, duas publicações de destaque sobre o tema em questão: “Língua das Mãos”, de padre Eugênio Oates, C.Ss.R., e “Catequese Especial para Surdos”, de Irmã Marta Maria Barbosa, INSC, Marta Casalecchi de Matos Pimentel, Regina Botta e Amélice C. Paque.

Língua das Mãos

Esse livro é uma edição revista e ampliada da conhecida obra "Linguagem das mãos", do Pe. Eugenio Oates. São mais de 1.400 verbetes, incluindo novas expressões utilizadas no universo das redes sociais e da tecnologia. Todos os termos são acompanhados por ilustrações fotográficas que descrevem os sinais. Um livro indispensável para aqueles que desejam aprender ou mesmo ensinar a língua das mãos.

Catequese especial para surdos

Há muitas décadas a Pastoral dos Surdos realiza o trabalho de inserção das pessoas com deficiência auditiva no ambiente eclesial. Foi para auxiliar nesse trabalho de inclusão que nasceu esse livro voltado para a catequese dos surdos. Acompanhado de muitas imagens, o livro foi preparado levando em consideração as necessidades das pessoas surdas, visando sobretudo ajudá-las a conhecer Jesus e também se tornarem seus discípulos e missionários.

Serviço

Os livros "Língua das mãos" e “Catequese Especial para Surdos”, estão à venda nas unidades físicas da Livraria Santuário e pela loja virtual (e-commerce) da Editora Santuário, www.editorasantuario.com.br, por R$ 35,00 e R$ 39,90, respectivamente.

por André Somensari