A busca da felicidade pela fé

A depressão tem ganhado muita visibilidade na sociedade, mas ainda assim, muitos não compreendem sua gravidade por não entender do que realmente se trata essa doença. Sendo assim, a autora Valdelene Andrade se inspirou em uma de suas experiências pessoais com a doença para criar a obra “A busca da felicidade pela fé”, com o intuito de levar ao público os aspectos da depressão: causas, sintomas e meios de vencer a doença.

A busca da felicidade pela fé

Livro: A busca da felicidade pela fé

Com a agitação da sociedade moderna, o dia a dia pode acabar tornando-se estressante, e por isso, é necessário fazer bom uso do tempo e se preocupar em zelar pela saúde mental.

A autora relata sua experiência pessoal com a depressão como um exemplo, pois teve que lidar com a doença após a perda de sua mãe, e explica que a fé foi sua principal ferramenta para retornar suas atividades, pois por meio dela é possível que nos restauremos após o sofrimento.

Para dar mais detalhes sobre o assunto, Valdelene Andrade fez o lançamento da obra “A busca da felicidade pela fé” na Fundação Casa de José Américo, na Praia do Cabo Branco, em João Pessoa, na última quinta-feira, 14. O evento contou com a presença de familiares e amigos da autora, além de participações de profissionais da área de psicologia e teologia para abordar a importância em controlar nossos hábitos para atingirmos os objetivos.

Padre Marcelo, que escreveu o prefácio do livro, aproveitou para enfatizar a importância do silêncio para a manutenção da saúde mental das pessoas, mencionando a obra do cardeal Sara. Também explanou sobre o que é a verdadeira felicidade e onde entra o papel da fé para atingir tal objetivo.

Padre Paulo Cordeiro, escritor da apresentação da obra, falou sobre o bom uso do tempo como forma de prevenir o estresse na sociedade moderna, sempre tão conturbada pelo barulho. Como psicólogo que é, também explanou sobre o tema da depressão que é, sem dúvida, a motivação central do livro.

Em seguida falou a psiquiatra e psicanalista Glória Barros que contribuiu brilhantemente com a apresentação das ideias centrais da obra ao enfatizar que a prevenção das doenças mentais começa em casa, desde o primeiro contato da mãe com seu bebê. Falou sobre a importância da espiritualidade como ferramenta no enfrentamento da depressão e também deu informações importantíssimas sobre a citada doença, que acomete, inclusive, crianças, levando-as ao suicídio.

A jornalista Fátima Farias dirigiu os trabalhos da mesa, mencionando inclusive o que a motivou na produção de suas telas "sem pincel", após a perda de uma sobrinha muito querida.

 Após falar sobre suas experiências, Valdelene fechou sua fala foi com o seu próprio conceito do que é depressão, apresentando ao final a música do padre Zezinho. Esta canção, que consta no corpo do livro, revigora a fé das pessoas, lembrando que temos alguém que nos ampara e nos ergue após o sofrimento: Jesus de Nazaré.

O evento contou com a animação musical do saxofonista Edson, amigo da autora, presente em todos os eventos de divulgação de suas obras. Os participantes se emocionaram com a noite de lançamento do livro "A busca da felicidade pela fé".

A busca da felicidade pela fé 

Saxofonista Edson

A busca da felicidade pela fé

Sessão de autógrafos com a autora Valdelene Andrade

 

A autora Valdelene Andrade estudou na área de Medicina, Farmácia e Ciências das Religiões. Já escreveu outras obras, como:

 

Saúde e oração – Explica a relação entre a saúde e a fé, mostrando como os médicos têm afirmado, cada vez mais, que a fé influencia no tratamento das doenças e no processo de recuperação dos pacientes. O livro ajudará muito todos aqueles que desejam se aprofundar nessa dimensão da espiritualidade e sua relação com a medicina.

Livro

 

Medicina e espiritualidade - Aborda a relação entre medicina e fé, apontando para a importância da espiritualidade no tratamento terapêutico das doenças. O livro trabalha a recente validação do discurso religioso no universo científico, voltado para a saúde e para o tratamento de pacientes. A autora reconhece que uma vida espiritual ativa é um elemento importante durante o processo de recuperação.

Livro

 

 

Saiba mais em: www.editorasantuario.com.br

por Laís Silva