São Sebastião

São Sebastião

Os santos são sempre jovens porque se revestem da juventude eterna de Deus. São Sebastião é um dos santos mais querido, venerado e invocado no mundo cristão. É também um dos santos mais populares do mundo. Morreu jovem, com apenas 30 anos de idade, e apesar da sua breve existência terrena, teve uma vida fecunda de trabalhos e realizações no seio da Igreja, em uma época difícil das grandes perseguições. Soldado e missionário, viveu intensamente seu compromisso batismal, inserido em diversas pastorais.

É um santo apaixonante! Quando conhecemos sua vida nos é revelado sua personalidade. É impossível não criar laços de admiração, estima e devoção por sua pessoa. Admirado por todos, principalmente pela juventude, é um santo compatível a todas as épocas. São Sebastião é o modelo do leigo cristão engajado na missão da Igreja. Sua vida é edificante, e também um dos santos mais ovacionados nas esculturas e nas artes plásticas. São Sebastião testemunhou com sua vida seu amor e sua fidelidade a Jesus Cristo e ao Evangelho.

Trazida pelos portugueses, sua devoção está presente entre nós desde os tempos em que o Brasil era colônia de Portugal. São Sebastião do Rio de Janeiro é o nome real da cidade que tem esse nome em consequência de um milagre do santo ocorrido e testemunhado quando os franceses queriam invadir a cidade. Invocado em orações no momento da invasão, São Sebastião foi visto a frente de um numeroso exército de soldados, que fez com que os invasores fugissem apavorados. Em memória desse milagre, a cidade passou a chamar-se São Sebastião do Rio de Janeiro.

Patrono dos Militares. Em muitas cidades do Brasil os soldados fazem procissões automobilística pelas ruas em honra de seu padroeiro.

Adauto Felisário Munhoz