Anualmente, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) escolhe um tema para ser desenvolvido na Campanha da Fraternidade, que tem início na Quaresma. Os assuntos abordados na Campanha envolvem problemas sociais, éticos, religiosos e de relacionamento humano, que precisam ser melhorados e discutidos. Este ano o tema escolhido foi: “Fraternidade e superação da violência”.

Nas condições em que o país se encontra, é importante despertar a fraternidade e a solidariedade, pois a prática da justiça e do amor ao próximo ajuda na redução da violência. Essa questão da violência, está presente na vida de muitos brasileiros, de forma visível ou oculta, e não pode ser ignorada. As vítimas acabam sofrendo em silêncio, e precisam de auxílio e amor fraterno.

A Campanha tem como objetivo principal conscientizar cada cidadão a tomar consciência e praticar bons gestos em prol do bem comum. Assim, a violência poderá ser reduzida de maneira significativa. A superação da violência é uma luta exigente e diária, que torna possível a vida e a paz aqui e agora, como também para as futuras gerações.

Cartaz oficial da Campanha da Fraternidade 2018*