COMPROMISSO E VIVÊNCIA NA FÉ

Ação Missionária na Diocese de Presidente Prudente

Refletir sobre a beleza do Ministério que exerce o Ministro Extraordinário da Comunhão Eucarística é deixar-se beber da fonte cristã, vivendo a fé e a espiritualidade, fortalecendo nossa caminhada e despertando entre nós o compromisso generoso para o serviço do Reino nos irmãos e irmãs, na Comunidade que se reúne para celebrar e na consciência de uma Pastoral mais missionária.

O Espírito de Deus nos conduz, para que, por meio da força da Eucaristia sejamos sinais. Ser sinal do Amor e do mistério amoroso da presença de Cristo na Igreja e além, por exemplo, nos doentes/enfermos que visitamos. Vamos aprendendo a cada dia a grandeza que há nas coisas pequenas. O nosso Ser e Fazer propõe maior abertura de mentalidade que favoreça a comunhão e a participação.

Uma vez que, chamados por Cristo, na Alegria desta vocação Cristã, colocamo-nos disponíveis a um serviço a ser exercido na caridade. Para isso, é muito importante reforçar a experiência religiosa que se dá em um encontro pessoal com o Senhor na oração diária, que alimenta a qualidade de nossa Vida comunitária, a formação Bíblica, sermos amigos da Palavra (leitura e meditação) e conhecedores dos conteúdos da Fé, que dão novo vigor a nossa ação ministerial e missionária.

Em cada Eucaristia temos a oportunidade de celebrar e assumir o mistério Pascal. A Constituição sobre a Sagrada Liturgia do Vaticano II nos fala deste local privilegiado do encontro do Discípulo com Jesus Cristo, que nos atrai e nos faz viver sua dinâmica de Amor. E para que sejamos Missionários a serviço da Vida, Profetas da Esperança, temos de ser bons discípulos, renovando o nosso ardor, ter criatividade e ser perseverante nos grandes desafios da Evangelização. Essas atitudes exigem de nós discernimento, uma fé madura, passar por transformações, converter-se! Uma das grandes Graças e fruto que a Missão gera em nós é o “sair de si”, ir “à outra margem”, naquelas situações em que o Cristo ainda não é reconhecido como Deus e Senhor, e a Igreja não está presente.

Por isso, querido (a) Ministro (a) Extraordinário (a) da Comunhão Eucarística, precisamos ressaltar e valorizar em nosso agir a bonita Missão de levar a Sagrada Comunhão às casas ou aos hospitais, para pessoas impossibilitadas de estarem presentes na Comunidade, para quem está cuidando de doentes; para pessoas idosas. Devem fazê-lo sempre com piedade e solidariedade, assumindo com alegria o Ministério e partilhando o pão do Altar. Assim, Unidos em Cristo, viveremos a sua vida e tornaremos realidade o sonho de um mundo mais bonito, feliz e Irmão!

Resumindo, apoiemos nosso Ministério: na Oração (gastar tempo com Jesus), no Estudo (bíblico - doutrinal) e na Ação (Igreja em Saída - Cultura do Encontro). É isto que o Mundo espera de nós...

Que a Virgem Maria e sua presença materna na Igreja nos inspire na Missão de Cristãos, vivendo intensamente nosso trabalho na Comunidade, servindo, como ela serviu.

Ação Missionária na Diocese de Presidente Prudente

por Ir. Alan Patrick Zuccherato, C.Ss.R.