SANTA DULCE DOS POBRES, ROGAI POR NÓS

 

No último domingo, dia 13 de outubro, ocorreu, em Roma, a missa de canonização da mais nova santa brasileira, Irmã Dulce. Você sabe quem foi Dulce? Não? Então, vamos conhecer um pouco sobre ela.

Irmã Dulce nasceu em Salvador em 1914, com o nome de Maria Rita de Souza Brito Lopes Pontes. Desde a infância, sentiu dentro si o desejo de ajudar àqueles que mais precisavam. Tornou-se religiosa e, como freira, foi responsável pela criação de uma importante rede de assistência, que até hoje atende um grande número de pessoas. Dulce foi uma pessoa muito admirada no Brasil do século XX. Chamada de “O Anjo bom da Bahia”, ficou conhecida por seu incansável trabalho de ajuda e de assistência aos mais pobres e desvalidos. Foi indicada para o Prêmio Nobel da Paz em 1988.

Irmã Dulce

Foto: Obas Sociais Irmã Dulce - OSID

A Freira baiana faleceu em 1992, aos 77 anos. A religiosa foi beatificada pelo papa Bento XVI, em 2011, tornando-se Bem-Aventurada Dulce dos Pobres. Em 2019, foi anunciada sua canonização. Irmã Dulce é a primeira santa nascida no Brasil. Mulher do século XX, de nosso tempo, viveu uma vida simples, dedicada a Deus e àqueles que mais precisam. Que ela também possa nos inspirar em nossa busca diária pela santidade.

 

Oração a Irmã Dulce

Deus Pai, clamo a vós que derrameis sobre minha vida todas as graças espirituais para a purificação de meu corpo, de minha mente e de meu coração. Quero doar-me inteiramente aos propósitos que me conduzem a vós; ajudai-me a ser perseverante na fé e, guiado por vosso amor, fazei de mim um instrumento de vossa paz. Que eu faça de meu viver um templo de caridade, como fez Santa Dulce ao entender que “o importante é fazer a caridade, não falar de caridade”. Que eu perceba as necessidades de meus irmãos, principalmente dos doentes e excluídos, amando-os como amou- -nos Jesus Cristo ao se entregar à Cruz da Salvação. Bondosa e amável Santa Dulce, levai aos Céus meus clamores e auxiliai-me em minha missão de sempre amar a Deus e a meus irmãos. Assim seja. Amém!

 

Reze também a Santa Dulce com a Novena de Santa Dulce dos Pobres.

 

por Daniel Siqueira