Dia 2 de novembro, celebramos o dia de finados, no qual fazemos memória de todos os fiéis defuntos, ou seja, lembramos de todos aqueles que já fizeram sua passagem. Nesse dia, é tradição as pessoas irem até os cemitérios, visitarem os túmulos onde estão enterrados seus entes queridos, levando flores, acendendo velas e fazendo orações. É costume também celebrar missas na intenção das almas dos falecidos.

Dia de Finados

Foto: AdobeStock

O culto aos mortos na fé cristã remonta ao início do Cristianismo, quando os corpos dos mártires, ou seja, de todos aqueles que morreram dando testemunho da fé eram levados e enterrados. Esses locais, onde estavam enterrados os mártires, em muitos casos, se tornavam lugares onde os demais cristãos iam periodicamente para fazer memória deles, relembrando a coragem que eles tiveram para sustentar a fé mesmo diante da morte iminente. E também iam rezar por suas almas, pedindo a Deus o descanso eterno destes que santamente viveram neste mundo.

No século IV, a ideia se rezar pelos mortos já era muito comum e foi estendida não somente aos mártires, mas a todos os falecidos. A partir do século V, a Igreja dedicou um dia por ano para rezar por todos os falecidos, pelos quais ninguém rezava. Nos séculos seguintes, a tradição de se rezar pelos mortos foi se tornando cada vez mais comum, mas não havia um dia especifico para isso. Somente em torno do ano de 1200 é que se estabeleceu o dia 2 de novembro como dia especialmente dedicado à oração aos fiéis defuntos.

O dia de finados nos coloca diante de uma realidade da qual mais cedo ou mais tarde inevitavelmente todos nós passaremos, essa realidade é a morte. Todos nós morreremos um dia, somos seres finitos. Mas, para nós cristãos batizados, a morte não é encarada como o fim ultimo do ser humano. A morte para nós é uma passagem para uma vida, a vida eterna em Deus. Acreditamos que após essa vida, assim como rezamos na oração do Creio e assim como aconteceu com Jesus, ressuscitaremos para, eternamente, estarmos na presença de Deus no Céu. Assim como nos diz a Escritura: “Se morremos com Cristo, cremos que também viveremos com ele” (Rm 6,8).

Deseja se aprofundar um pouco mais sobre esse tema? Você pode fazê-lo por meio das seguintes obras: “Há vida após o luto! Palavras de esperança”, “Por que rezar pelos mortos?”, “Morte minha irmã” e “Novena das Almas”.

 

por Daniel Siqueira