<![CDATA[Blog]]> https://www.editorasantuario.com.br/blog/ Sat, 27 Apr 2024 10:20:47 +0000 Zend_Feed http://blogs.law.harvard.edu/tech/rss <![CDATA[Catequese 2021 - Desenhos para colorir]]> https://www.editorasantuario.com.br/blog/catequese2021/ Wed, 17 Feb 2021 12:08:56 +0000 <![CDATA[Fé e Razão: asas que elevam o nosso espírito para Deus]]> https://www.editorasantuario.com.br/blog/fe-e-razao-asas-que-elevam-o-nosso-espirito-para-Deus/ Imagem espírito santo sendo elevado aos céus

O homem é um ser essencialmente espiritual, como eu menciono no último capítulo do meu livro “Medicina e Espiritualidade: a importância da fé na cura de doenças”. Nós somos formados de três partes: o corpo, que é composto pelos nossos órgãos e tecidos, nos permitindo realizar as ações que desejamos nesse mundo; pela nossa alma ou mente, que é o reduto do nosso eu, da nossa personalidade; e que portanto, dotada de livre arbítrio, comete erros e acertos; e pelo nosso espírito, nossa centelha divina, que nos direciona para o bem, para Deus.
Talvez por esse motivo, o ser humano sempre relacionou a cura do corpo com o Sagrado. Podemos constatar através dos livros de História que os egípcios, os romanos e muitas outras civilizações associavam o uso da água, das ervas e óleos usados como remédios para as enfermidades com rituais de súplica aos deuses, pedindo-lhes a cura. Era muito comum a figura dos sacerdotes nessas ocasiões. O próprio Jesus ao curar os doentes, comumente lhes dizia “Seus pecados estão perdoados”, fortalecendo ainda mais a crença de que a saúde do corpo estaria ligada à saúde espiritual.
No decorrer dos séculos e com a evolução da Ciência, foi ocorrendo um distanciamento entre fé e razão, como se fosse possível negar a existência do componente não material ou espiritual na nossa existência. Mas a partir da visão dos próprios cientistas essa ideia foi se modificando; de modo que hoje, existem milhares de artigos científicos demonstrando a importância da espiritualidade ou da prática religiosa com a melhor sobrevida e até mesmo cura de pacientes com câncer; de maior longevidade e menos internamentos em pacientes com AIDS e outras doenças crônicas. Nas minhas obras, a exemplo da que já citei anteriormente e de “Saúde e Oração: a busca da cura e do autoconhecimento pela fé”, eu trago muitos desses trabalhos científicos, inclusive com relatos de curas milagrosas, as quais não são explicadas pela Medicina. E por fim, em “A busca da felicidade pela fé”, eu trago um capítulo inteiro mostrando a importância do fator espiritual no tratamento da depressão.
Em minhas palestras e entrevistas sempre me perguntam a que eu atribuo o efeito benéfico da fé sobre a saúde das pessoas. Então sempre menciono o fato de não sermos somente um corpo material; e como tal, nosso organismo sofre as consequências do nosso estilo de vida, nem sempre condizente com os propósitos de Deus para nós aqui na terra. Além do que, existe uma íntima relação entre o nosso Sistema Nervoso, que comanda nosso corpo e as nossas emoções. Justamente aí no terreno das emoções vai atuar a fé, reduzindo nosso estresse, na medida em que tiramos uma parte do dia para fazer uma oração ou meditação. Também existe íntimo relacionamento entre o já mencionado Sistema Nervoso e os Sistemas Endócrino e Imunológico.
Através do Sistema Endócrino são liberadas diversas substâncias vitais para a manutenção da nossa homeostase, ou seja do nosso equilíbrio corporal, garantindo o perfeito funcionamento orgânico. Este segundo sistema também interfere nas nossas defesas orgânicas comandadas pelo último, já mencionado (Sistema Imunológico). Assim como uma máquina, nosso corpo é composto de várias “engrenagens” que se interligam, mantendo seu funcionamento. Então não é muito difícil entender porque uma oração diária que me acalma, me tranquiliza, alivia meu estresse e fomenta minha vontade de viver, interfere positivamente nas minhas emoções; e estas por suas vez, irão reduzir a concentração de substâncias maléficas à vida do meu corpo e ainda por cima aumentarão a produção de anticorpos contra as infecções. Incluo também a infecção pelo Corona vírus.
Sabe-se que pessoas diferentes reagem de maneira diferente à mesma enfermidade. Uns ficam tão apavorados e estressados ao passar por uma situação de risco como esta que estamos vivendo que adoecem desenvolvendo formas mais severas da doença; enquanto outros, se conservam mais serenos, favorecendo a própria recuperação. Dessa forma a Espiritualidade ou a Religiosidade do sujeito auxiliam muito na recuperação de doenças, quaisquer que sejam suas causas. O corpo humano é templo do Espírito Santo, e como tal deve ser bem cuidado, amado, conservado para que a vida seja feliz e plena enquanto for da vontade de Deus que se permaneça aqui. O nosso organismo é dotado de muitos mecanismos de autorregulação que possibilitam a cura. Tais mecanismos são favorecidos por uma boa alimentação, descanso alternado com atividade física, luz solar, cuidados básicos de higiene e pelo alimento espiritual.

Por Valdelene Andrade

Conheças a obras escritas por Valdelene Andrade: 

]]>
Tue, 14 Apr 2020 14:11:07 +0000
<![CDATA[ORAÇÃO: Em Cristo e Maria, minha esperança.]]> https://www.editorasantuario.com.br/blog/oracao-em-cristo-e-maria-minha-esperanca/ EM CRISTO E MARIA, MINHA ESPERANÇA.

(Reze sozinho(a) ou com alguém)

 Oração pela esperança

— Em nome do Pai † e do Filho e do Espírito Santo.

Amém.

— Deus da Vida, vós sois minha paz. Deus de misericórdia, vós sois minha alegria. Deus de bondade, vós sois minha certeza. Deus, meu Senhor, vós sois minha esperança, agora, amanhã e sempre. Em vossas mãos nada há o que temer, acabam-se minhas fragilidades, pois sois presença da eternidade em nossa temporalidade.

Senhor, vosso amor vale mais do que a vida, vosso amor é minha certeza, minha paz, a âncora que me ampara.

 

— Com Maria, a Mãe de Cristo, eu rezo, eu medito, eu me reanimo na esperança e na paz. (Reze em silêncio)

 

AVE-MARIA = Mãe de minha alegria, Senhora das horas tristes, das incertas, Amor que sustenta e nos alenta nas horas difíceis, nas horas amargas, nas horas em que tudo parece desaparecer de nossos pés, como que perdemos o chão e toda e qualquer firmeza. Mas sabemos que ali estais com vossas mãos maternas estendidas a nos amparar e a nos sustentar no mesmo caminho que nos conduz a Jesus: Caminho da paz, da esperança e da luz.

 

➝ Rezar pela humanidade nesta hora exigente, pois foi Maria quem nos trouxe toda esperança, Jesus, nosso Senhor. (Reze em silêncio)

 

CHEIA DE GRAÇA = Sois a Mãe que se põe a caminho, que não hesita dar passos que conduzam ao encontro de quem esteja necessitado. Foi assim logo depois da Anunciação, quando subistes as montanhas de Judá, sem hesitar sequer em algum momento, pois no coração residia apenas o amor que queria ajudar a quem estava precisando de ajuda tão primordial: Isabel, também a santa de Israel, Mãe de João Batista.

 

➝ Rezar por nossa cidade, nosso bairro e nossa pátria, para que escutemos a voz dos que trabalham para o bem e para nos orientar de modo certo. (Reze em silêncio)

 

O SENHOR É CONVOSCO = Como é belo poder dizer que o Senhor está conosco, está convosco, está aqui, está ali, está no oriente e no ocidente, no leste e no oeste, em todos os lugares. Será que há grandeza maior e mais singela do que saber que não estamos abandonados? Que alguém está ao nosso lado? Esse alguém não é simplesmente alguém, é o Senhor, Deus amor, Deus da vida que está junto da humanidade nesta hora ferida, difícil, incerta.

 

➝ Rezar por todos os que socorrem os necessitados e se põem ao lado deles para os ajudar nas dificuldades. (Reze em silêncio)

 

BENDITO SÓIS VÓS ENTRE AS MULHERES = Como é grande o coração dos que sabem reconhecer a presença do bem, e levantam a voz para dizer que é bendito quem pratica o bem e se põe ao lado dos necessitados. Como são benditos os homens e mulheres que se dedicam noite e dia, bem ao lado dos que precisam de valia, nesta hora tão incerta pela qual passamos todos, a humanidade inteira. São benditos as mulheres e os homens profissionais da vida, a quem chamamos, de modo tão incerto, de profissionais da saúde, mas que são promotores da vida.

 

➝ Rezar pelas Profissionais de Saúde e por todos os que trabalham nos hospitais..... (Reze em silêncio)

 

BENDITO É O FRUTO DE VOSSO VENTRE = Eis o mais certo em todos os momentos incertos pelos quais passamos, pois é Ele o fruto bendito do seio de Maria, encarnado no aqui e agora de nosso tempo e de nossa história, para nos resgatar para a vida, para a alegria e para a paz. Bendita seja Maria, a mais humilde Senhora, de Nazaré e dos tempos de agora, que nos trouxe o alento, que não nos deixa perder a esperança e nos faz confiar com firmeza e certeza no futuro que se aproxima, de um mundo livre de qualquer pandemia do egoísmo, da ilusão, do dissabor, da ganância e da dominação.

 

➝ Rezar por todas as Comunidades que se unem, trabalham e rezam neste momento exigente da humanidade. (Reze em silêncio)

 

SANTA MARIA, MÃE DE DEUS = Cantam as gentes, os campos, os céus e montanhas, pois Ele se dignou colocar-se à nossa altura, para nos entregar seu amor, Jesus, seu Filho Redentor. Se assim aconteceu com Maria, a escolhida divina, porque haveremos de temer quando não podemos tudo resolver só por nós mesmos? É hora de olhar para além do mar, e saber que não estamos sozinhos, que há um Deus a caminho, dando conosco os passos que precisamos para encontrar a saúde e a paz. Santa Maria, Mãe do meu Deus, do meu Senhor, a quem amo todos os dias, faça chuva, frio, sol ou calor, é nele que está minha confiança.

 

➝ Rezar pelos líderes da sociedade que se empenham no cuidado dos doentes com dedicação e responsabilidade. (Reze em silêncio)

 

ROGAI POR NÓS, PECADORES = Quanto precisamos de uma mão estendida, quando descobrimos nossa pequenez. Quisemos ser grandes e até dominar o mundo, achamos que tudo podíamos e até nos sentimos absolutos, e de repente, numa manhã sem precedente, alguém acordou e pode sentir que tudo não era bem assim. Que havia algo que parecia tão impotente, mas que se espalharia pelo mundo. Nada de absolutismos, nada de grandeza ou dominação, pois chegou a hora de ser irmão e estender a mão, de ser solidário e esquecer que sozinho não posso nada, e que só na união é possível mudar o mundo, mudar o coração.

 

➝ Rezar pelos que nos governam, para que tenha atitudes acertadas, justas e honestas. (Reze em silêncio)

 

AGORA E NA HORA DE NOSSA MORTE = É preciso abraçar a morte e jamais dela fugir, pois é preciso morrer tantos egoísmos e vaidades, tantas ilusões de poder e dominação, e buscar as maravilhas que ultrapassam todas as fronteiras e alcançam todos os povos e nações, e fazem florir os palcos de vida com flores de todas as matizes. É preciso cessar o que não nos deixa ser irmão e nem permite estender a mão: egoísmo, ganância, poder pelo poder, sentir-se “rei” esquecendo-se de ser irmão. Bem-vinda a Irmã Morte que nos faz renascer para a liberdade, para a verdadeira vida. A pandemia vem nos alertar que é possível ser diferente, cultivar outros valores, mas que é preciso morrer para renascer.

 

➝ Rezar pelas famílias que estão com doentes em suas casas, ou que perderam seus entes queridos.  (Reze em silêncio)

 

AMÉM = É o que vamos todos dizer, é o que precisamos dizer aqui, agora, sempre e jamais nos esquecer. Amém, eu creio, isto é verdade, é sol a nos iluminar até mesmo no meio da tempestade, nas dificuldades, nas horas que não sabemos para onde ir. O Amém vai ressoar agora entre nós, e também na eternidade, no dia sem-fim, cheio de luz, que o Senhor fez para mim, para você e toda a humanidade. Bendita seja Maria, bendito seja o Amém que pronunciou em Nazaré, em Cafarnaum, em Jerusalém e agora na hora de nossa humanidade. Amém.

 

➝ Rezar por todos nós, pela humanidade inteira, para que sejamos solidários, fraternos, compreensíveis e unidos. (Reze em silêncio)

 

 

PALAVRA DE DEUS: Leia e medite um instante: Rm 8,18-25

 

— O Senhor me guarde, me proteja, me ilumine e me conceda a paz e a força necessárias para as horas exigentes, as horas incertas, pois só em vós reside o que queremos e precisamos. Amém.

Em nome do Pai † e do Filho e do Espírito Santo. Amém.

Oração escrita por: Pe. Ferdinando Mancilio, C.Ss.R.

]]>
Tue, 14 Apr 2020 13:42:25 +0000
<![CDATA[#Coronavírus: Estamos juntos, mesmo de longe!]]> https://www.editorasantuario.com.br/blog/coronavirus-estamos-juntos-mesmo-de-longe/ Informativo de funcionamento da Editora Santuário na quarentena do Coronavírus

]]>
Tue, 24 Mar 2020 14:06:42 +0000
<![CDATA[Coronavírus: o que você precisa saber!]]> https://www.editorasantuario.com.br/blog/coronavirus-o-que-voce-precisa-saber/ Coronavirus - dicas de como se prevenir

]]>
Mon, 16 Mar 2020 12:47:10 +0000
<![CDATA[Terço na mão e o joelho no chão! 10 livros para auxiliar em seus momentos de oração, a partir de R$ 8,00.]]> https://www.editorasantuario.com.br/blog/terco-na-mao-e-joelho-no-chao-10-livros-para-auxiliar-em-seus-momentos-de-oracao-a-partir-de-8reais/ O que tem feito espiritualmente por você?

Nosso dia a dia é cheio de compromissos, rotinas, trabalho e alguns altos e baixos.

Muitas vezes, ficamos sem saber o que fazer, como agir e lidar com certas situações. E sempre recorremos à famosa frase: “Meu Deus, o que eu faço”?

Mas já parou para pensar que em todos os momentos de nossa vida nós precisamos de oração?

Para que momentos turbulentos sejam vencidos, precisamos iniciar nosso dia entregando-o nas mãos daquele que deu seu único Filho para nos salvar. Deus está presente em todos os momentos de nossa vida, falando conosco por meio de detalhes, que muitas vezes não percebemos.

E nós, como falamos com ele? Como retribuímos a ele todo o amor?

A oração é nosso contato direto com Ele, seja para pedir bênçãos ou agradecer. Deus nos ouve e responde sempre.

Algumas pessoas acreditam não saber como ter esses momentos íntimos com Deus, outras dizem até não saber como rezar. Será mesmo? Ele nos conhece e nos ama do jeito que somos (sabendo, ou não, rezar)!

Pensando em ajudar vocês, separamos alguns livros da categoria espiritualidade da Editora Santuário, para auxiliar seus momentos de oração.

Confira abaixo:

 1. Orai sem cessar – vol. 1 e 2

R$ 10,50

O próprio título já diz que devemos estar sempre em oração, em casa, no trabalho, com os amigos. A oração é muito importante, por isso, nos dois volumes deste livro, a autora Áurea Cristina Assis apresenta orações de adoração, aos santos anjos, à família... Vale a pena a leitura!

2. A criança reza o terço

R$ 8,00

Nesse livro, Pe. Ferdinando Mancilio, C.Ss.R., apresenta de maneira didática a oração do terço, para que as crianças a conheçam e se encantem.

 3. O Pai-nosso misericordioso

R$ 8,00

Esse livro é ideal para quem deseja se aproximar de Deus e descobrir o amor misericordioso que Ele tem por nós.

 4. Reflexões e orações para uma vida feliz

R$ 10,00

Um livro que traz muitas reflexões e pensamentos para ajudá-lo a olhar a vida de uma nova perspectiva.

 5. Preces e mensagens para um novo dia

R$ 12,00

Com esse livro você se sentirá abraçado(a) por Deus, pois traz mensagens e reflexões para que você encare cada novo dia como uma bênção de Deus.

 6. Encontros de Maria com o povo de sua terra

R$ 12,00

São 31 reflexões para cada dia do mês, ajudando você a entender o exemplo de Maria em nossas vidas para acolher os desígnios de Deus.

 7. A arte de reescrever a vida

R$ 12,00

Nesse livro, Pe. Flávio Sobreiro convida você a fazer uma profunda experiência com Deus para reescrever sua vida.

 8. Com São José, na estrada de Jesus

R$ 13,00

O livro apresenta uma proposta de meditação para o período de um mês sobre a figura e a missão de São José na história da salvação.

 9. A busca da felicidade pela Fé

R$ 15,00

Valdelene Nunes é uma autora da Editora Santuário conhecida por publicar livros que buscam o bem-estar das pessoas. Nesse livro, ela reflete sobre a busca da felicidade a partir da fé cristã.

 

10. Orar e meditar com a vida

R$ 15,00

Esse livro é um convite para seguir o exemplo dos grandes místicos da espiritualidade cristã, oferecendo 70 meditações para ajudar você a cultivar a espiritualidade a partir de seu dia a dia.

 

Gostou?

Encontre aqui mais livros sobre espiritualidade: www.editorasantuario.com.br 

]]>
Tue, 10 Mar 2020 14:15:51 +0000
<![CDATA[Quaresma: Livros para entender e viver esse tempo litúrgico!]]> https://www.editorasantuario.com.br/blog/quaresma-livros-para-entender-e-viver-esse-tempo-liturgico/ A Quaresma

Card da campanha Quaresma 2020 - Editora Santuário

A Quaresma é o tempo litúrgico que antecede a Páscoa cristã. Nesse período, os cristãos se preparam para viver a morte e ressureição de Jesus.

Esse período representa os 40 dias que Jesus ficou no deserto, jejuando e mergulhado em orações e reflexões. Durante a Quaresma, nós, cristãos católicos, somos convidados a seguir os passos de Jesus de forma mais intensa, preparando nosso corpo e nossa alma para viver a paixão de Cristo.

 

Tradições e crenças

Muitos fiéis permanecem os 40 dias de Quaresma sem ingerir carne vermelha, outros optam pelo jejum às quartas-feiras e sextas-feiras, como forma de penitência.

A Igreja Católica não obriga os fiéis a jejuarem. Essa tradição parte dos atos de sacrifícios e propósitos de cada cristão, visando um período de silêncio, conversão e reflexão sobre sua vida cristã.

 

Conheça

Para que você possa compreender melhor a Quaresma, a Semana Santa e a Páscoa, apresentamos algumas obras que poderão ajudá-lo:

 

Subsídio litúrgico ideal para viver a Semana Santa, com as celebrações e a santa missa de sua Paróquia. Apenas: R$ 2,00

 

Esse livro pretende exemplificar os diversos aspectos que envolvem a semana santa, suas celebrações, ritos e símbolos, destacando a importância de cada momento. Apenas: R$ 13,00

 

O livro apresenta os aspectos folclóricos, comentários litúrgicos e paralitúrgicos da Semana Santa, com o objetivo de introduzir e conduzir as celebrações da Semana Santa. Ideal para a equipe de membros do ministério litúrgico. R$ 40,00

 

Esse livro é um subsídio litúrgico que pretende auxiliar as comunidades na preparação e nos exercícios do tempo da Quaresma e Semana Santa. Apenas: R$ 11,50

 

Pe. José Bortolini apresenta a importância da festa de Páscoa e por que ela é a mais importante festa dentro de todas as outras festas cristãs, destacando a simbologia da Páscoa, desde sua origem. Apenas: R$ 13,00

 

Um livro que ajuda a desvendar o mistério da Páscoa presente na história e em nossa vida pessoal dia a dia. Afinal, você sabe o que é Páscoa? Nesse livro, você vai descobrir. R$ 17,50

 

O livro traz reflexões sobre a Eucaristia como presença real do Senhor e como expectativa de sua volta. R$ 17,50

 

Esse livro apresenta um dos escritos que Santo Afonso Maria de Ligório deixou para nós, trazendo meditações sobre o caminho da cruz para a ressurreição. Apenas: R$ 3,50.

 

Encontre todos os livros aqui: www.editorasantuario.com.br

]]>
Wed, 26 Feb 2020 12:59:55 +0000
<![CDATA[Você Conhece a devoção à Nossa Senhora das Graças ou Medalha Milagrosa? ]]> https://www.editorasantuario.com.br/blog/voce-conhece-a-devocao-a-nossa-senhora-das-gracas-ou-medalha-milagrosa/ DEVOÇÃO A NOSSA SENHORA DAS GRAÇAS OU DA MEDALHA MILAGROSA

 

Dia de 27 de novembro, celebramos Nossa das Graças ou da Medalha Milagrosa. Essa devoção Mariana tem sua origem na França, na primeira metade do século XIX, e espalhou-se por todo o mundo.

Em 1830, em Paris, a então noviça da Congregação das Filhas da Caridade, Catarina de Labouré, em uma madrugada, foi acordada por uma voz infantil, que dizia: "Irmã Labouré, vem à capela; Nossa Senhora te aguarda". Ao acordar, ela se viu envolvida por uma intensa luz, emanada de um menino, que estava perto de sua cama. Ela decidiu segui-lo, indo até a capela do convento. Lá, pela primeira vez, apareceu a ela a Virgem Maria, envolvida por uma enorme luz. Na aparição, Nossa Senhora disse à jovem noviça que a encarregaria de uma nobre missão: alertar a todos sobre os tempos sombrios de sofrimento e perseguição que viriam sobre a França. Na mesma aparição, Maria disse à jovem que todos aqueles que buscassem a graça de Deus teriam forças suficientes para passar por esses tempos de tormenta.

Na tarde do dia 27 de novembro de 1830, novamente a Virgem Maria apareceu a Catarina. Nessa aparição, Nossa Senhora se apresentou sobre um grande globo, segurando um globo menor. De repente, a imagem se modificou, e Nossa Senhora ficou com as mãos abertas e, em seu entorno, havia uma frase: "Oh, Maria, concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a vós". Em seguida, a Virgem deu instruções a Catarina, pedindo que ela mandasse cunhar uma medalha com a representação da imagem que ela via. Disse, ainda, que todos os que usassem essa medalha receberiam muitas graças. Nossa Senhora ainda apareceu uma terceira vez a Catarina, em dezembro de 1830.

Quando relatou a seu confessor essas aparições de Nossa Senhora, ele não acreditou, mas decidiu fazer uma rigorosa investigação sobre esses fatos. Em 1832, levou-os ao conhecimento do Arcebispo de Paris, que mandou cunhar medalhas conforme a descrição feita por Catarina. Assim teve início a devoção a Nossa Senhora, intitulada como Graça, e a sua medalha milagrosa.

Nossa Senhora das GRaças

Rezemos a Nossa Senhora, por meio da Novena de Nossa Senhora das Graças, da Editora Santuário, clamando por sua graça e sua intercessão.

 

por Daniel Siqueira

]]>
Tue, 26 Nov 2019 19:49:53 +0000
<![CDATA[Conheça a história do mais novo beato do Brasil]]> https://www.editorasantuario.com.br/blog/conheca-a-historia-do-mais-novo-beato-do-Brasil/ No próximo sábado, dia 23 de novembro, ocorrerá missa de beatificação de padre Donizetti Tavares de Lima, também conhecido como padre Donizetti ou padre Donizetti de Tambaú. Ele ficou muito conhecido no Brasil, principalmente em 1950, por causa de milagres e curas, atribuídos a ele. Esses relatos levaram milhares de pessoas até a pequena cidade de Tambaú, no interior de São Paulo, onde padre viveu grande parte da vida.

Padre Donizetti de Tambaú, o mais novo beato do Brasil

Padre Donizetti nasceu em Cássia, MG, em 1882. Em 1886, sua família se mudou para Franca, SP. Desde cedo, manifestou o desejo de seguir a vocação sacerdotal, mas as condições financeiras da família, naquele momento, não permitiam sua ida para o seminário. Em 1900, iniciou o curso de Direito na Faculdade de Direito de São Paulo. Três anos depois, optou pela vida sacerdotal, passando a cursar filosofia no Seminário Diocesano de São Paulo. Em 1905, transferiu-se para a Diocese de Pouso Alegre, MG, concluindo sua formação e sendo ordenado padre pelo bispo Dom Néri em 1908. No mesmo ano, foi para Campinas e foi nomeado pároco de Jaguariúna.  

Visando ficar mais perto da família, padre Donizetti transferiu-se para a Diocese de Ribeirão Preto e foi nomeado pároco de Vargem Grande do Sul, SP. Nessa cidade, ficou muito conhecido por aliar a pregação do evangelho às questões sociais, principalmente com relação às injustiças cometidas, quase que de modo impune, pelos ricos fazendeiros, comerciantes e pelas autoridades políticas do local. Ele também se preocupou com a catequese do povo, para que entendesse corretamente os ensinamentos da Igreja.

Em 1926, foi transferido para Tambaú, SP, onde fez um intenso trabalho social. Padre Donizetti era duro com as autoridades políticas e cobrava melhorias para a cidade e respeito às leis. Na área pastoral, ele levou para a cidade diversos movimentos e diversas associações católicas; a paróquia era sempre movimentada por diversos momentos de fé e de evangelização: procissões, terços, novenas e festas.

Muitas foram as histórias miraculosas que o envolveram, principalmente quando estava em Tambaú. Houve relatos de fenômenos de levitação, bilocação e de pessoas que estavam doentes e, ao receberem sua bênção, ficaram curadas. Esses e outros relatos foram, aos poucos, criando uma fama de santidade e de milagreiro. Assim um grande número de pessoas de cidades vizinhas e também de outros estados passaram a ir a Tambaú para receber a bênção de padre Donizetti.

A partir de 1950, o número de pessoas aumentou substancialmente. Era tanta gente, que não era mais possível atender a todos individualmente. Por isso foi construído um palanque, em frente à casa paroquial, onde o padre falava para povo e proferia sua bênção. Em 1955, deu sua última bênção para a multidão, pois decidiu se recolher.

Em 1961, aos 79 anos, devido à saúde debilitada, faleceu. Sua fama de santidade continuou a crescer mesmo depois de sua morte. Seu processo de beatificação foi aberto em 1992, na Diocese de São João da Boa Vista, SP. Em 1996, ele foi declarado servo de Deus; em 2017, foi declarado Venerável; em 2019 foi anunciado que a Congregação havia reconhecido um milagre atribuído a ele, sendo assim aberto o caminho para sua beatificação.

Conheça mais sobre a vida do Padre Donizetti de Tambaú e reze pedindo a ele uma graça por meio da Novena ao Bem-aventurado Donizetti Tavares de Lima da Editora Santuário.

 

por Daniel Siqueira

  

]]>
Thu, 21 Nov 2019 19:13:20 +0000
<![CDATA[EDITORA SANTUÁRIO: 119 ANOS]]> https://www.editorasantuario.com.br/blog/editora-santuario-119-anos/ Quem vê o diversificado catálogo de livros e de outros materiais da Editora Santuário, compra uma Bíblia, admira-se ao conhecer a grandiosidade da Gráfica Santuário e se impressiona com o movimento das Livrarias Santuário, nos fins de semana, não imagina que tudo isso começou de forma muito simples no ano de 1900.

logo-editorasantuario

Nesse ano, mais precisamente no dia 10 de novembro, Padre Gerbardo Wiggermann, Missionário Redentorista, então reitor do Santuário de Nossa Senhora Aparecida, inaugurou oficialmente uma pequena tipografia (gráfica), cujos maquinários foram comprados de segunda mão. Nela, passou a ser impresso um jornal semanal, intitulado Jornal Santuário d’Apparecida, com o objetivo de ser o porta-voz do Santuário de Aparecida e o meio de propagação da devoção a Nossa Senhora Aparecida. Desde aquele início até hoje, são 119 anos, dedicados a produzir, editar, imprimir e difundir conteúdos, que contribuem para a evangelização e para o desenvolvimento humano.

A cada dia que chegamos para começar nossa jornada, renovamos esse propósito e ficamos imensamente felizes por saber que, neste imenso país e no exterior, há autores que se unem a nós, clientes que compram nossos materiais e tantas pessoas que aprendem, por meio de nossos livros.

Nesta data festiva, elevamos uma prece de louvor e de gratidão pelos Missionários Redentoristas, colaboradores, clientes, amigos e parceiros que doaram sua vida. Ao mesmo tempo, pedimos a Nossa Senhora Aparecida que continue abençoando tudo o que aqui realizamos e nos ajude a continuar levando a Boa Nova do Evangelho.

por Daniel Siqueira

]]>
Mon, 11 Nov 2019 11:54:33 +0000
<![CDATA[DE ONDE VEM A TRADIÇÃO DE SE REZAR PELOS MORTOS? ]]> https://www.editorasantuario.com.br/blog/DE_ONDE_VEM_A_TRADICAO_DE_SE_REZAR_PELOS_MORTOS/ Dia 2 de novembro, celebramos o dia de finados, no qual fazemos memória de todos os fiéis defuntos, ou seja, lembramos de todos aqueles que já fizeram sua passagem. Nesse dia, é tradição as pessoas irem até os cemitérios, visitarem os túmulos onde estão enterrados seus entes queridos, levando flores, acendendo velas e fazendo orações. É costume também celebrar missas na intenção das almas dos falecidos.

Dia de Finados

Foto: AdobeStock

O culto aos mortos na fé cristã remonta ao início do Cristianismo, quando os corpos dos mártires, ou seja, de todos aqueles que morreram dando testemunho da fé eram levados e enterrados. Esses locais, onde estavam enterrados os mártires, em muitos casos, se tornavam lugares onde os demais cristãos iam periodicamente para fazer memória deles, relembrando a coragem que eles tiveram para sustentar a fé mesmo diante da morte iminente. E também iam rezar por suas almas, pedindo a Deus o descanso eterno destes que santamente viveram neste mundo.

No século IV, a ideia se rezar pelos mortos já era muito comum e foi estendida não somente aos mártires, mas a todos os falecidos. A partir do século V, a Igreja dedicou um dia por ano para rezar por todos os falecidos, pelos quais ninguém rezava. Nos séculos seguintes, a tradição de se rezar pelos mortos foi se tornando cada vez mais comum, mas não havia um dia especifico para isso. Somente em torno do ano de 1200 é que se estabeleceu o dia 2 de novembro como dia especialmente dedicado à oração aos fiéis defuntos.

O dia de finados nos coloca diante de uma realidade da qual mais cedo ou mais tarde inevitavelmente todos nós passaremos, essa realidade é a morte. Todos nós morreremos um dia, somos seres finitos. Mas, para nós cristãos batizados, a morte não é encarada como o fim ultimo do ser humano. A morte para nós é uma passagem para uma vida, a vida eterna em Deus. Acreditamos que após essa vida, assim como rezamos na oração do Creio e assim como aconteceu com Jesus, ressuscitaremos para, eternamente, estarmos na presença de Deus no Céu. Assim como nos diz a Escritura: “Se morremos com Cristo, cremos que também viveremos com ele” (Rm 6,8).

Deseja se aprofundar um pouco mais sobre esse tema? Você pode fazê-lo por meio das seguintes obras: “Há vida após o luto! Palavras de esperança”, “Por que rezar pelos mortos?”, “Morte minha irmã” e “Novena das Almas”.

 

por Daniel Siqueira

]]>
Fri, 01 Nov 2019 18:16:48 +0000
<![CDATA[Ação Missionária Deus Conosco em Januária/MG]]> https://www.editorasantuario.com.br/blog/acao_missionaria_Deus_Conosco_em_Januaria_MG/ No último domingo (27), a Ação Missionária Deus Conosco esteve na Paróquia Sagrada Família em Januária/MG, no encerramento da Semana Missionária.

O “Grande Encontro de Famílias”, marcou o fim da semana missionária e teve a participação de Pe. Fábio Evaristo, C.Ss.R., diretor editorial da Editora Santuário, falando sobre a importância da família para o futuro da humanidade.

Confira um trecho:

A Ação Missionária Deus Conosco tem como objetivo de auxiliar na formação de leigos, ministros, catequistas, agentes de pastoral e toda a Comunidade.

Em cada visita feita pela equipe da Editora Santuário por meio da Ação Missionária, é possível o crescimento espiritual, ministerial e o amadurecimento da fé, com uma formação Litúrgico-Catequético-Bíblico-Missionária.

Pe. Fábio destaca que pôde auxiliar muitas famílias participantes dessa formação, apresentando a dimensão da espiritualidade familiar e os valores.

Veja:

Para saber mais sobre a Ação Missionária Deus Conosco, acesse → https://www.a12.com/redacaoa12/acao-missionaria

]]>
Mon, 28 Oct 2019 13:09:27 +0000
<![CDATA[CONHEÇA FREI GALVÃO, O PRIMEIRO SANTO BRASILEIRO]]> https://www.editorasantuario.com.br/blog/conheca_frei_galvao_o_primeiro_santo_brasileiro/ Dia 25 de outubro, a Igreja celebra Santo Antônio de Sant’Ana Galvão, popularmente conhecido como Frei Galvão, o primeiro brasileiro canonizado como santo. Sua canonização aconteceu em 2007, em missa presidida pelo papa Bento XVI em São Paulo.

Frei Galvão

Imagem: Gilberto Gomes

 Frei Galvão era paulista, nascido em Guaratinguetá em 1739. Era filho de uma família tradicional. Fez seus estudos no Colégio Jesuíta na Bahia, retornando para Guaratinguetá em 1757. Aos 20 anos, optou por seguir a vida religiosa, ingressando no Convento Franciscano em Taubaté, SP. Professou votos na Ordem dos Frades Menores em 1761, no Rio de Janeiro, foi ordenado sacerdote no ano seguinte.

O Frade viveu a maior parte da vida em São Paulo, e desde muito cedo, distinguiu-se entre os frades, por sua profunda fé, espiritualidade e generosidade. Era um grande pregador, tinha o dom da palavra, seus sermões tocavam profundamente as pessoas. Ao mesmo tempo era também muito procurado como confessor e como conselheiro.

Outro aspecto importante da vida de Frei de Frei Galvão era seu espírito missionário. Frei Galvão percorreu enormes distancias a pé pelos atuais estados do Paraná, São Paulo, Rio e de Janeiro, ensinando pregando, levando ao povo uma palavra de paz, esperança e caridade. O santo ainda foi o arquiteto e o construtor do Mosteiro da Luz em São Paulo.

Aclamado como homem de Paz e Caridade, visto como santo ainda em vida, pessoa a qual eram atribuídos acontecimentos miraculosos como a bi locação, dom de cura entre outras manifestações. Frei Galvão faleceu em 1822, aos 83 anos em São Paulo.

Se deseja conhecer mais sobre a vida de Frei Galvão, consulte os seguintes livros: Vida de Frei Galvão, Orar 15 dias com Frei Galvão e Novena de Santo Antônio de Sant’Ana Galvão.

 

por Daniel Siqueira

]]>
Fri, 25 Oct 2019 12:36:40 +0000
<![CDATA[Você sabia que São Geraldo Majela é considerado padroeiro das grávidas?]]> https://www.editorasantuario.com.br/blog/voce_sabia_que_sao_geraldo_majela_e_considerado_padroeiro_das_gravidas/ SÃO GERALDO MAJELA: PADROEIRO DAS MULHERES GRÁVIDAS, DOS PARTOS E DAS MÃES

 Imagem - São Geraldo Majela abençoando uma mãe e seus filhos

Foto: Santuario San Gerardo, Materdomini

Hoje, 16 de outubro, celebramos São Geraldo Majela (1726-1755), um dos santos mais populares e conhecidos. Geraldo era italiano, foi Irmão Religioso na Congregação dos Missionários Redentoristas, morreu muito jovem, aos 29 anos. Foi canonizado coma santo em 1904. Ele é muito conhecido pelas histórias e fatos miraculosos, que perpassam sua vida, e por seu profundo amor a Deus.

São Geraldo é considerado o padroeiro das mulheres grávidas e dos partos felizes, porque, entre um dos relatos de milagres atribuídos ao santo, está a história de uma jovem que, tendo muitas complicações durante a gravidez, colocou-se a rezar, e lembrou-se que, alguns anos antes, havia ganhado do Irmão Geraldo um pequeno lenço. A jovem pegou o lenço e colocou-o sobre a barriga e rezou, assim, aos poucos, as complicações foram desaparecendo e, meses depois, ela deu à luz a uma criança bonita e saudável. Por isso, tornou-se tradição na Itália uma mulher, quando tinha complicações em sua gravidez ou complicações na hora do parto, rezar a São Geraldo pedindo sua intercessão para que houvesse uma gravidez e um parto feliz.

O santo também é o padroeiro das mães, segundo um relato da vida de São Geraldo, havia uma mãe que, ao passar por uma grave doença quando tinha filhos muito pequenos, foi até o convento e pediu ao Irmão Geraldo que rezasse por ela, pois não queria morrer e deixar sozinhos seus filhos. O santo rezou e, rapidamente, ela se curou.

Por esses e outros prodígios, São Geraldo é considerado o padroeiro das mulheres grávidas, dos partos e das mães.

Conheça mais sobre a vida de São Geraldo Majela nas seguintes obras: Vida de São Geraldo Majela, São Geraldo Majela, Novena de São Geraldo Majela, Milagres de São Geraldo e Orar 15 dias com São Geraldo Majela.

 

por Daniel Siqueira

 

]]>
Wed, 16 Oct 2019 13:27:00 +0000
<![CDATA[Quem foi Irmã Dulce?]]> https://www.editorasantuario.com.br/blog/Quem_foi_irma_Dulce/ SANTA DULCE DOS POBRES, ROGAI POR NÓS

 

No último domingo, dia 13 de outubro, ocorreu, em Roma, a missa de canonização da mais nova santa brasileira, Irmã Dulce. Você sabe quem foi Dulce? Não? Então, vamos conhecer um pouco sobre ela.

Irmã Dulce nasceu em Salvador em 1914, com o nome de Maria Rita de Souza Brito Lopes Pontes. Desde a infância, sentiu dentro si o desejo de ajudar àqueles que mais precisavam. Tornou-se religiosa e, como freira, foi responsável pela criação de uma importante rede de assistência, que até hoje atende um grande número de pessoas. Dulce foi uma pessoa muito admirada no Brasil do século XX. Chamada de “O Anjo bom da Bahia”, ficou conhecida por seu incansável trabalho de ajuda e de assistência aos mais pobres e desvalidos. Foi indicada para o Prêmio Nobel da Paz em 1988.

Irmã Dulce

Foto: Obas Sociais Irmã Dulce - OSID

A Freira baiana faleceu em 1992, aos 77 anos. A religiosa foi beatificada pelo papa Bento XVI, em 2011, tornando-se Bem-Aventurada Dulce dos Pobres. Em 2019, foi anunciada sua canonização. Irmã Dulce é a primeira santa nascida no Brasil. Mulher do século XX, de nosso tempo, viveu uma vida simples, dedicada a Deus e àqueles que mais precisam. Que ela também possa nos inspirar em nossa busca diária pela santidade.

 

Oração a Irmã Dulce

Deus Pai, clamo a vós que derrameis sobre minha vida todas as graças espirituais para a purificação de meu corpo, de minha mente e de meu coração. Quero doar-me inteiramente aos propósitos que me conduzem a vós; ajudai-me a ser perseverante na fé e, guiado por vosso amor, fazei de mim um instrumento de vossa paz. Que eu faça de meu viver um templo de caridade, como fez Santa Dulce ao entender que “o importante é fazer a caridade, não falar de caridade”. Que eu perceba as necessidades de meus irmãos, principalmente dos doentes e excluídos, amando-os como amou- -nos Jesus Cristo ao se entregar à Cruz da Salvação. Bondosa e amável Santa Dulce, levai aos Céus meus clamores e auxiliai-me em minha missão de sempre amar a Deus e a meus irmãos. Assim seja. Amém!

 

Reze também a Santa Dulce com a Novena de Santa Dulce dos Pobres.

 

por Daniel Siqueira

]]>
Mon, 14 Oct 2019 13:39:12 +0000
<![CDATA[AS DIFERENTES DATAS DA FESTA DA PADROEIRA DO BRASIL]]> https://www.editorasantuario.com.br/blog/AS_DIFERENTES_DATAS_DA_FESTA_DA_PADROEIRA_DO_BRASIL/ Em 12 de outubro, é celebrado o dia de Nossa Senhora Aparecida, Rainha e padroeira do Brasil. Nessa data, milhares de devotos se dirigem a Aparecida, para participar dos festejos que acontecem no Santuário Nacional. Outros milhares acompanham as celebrações através dos meios de comunicação. E, pelo Brasil a fora, centenas de paróquias e comunidades, que têm Nossa Senhora Aparecida como padroeira, fazem sua justa e devota homenagem à Mãe Aparecida. Mas nem sempre a celebração da festa se deu no dia 12 de outubro.

Nossa Senhora Aparecida

A festa de Nossa Senhora Aparecida começou a ser celebrada no dia 08 de dezembro, após a construção de sua primitiva capela no morro dos Coqueiros, em 1745, no dia da Imaculada Conceição. Paralelamente à festa do dia 08 de dezembro, em 1878, foi introduzida uma pequena celebração festiva ao fim do mês de maio, tradicionalmente mês Mariano. Em 1895, também foi estabelecida uma liturgia própria para celebrar Nossa Senhora Aparecida no quinto domingo depois da Páscoa. Assim nossa Senhora Aparecida passou a ser celebrada em três datas diferentes.

Em 1916, houve uma nova alteração, ficando estabelecido apenas o dia 11 de maio como data oficial para a celebração da festa de Nossa Senhora Aparecida. Em 1940, após nova mudança, o dia 7 de setembro foi escolhido para acontecer essa celebração. Somente em 1953, com os Bispos do Brasil reunidos na Assembleia da CNBB, foi definido o dia 12 de outubro como o dia oficial para celebrar a festa de Nossa Senhora Aparecida. E, por ocasião da visita do Papa João Paulo II, em 1980, a Aparecida, esse dia foi declarado feriado nacional pelo Governo Federal.

Conheça um pouco mais sobre a história da devoção a Nossa Senhora Aparecida por meio das seguintes obras: História de Nossa Senhora da Conceição Aparecida; Senhora Aparecida; Aparecida: 300 anos; Mãe Aparecida no Brasil; e Aparecida e sua mensagem.

 

 

por Daniel Siqueira

]]>
Fri, 11 Oct 2019 20:13:47 +0000
<![CDATA[Ação Missionária Deus Conosco em Piauí ]]> https://www.editorasantuario.com.br/blog/acao_missionaria_Deus_Conosco_em_Piaui/  

Na última semana, Pe. Ferdinando Mancilio, C.Ss.R. esteve na Diocese de Campo Maior – Piauí para mais uma Ação Missionária Deus Conosco.

Com o tema “A Igreja de Cristo em Missão e Partilha”, Pe. Ferdinando, C.Ss.R. pôde compartilhar seus ensinamentos às Paróquias São Francisco das Chagas – Juazeiro do Piauí; Nossa Senhora do Desterro – Castelo do Piauí; Nossa Senhora das Graças – Castelo do Piauí; São Miguel Arcanjo – São Miguel de Tapuiu; Nossa Senhora do Monte Serrar – Moriti dos Montes e Nossa Senhora da Assunção – Assunção do Piauí, que se uniram para absorverem os ensinamentos de Pe. Ferdinando Mancilio, C.Ss.R. sobre dízimo e partilha.

Para Padre Valdecir de Maria, da Paróquia de São Miguel de Tapui, “a Ação Missionária Deus Conosco faz com que todos possam entender a necessidade de partilhar a vida, tornando-se uma só Comunidade e ainda mais Igreja”.

Confira o depoimento:

A Ação Missionária Deus Conosco tem como objetivo a evangelização e formação de leigos, padres, ministros e toda a Comunidade.

 

André Luiz, coordenador do vicariato de Castelo de Piauí, afirma que a Ação missionária Deus Conosco leva o enriquecimento das paróquias, comunidades e pastorais e agradece ao Pe. Ferdinando Mancilio, C.Ss.R., idealizador desse projeto missionário pela partilha e formação.

Confira:

 

Galeria: 

Fotos Ação Missionária Deus Conosco - Piauí Fotos Ação Missionária Deus Conosco - Piauí

Fotos Ação Missionária Deus Conosco - Piauí Fotos Ação Missionária Deus Conosco - Piauí

Fotos Ação Missionária Deus Conosco - Piauí Fotos Ação Missionária Deus Conosco - Piauí

Fotos Ação Missionária Deus Conosco - Piauí Fotos Ação Missionária Deus Conosco - Piauí

Há aproximadamente dois anos, a Editora Santuário tem percorrido todo o Brasil com esse projeto, levando formação por muitas Paróquias e Comunidades brasileiras.

Saiba mais sobre a Ação Missionária Deus Conosco: https://www.a12.com/redacaoa12/acao-missionaria

 

]]>
Wed, 09 Oct 2019 18:50:43 +0000
<![CDATA[São Francisco de Assis: o irmão de todos]]> https://www.editorasantuario.com.br/blog/sao_francisco_de_assis_o_irmao_de_todos/ São Francisco de Assis: o irmão de todos

São Francisco de Assis

Dia quatro de outubro, a Igreja celebra São Francisco de Assis, um dos santos mais conhecidos e venerados pelos cristãos e o fundador de um estilo de vida e espiritualidade que até hoje inspira muitas pessoas. Francisco nasceu em Assis, na Itália, em 1181 ou 1182. Por ser filho de uma família de comerciantes bem-sucedida, recebeu boa educação e teve uma juventude cheia de aventuras e prazeres.

Quando tinha pouco mais de 20 anos, Francisco, por um momento, refletiu sobre sua vida, observou a imensa pobreza que existia a seu redor, a grande quantidade de indigentes desassistidos e desamparados. Isso o levou a um lento processo de conversão, que o fez afastar-se dos antigos amigos e viver isolado. Orando na Igreja de São Damião, sentiu o chamado de Cristo. O jovem, então, abriu mão de todos os seus bens e começou a viver uma vida de eremita, junto aos pobres e miseráveis. Seu estilo de vida atraiu outros que começaram a segui-lo. Assim nasceu a "Ordem dos Irmãos Mendigos de Assis”, que se tornou, posteriormente, a Ordem Franciscana.

Francisco e os seus procuravam seguir fielmente as palavras de Jesus, vivendo com doações, ajudando os pobres e miseráveis, mesmo sem dispor de nenhuma propriedade. Ele dizia que todos eram irmãos e que tudo que existia, com vida, era irmão da humanidade. Morreu em 1226, aos 44 anos.  Foi Canonizado, em 1228, e tornou-se padroeiro dos animais.

Se quiser conhecer um pouco mais sua história, sua vida, seus ensinamentos e sua espiritualidade, basta ler os seguintes livros: Francisco de Assis: o cavaleiro da pobreza; Novena de São Francisco; Orar 15 com Francisco de Assis; e Francisco de Assis: História e herança

 

por Daniel Siqueira

 

]]>
Fri, 04 Oct 2019 19:22:46 +0000
<![CDATA[Editora Santuário apresenta projeto “Família Deus Conosco 50 anos” a seus colaboradores]]> https://www.editorasantuario.com.br/blog/apresentacao_projeto_familia_DeusConosco_50anos/ Editora Santuário apresenta projeto “Família Deus Conosco 50 anos” a seus colaboradores

 

Na tarde do dia 9 de agosto, colaboradores da Editora Santuário participaram da apresentação do projeto “Deus Conosco – 50 anos”, no Seminário Santo Afonso, em Aparecida, ministrada pelo padre Ferdinando Mancílio, C.Ss.R, diretor do Núcleo “Deus Conosco” da Editora Santuário.

O projeto consiste na atualização e modernização dos produtos da “Família Deus Conosco” para 2020, ano em que o “Deus Conosco”, o primeiro folheto litúrgico do país, completa 50 anos.

Família Deus Conosco - 50 anos

O início da apresentação do projeto contou com palestra do missionário redentorista padre Flávio Cavalca, C.Ss.R, que contou aos colaboradores a origem do folheto Deus Conosco, de sua concepção e lançamento em 1970, até os dias atuais, passando pela expansão da linha de produtos da “Família Deus Conosco” e pela revista mensal “Deus Conosco Dia a Dia”, “Reflexões e Sugestões Litúrgicas”, “Diário Deus Conosco”, “Deus Conosco Meditação Diária”, entre outros produtos, sem contar o aplicativo “Deus Conosco”, em que contém as leituras bíblicas do dia, o Evangelho, e outras orações, além do santo do dia.

por André Somensari 

Conheça a Família Deus Conosco → http://bit.ly/2M9Jqym

]]>
Fri, 09 Aug 2019 20:03:08 +0000
<![CDATA[Santo Afonso de Ligório, o apaixonado por Deus]]> https://www.editorasantuario.com.br/blog/santo_afonson_de_ligorio_o_apaixonado_por_Deus/ Santo Afonso de Ligório, o apaixonado por Deus

Santo Afonso de Ligório

No Reino de Nápoles, em meados do ano de 1696, o casal José de Ligório e Ana Cavalieri esperavam o nascimento do seu filho primogênito. A família, pertencente a nobreza italiana do século XVIII, aguardava com grandes expectativas a chegada da criança, que desde cedo já seria preparada para assumir os negócios da família e ser um nome reconhecido perante a sociedade. O momento tão esperado aconteceu no dia 27 de setembro, quando a criança veio ao mundo, sendo batizada logo em seguida pelo nome de Afonso Maria Antônio João Cosme Damião Miguel Gaspar de Ligório. Afonso, mais do que ser um grande homem na sociedade como sua família desejava, tornou-se uma pessoa extremamente apaixonada por Deus, ao ponto de abandonar toda a sua nobreza e se fazer missionário do amor do Cristo entre os mais pobres e abandonados.

Afonso de Ligório, por meio de sua vida e de sua prática pastoral, marcou a história, foi proclamado pela Igreja um homem santo, e tornou-se um dos grandes expoentes da moral cristã, ao ponto da Igreja o declarar padroeiro dos moralistas e confessores.

Logo após a sua ordenação sacerdotal, fato que aconteceu após exercer durante alguns anos a carreira de advogado brilhante, Afonso dedicou-se aos cuidados dos pobres de Nápoles, gente que não tinha ninguém que olhassem por eles. Porém, a missão do jovem missionário não se limitaria aquela realidade; Deus pediria mais de Afonso.

Conhecendo durante alguns dias a realidade de um povoado chamado Scala, Santo Afonso percebeu que ali era o local onde o Senhor o chamava para exercer sua missão. Abrindo seu coração a vontade de Deus, ele se dedicou aqueles pobres e abandonados, anunciando-os o amor redentor de Jesus Cristo, o Santíssimo Redentor. Esse trabalho missionário de Afonso e outros homens corajosos que junto a ele estavam, deu origem à Congregação do Santíssimo Redentor.

Durante toda a sua vida missionária, Afonso abandonou-se inteiramente nas mãos de Deus. Sua grande meta era responder com amor o amor que Cristo no alto da Cruz demostrou pela humanidade. Foi um homem extremamente sensível à realidade de pobreza a abandono a sua volta, sendo profeta de um Deus que é esperança e misericórdia na história humana. Seus escritos, calculados mais do que 100, frutos de sua profunda experiência mística e espiritual, contribuem até hoje com aqueles que, com sinceridade, procuram a Deus.

 A Igreja celebra festivamente Santo Afonso no dia 1º de agosto, abertura do mês vocacional. Durante este mês, celebramos a cada semana as vocações da vida cristã. A vocação é uma resposta de amor a um chamado repleto de ternura que o Senhor nos faz, é assumir um compromisso de vida e fidelidade diante de um Deus que tem um sonho de amor para a humanidade. Celebrar Santo Afonso de Ligório, o apaixonado por Deus, nesse dia, é nada mais do que propício, já que ele viveu até o fim sua vocação, que era ser de Deus, já que Deus era todo dele.

 

Frater Leandro Rafael Evangelista, C.Ss.R.

Conheça algumas obras de Santo Afonso Maria de Ligório: www.editorasantuario.com.br 

]]>
Tue, 30 Jul 2019 19:08:37 +0000
<![CDATA[Imaculado Coração de Maria, sede a nossa salvação!]]> https://www.editorasantuario.com.br/blog/imaculado_coracao_de_maria_sede_a_nossa_salvacao/ Imaculado Coração de Maria, sede a nossa salvação!

Celebração do Imaculado Coração de Maria

Anualmente, a Igreja celebra, no sábado seguinte à sexta-feira em que se celebra o dia do Sagrado Coração de Jesus, o dia do Imaculado Coração de Maria. Muito bonito e significativo essas datas estarem próximas, uma ao lado da outra, assim como Maria, que sempre esteve ao lado de Jesus. Seus corações estão unidos, ligados um ao outro.

Santo Agostinho afirmou que Maria foi a que mais cooperou para a Redenção. Ela gerou o Verbo humanado e aos pés da Cruz o oferecia em sacrifício por nossa salvação. Em união com Cristo e submetida a Ele, colaborou para obter a graça da salvação à humanidade inteira. O ensinamento da Igreja sublinha com clareza a diferença entre a Mãe e o Filho na obra da salvação, ilustrando a subordinação da Virgem, enquanto cooperadora, ao único Redentor.

A história da Igreja nos conta que Santa Margarida Maria Alacoque, a quem o Sagrado Coração de Jesus se revelou, entendeu tão bem a ligação entre as devoções aos Corações de Jesus e de Maria que considerava as duas uma só. Por isso, ela tinha o hábito de rezar esta jaculatória: “Divino Coração de Jesus, eu vos adoro e vos amo do modo como viveis no Coração de Maria e vos peço que vivais e reineis em todos os corações”.

O confessor de Santa Margarida, São Cláudio de la Colombière, mostra-nos o mesmo caminho indicado a nós por Jesus: “Resolvi não pedir nada a Deus em oração que não fosse por meio de Maria”. Outros santos, devotos do Sagrado Coração de Jesus, como Santa Brígida, São Francisco de Sales e São João Eudes, referiam-se ao Coração de Jesus e de Maria, no singular, para evidenciar a perfeita união de sentimentos e disposições entre o Coração da Mãe e do Filho.

O coração de Maria, assim como o coração de Jesus, foi o coração que tudo sofreu e que tudo amou! Na profecia de Simeão, quando Jesus foi apresentado no Templo, ele disse que aquele menino, Jesus, seria causa de queda e soerguimento para muitos, e que uma espada de dor transpassaria o coração de Maria. E, de fato, Maria teve as sete dores, e as espadas estão transpassadas no coração dela. Sete é o número perfeito da Bíblia; dizer que Maria teve sete dores significa que Maria teve todas as dores. Assim como se fala das sete palavras de Cristo na Cruz, Jesus nos disse na Cruz tudo o que tinha para falar.

São Lucas, em seu evangelho, lembra-nos que Maria guardava todas as coisas em seu coração (2,19); a lembrança de seu SIM e de todos os momentos em que esteve com Jesus, seu menino, do nascimento ao Calvário.

À Virgem Santa, com seu imaculado coração, “podemos dirigir-nos com confiança, implorando-lhe o auxílio, na consciência do papel singular a Ela confiado por Deus, o papel de cooperadora da Redenção, por Ela exercido durante toda a vida e, de modo particular, aos pés da Cruz”, conforme afirmou o Papa João Paulo II, na Audiência de 9 de abril de 1997.

Ontem, hoje e por todo sempre, desejamos que o Imaculado Coração de Maria, fonte de graças e virtudes, sede a nossa salvação! Salve, Maria!

Para conhecer as obras que falam sobre a história e devoção à Virgem Maria, clique aqui.

por André Somensari

]]>
Thu, 27 Jun 2019 14:17:37 +0000
<![CDATA[Ação Missionária leva formação à Diocese de Presidente Prudente - SP]]> https://www.editorasantuario.com.br/blog/acao_missionaria_leva_formacao_a_diocese_de_presidente_prudente/ COMPROMISSO E VIVÊNCIA NA FÉ

Ação Missionária na Diocese de Presidente Prudente

Refletir sobre a beleza do Ministério que exerce o Ministro Extraordinário da Comunhão Eucarística é deixar-se beber da fonte cristã, vivendo a fé e a espiritualidade, fortalecendo nossa caminhada e despertando entre nós o compromisso generoso para o serviço do Reino nos irmãos e irmãs, na Comunidade que se reúne para celebrar e na consciência de uma Pastoral mais missionária.

 

O Espírito de Deus nos conduz, para que, por meio da força da Eucaristia sejamos sinais. Ser sinal do Amor e do mistério amoroso da presença de Cristo na Igreja e além, por exemplo, nos doentes/enfermos que visitamos. Vamos aprendendo a cada dia a grandeza que há nas coisas pequenas. O nosso Ser e Fazer propõe maior abertura de mentalidade que favoreça a comunhão e a participação.

 

Uma vez que, chamados por Cristo, na Alegria desta vocação Cristã, colocamo-nos disponíveis a um serviço a ser exercido na caridade. Para isso, é muito importante reforçar a experiência religiosa que se dá em um encontro pessoal com o Senhor na oração diária, que alimenta a qualidade de nossa Vida comunitária, a formação Bíblica, sermos amigos da Palavra (leitura e meditação) e conhecedores dos conteúdos da Fé, que dão novo vigor a nossa ação ministerial e missionária.

 

Em cada Eucaristia temos a oportunidade de celebrar e assumir o mistério Pascal. A Constituição sobre a Sagrada Liturgia do Vaticano II nos fala deste local privilegiado do encontro do Discípulo com Jesus Cristo, que nos atrai e nos faz viver sua dinâmica de Amor. E para que sejamos Missionários a serviço da Vida, Profetas da Esperança, temos de ser bons discípulos, renovando o nosso ardor, ter criatividade e ser perseverante nos grandes desafios da Evangelização. Essas atitudes exigem de nós discernimento, uma fé madura, passar por transformações, converter-se! Uma das grandes Graças e fruto que a Missão gera em nós é o “sair de si”, ir “à outra margem”, naquelas situações em que o Cristo ainda não é reconhecido como Deus e Senhor, e a Igreja não está presente.

 

Por isso, querido (a) Ministro (a) Extraordinário (a) da Comunhão Eucarística, precisamos ressaltar e valorizar em nosso agir a bonita Missão de levar a Sagrada Comunhão às casas ou aos hospitais, para pessoas impossibilitadas de estarem presentes na Comunidade, para quem está cuidando de doentes; para pessoas idosas. Devem fazê-lo sempre com piedade e solidariedade, assumindo com alegria o Ministério e partilhando o pão do Altar. Assim, Unidos em Cristo, viveremos a sua vida e tornaremos realidade o sonho de um mundo mais bonito, feliz e Irmão!

 

Resumindo, apoiemos nosso Ministério: na Oração (gastar tempo com Jesus), no Estudo (bíblico - doutrinal) e na Ação (Igreja em Saída - Cultura do Encontro). É isto que o Mundo espera de nós...

Que a Virgem Maria e sua presença materna na Igreja nos inspire na Missão de Cristãos, vivendo intensamente nosso trabalho na Comunidade, servindo, como ela serviu.

 Ação Missionária na Diocese de Presidente Prudente

por Ir. Alan Patrick Zuccherato, C.Ss.R.

]]>
Wed, 19 Jun 2019 17:04:10 +0000
<![CDATA[Qual o significado dos símbolos da imagem de Santo Antônio?]]> https://www.editorasantuario.com.br/blog/qual_o_significado_dos_simbolos_da_imagem_de_santo_antonio/

Conheça o significado dos símbolos da imagem de Santo Antônio

Santo Antônio é um santo único no santoral da Igreja. Foi o papa Leão XIII que o chamou de “Santo do mundo inteiro”. De fato, será difícil encontrar uma igreja ou uma capela no mundo que não tenha um altar ou ao menos um nicho em honra de Santo Antônio, ora apelidado “de Pádua”, porque morreu em Pádua, na Itália; ora apelidado “de Lisboa”, porque nasceu em Lisboa, Portugal. São centenas os apelidos que acompanham seu nome.

Ele é invocado por todas as camadas sociais. Desde os teólogos aos analfabetos. E cada pessoa com suas razões pessoais. O teólogo o estuda, porque Santo Antônio é um dos iniciadores da chamada “Escolástica”, uma escola de teologia que vai ter seus pontos mais altos, 30-40 anos depois, em Santo Tomás de Aquino (dominicano) e São Boaventura(franciscano), por sinal, íntimos amigos, que morreram no mesmo ano (1274). Como Santo Tomás e São Boaventura, também Santo Antônio recebeu o título de “Doutor da Igreja”, título máximo que a Igreja até hoje só concedeu a 37 teólogos. E os teólogos apelidaram Santo Antônio de “Doutor do Evangelho”, pelos excepcionais conhecimentos das Escrituras Sagradas que ele tinha e demonstrava nos sermões, sobretudo quando defendia em público  as verdades da fé.

O povo, muitas vezes, esquece o grande teólogo, para venerar nele o santo que vem em socorro dos aflitos e angustiados, o santo que arranja emprego, o santo que encontra as coisas perdidas, o santo casamenteiro, o santo que alimenta os pobres, o santo protetor contra os demônios, o santo das confidências mais íntimas.

O povo gosta de ver sua estátua com o livro na mão, o que significa que o santo sabe das coisas e acerta sempre quando nos sugere um caminho de vida. Gosta de vê-lo com o Menino no colo, o que aumenta a confiança, já que o santo tem intimidade com Deus, e não o Deus juiz de vivos e mortos, mas o Deus ternura e carinho, tão bem simbolizado em uma criança de colo. O povo olha embevecido para os lírios que o Santo segura, símbolos de um coração sem pecado, que todos queremos.

Muitas vezes, olhando para o cordão que Santo Antônio tem pendente do lado direito, com três nós (que, na verdade, simbolizam os três votos religiosos: a pobreza, a castidade e a obediência), pensam que simbolizem as três virtudes principais do cristão, que são a Fé, a Esperança e a Caridade. E lhe pedem para aumentar a força da Fé nas horas difíceis; refazer as razões da Esperança em tantos momentos de desespero; reacender as chamas do Amor, vezes tantas já cobertas pelas cinzas das dificuldades materiais e espirituais.

Ouso dizer que Santo Antônio é uma obra caprichada da Santíssima Trindade. O Pai lhe concedeu imensos poderes. O Padre Vieira diria, em 1658: “Imensos poderes, mas nunca para destruição, nunca para ruínas, nunca para dano, castigo, perda ou dor de alguém. Sempre para remédio, para alívio, para consolação, para alegria, para o bem e utilidade de todos”. E disto todos nós somos testemunhas.

Deus Filho lhe deu a facilidade e a sabedoria da pregação. Disso são testemunhas as multidões que corriam para ouvi-lo, não cabendo nem nas igrejas nem nas maiores praças da cidade, tendo de ocupar os campos abertos.

O Espírito Santo o revestiu de tanta santidade que ele é conhecido como ‘o Santo’. E repartiu com ele o dom da presença em todos os lugares e em todos os tempos: é o Santo do mundo inteiro; e não há criatura necessitada que recorra a ele que não lhe escute prontamente a voz: aqui estou para te ajudar, proteger, curar, consolar, para te mostrar o caminho certo que te leva ao Pai, para te fazer compreender a verdade inteira que te conduz à fé no Filho de Deus, para te oferecer a veste da santidade do Espírito Santo que te envolve da graça e te garante o céu eterno.

Conheça mais a vida e a santidade de Santo Antônio nos livros que Frei Clarêncio publicou na Editora Santuário:

:: Santo Antônio: Simpatia de Deus e do povo

:: Santo Antônio: Mestre da vida

:: Orar 15 dias com Santo Antônio

:: Trezena de Santo Antônio

por Frei Clarêncio Neotti, OFM

]]>
Mon, 10 Jun 2019 18:04:54 +0000
<![CDATA[O que significa o estigma na testa de Santa Rita?]]> https://www.editorasantuario.com.br/blog/o_que_significa_o_estigma_na_testa_de_santa_rita/ Santa Rita de Cássia foi uma mulher de profunda fé e espiritualidade que se casou jovem e enfrentou vários desafios durante sua jornada de vida, como ficar viúva e perder seus amados filhos. A santa foi muito fiel a Deus, e, após o luto, ingressou na congregação das Irmãs Agostinianas e dedicou-se à vida consagrada.

Ela serviu fielmente a Deus e dedicou-se a cuidar dos enfermos de peste, motivo pelo qual ficou conhecida como a santa das causas impossíveis.

Santa Rita de Cássia 

Afinal, por que a santa possui um estigma na testa?

 

Durante um profundo momento de oração para salvar a humanidade, Santa Rita fez uma súplica a Deus, pois sua paixão por Cristo era tanta que ela desejava partilhar do sofrimento que Jesus sentiu no momento de sua crucificação. Nesse momento, um dos espinhos da coroa de Cristo perfurou sua testa, abrindo, então, uma ferida. O ferimento causou dores angustiantes e um mal cheiro, por isso, a santa precisou ficar em estado de recolhimento durante seus últimos 15 anos de vida.

Em 1457, ela faleceu e o estigma em sua testa desapareceu, ficando somente um ponto vermelho que passou a exalar uma fragrância agradável. Seu corpo permanece incorrupto, e Santa Rita se tornou um exemplo de devoção e amor ao próximo para toda a humanidade.

 

→ Para adquirir online os livros que falam sobre a história e orações a Santa Rita, clique aqui.

por Laís Silva

]]>
Mon, 20 May 2019 18:44:30 +0000
<![CDATA[Mãe, família, amor... simples palavras ou verdadeira lição de vida?]]> https://www.editorasantuario.com.br/blog/mae_familia_amor_simples_palavras_ou_verdadeira_licao_de_vida/ Qual o melhor presente para o dia das mães

Mãe, família, amor... simples palavras ou verdadeira lição de vida?

Quantas vezes você já ouviu a expressão que “maio é o mês das mães” e concordou balançando a cabeça? E quantas vezes você, impulsionado pela onda consumista que impulsiona a sociedade, não saiu de casa afobado para comprar um presentinho de última hora para agradar a mamãe? E se eu lhe perguntasse quantas foram as vezes que você parou para rezar por sua mãe, olhou-a nos olhos, segurou suas mãos e lhe disse que a amava pelo simples fato dela ser mãe? Qual seria sua resposta nesse caso? Bom, não se envergonhe disso, mas que tal neste dia das mães, em vez de querer cobrir sua mãe de presentes, você, simplesmente, ofereça a ela um grande abraço e a companhia de uma tarde ou uma manhã juntos, relembrando coisinhas gostosas da vida, folheando álbuns de fotos antigas e perguntando coisas que você sempre quis saber e nunca teve coragem de perguntar? Digo isso porque, salvo raras exceções, uma mãe ficará muito mais feliz com o aconchego filial do que com qualquer objeto, que venha querer substituir o calor humano entre filhos e mãe.

Ser mãe é fazer acontecer a cada momento os melhores sentimentos da vida. É transparecer, nos gestos e no sorriso, a beleza de ter gerado vida para o mundo. Nada é mais bonito do que a mãe que segura ao colo o filho, amamentando seu rebento e dando a ele a possibilidade de viver a vocação à felicidade. Ser capaz de gerar a vida é algo tão sublime, que o próprio Deus, quando quis mora no meio de nós, escolheu uma mulher para gerar seu Filho, Jesus. Na pessoa de Maria de Nazaré, as mães foram reconhecidas como criaturas que recebem de Deus um dom especial, o dom da maternidade. Mas nem tudo são flores, não é verdade? Quantas vezes somos surpreendidos por relatos de mães que abandonam seus filhos ou que agridem os pequeninos! Quantas dessas mulheres esquecem de educar seus filhos e acabam por marcar negativamente a vida deles. Diante das tristezas, é preciso valorizar, ainda mais, as coisas boas que vêm do coração materno. Somos apaixonados pela vida! E a vida nos vem gratuitamente por meio do corpo de uma mulher, figura apaixonante, que com carinho aprendemos a chamar de mãe.

Quando penso no dia das mães penso mesmo é na família. Ter uma família, hoje e sempre, é um privilégio. Certamente, muitos que agora debruçam seu olhar sobre estas linhas carregam histórias familiares tristes, casos de desunião e brigas, sofrem a ausência de pais ou amargam a divisão entre irmãos. Outros, e oxalá esses fossem a maioria, carregam um orgulho santo em ter o apoio moral e espiritual de uma família, com pais e mães preocupados com filhos, com filhos percorrendo caminhos de paz, enfim, ainda vivem em um ambiente onde a família, mesmo que tenha seus pecados e defeitos, orienta-se pelos desígnios de Deus e do amor.

Esse privilégio sustenta a santidade do mundo e da sociedade. E, como tudo na vida, só uma é a receita para a existência de famílias como essa: o diálogo entre pais e filhos. Ou você conhece alguma alternativa que seja mais louvável para manter a paz familiar do que a harmonia que nasce entre pais e filhos que trocam ideias sobre tudo o que desejam e planejam para suas vidas? Não está na raiz de todo conflito a falta de comunicação/diálogo (confiança?!) que existe entre filhos e pais?Quantos pais e mães, batalhadores incansáveis, não gostariam de dialogar mais com os filhos e filhas? Quantas mães penam a desilusão de terem educado suas filhas e seus filhos nos mais altos padrões da moralidade humana e cristã e, de repente, se veem cercadas por um ambiente de rebeldia filial? Pior ainda: quantos pais e quantas mães se culpam dos passos trôpegos que os filhos, no decorrer da vida, vivem dando mundo afora, como se fossem eles os responsáveis pelo fracasso dos filhos? Ou quantos serão os filhos que, tendo sempre o que necessitaram, ainda, responsabilizarão seus pais pelos fracassos pessoais?

É preciso reafirmar com todas as letras: o diálogo salutar dentro de casa, entre pais e filhos, pode sanar muitas feridas abertas, sobretudo, a partir da adolescência, quando, saindo de casa para a sociedade, o jovem depara-se com um mundo completamente diferente daquele que conheceu quando vivia somente as sombras das asas dos pais. Ainda que seja um momento delicado da formação da personalidade, pais e mães não podem deixar de lado a tarefa paternal de orientar seus filhos adolescentes, buscando o equilíbrio entre a liberdade que eles pleiteiam e a autoridade conferida natural e moralmente aos pais diante dos filhos. E note bem a palavra “equilíbrio”, afinal, nada mais condenável do que pais que passam a vida toda tratando os filhos como se fossem bebezinhos de colo; ou filhos que passam a vida toda agarrados a saia da mãe por medo de construir a própria história e individualidade.

Queridos pais, não se culpem pela insensibilidade dos filhos, sobretudo se o processo de educação foi esmerado e laboriosamente pensado para o bem dos rebentos. Filhos, procurem valorizar a educação recebida dos pais e não se deixem envolver pelas seduções nefastas do mundo, cujo objetivo é reduzir a pó toda e qualquer relação afetiva e espiritual entre os seres humanos, transformando-os em simples mercadorias de troca e de venda. Não custa recordar a catequese: “Honrar pai e mãe”, um dos mais nobres mandamentos da lei de Deus.

E para não dizer que não falei das flores, faço aqui um pequeno comentário sobre pais e filhos, cujas vidas foram marcadas por feridas emocionais graves e cujas existências parecem ser uma sucessão de tragédias emocionais e psíquicas. Há que considerar histórias de pais que abandonaram seus filhos, que os maltrataram na infância. Pais cujas condições sociais os impediram de oferecer condições mínimas de educação aos filhos, realidades familiares ainda marcadas pela violência doméstica, pela fome e pelo abandono. Há casos em que pais e filhos são vítimas do sistema socioeconômico. Há casos em que pais, emocionalmente desequilibrados, inviabilizam a desenvolvimento sadio dos filhos. Há casos de filhos que se tornam o avesso dos pais, e mesmo com tudo disponível, ainda se tornam casos de polícia. Há casos e casos e casos e casos. No fim, para uma família em paz, juntemos o diálogo, a espiritualidade, a harmonia e o amor. Assim, as chances do sucesso serão bem maiores!

E jamais devemos nos esquecer que amor de mãe/pai é sagrado. Tanto que quando a gente fica sabendo de mães que abandonaram os filhos, ou que lhes negam atenção e carinho, nossa reação é de tristeza. Como é que a mãe pode esquecer seu filho? O profeta bíblico Isaías um dia disse que, se por ventura, uma mãe esquecer-se do filho, Deus jamais esquecerá, pois cada um de nós tem seu nome gravado no coração de Deus. Antes que nascêssemos, Deus já havia escolhido para nós um caminho, uma missão, uma vocação. Por isso nós, católicos, amamos tanto nossa mãe Maria. Nela se espelha o próprio amor de Deus por nós. Sendo a mãe do Amor-encarnado, Jesus Cristo, Maria recebeu das mãos do Filho pendente na cruz, a missão de ser a mãe de toda a humanidade, por isso, a ela recorremos nas necessidades da vida, pois sabemos que o amor dela por nós é imenso, já que foi o próprio Senhor que no-la deu por intercessora e medianeira das graças. Amor de mãe é mesmo sagrado, e muito mais sagrado é o amor que Nossa Senhora tem por seus filhos. Mãe amorosa, rogai por nós!

Por Padre Evaldo César de Souza

]]>
Wed, 08 May 2019 15:05:36 +0000
<![CDATA[Você conhece o significado da Páscoa Cristã?]]> https://www.editorasantuario.com.br/blog/voce_conhece_o_significado_da_pascoa_crista/ Significado da Páscoa Cristã

O Domingo de Páscoa é uma das celebrações cristãs mais importantes do calendário litúrgico, pois é o dia em que celebramos com alegria a Ressurreição de Jesus Cristo, um momento em que renovamos a esperança.

A Páscoa do Senhor é marcada pela passagem da morte para a vida, cumprindo-se o que Jesus havia anunciado a seus discípulos. Esse evento confirma que Jesus não foi somente um homem bondoso, mas também, o Filho enviado por Deus. Por isso, nesse dia, celebramos a libertação dos pecados e a vitória da vida sobre a morte.

Para ajudar a compreender os pontos fundamentais da teologia do período pascal (Quaresma, Semana Santa, Páscoa e período Pós-Páscoa), Irmão Nery, FSC, explica em sua obra “Páscoa: teologia, tradição, símbolos” alguns dados históricos com explicações pastorais que nos ajudam a viver e celebrar a centralidade do mistério pascal.

por Laís Silva

]]>
Thu, 18 Apr 2019 18:38:18 +0000
<![CDATA[O que é o Sábado de Aleluia?]]> https://www.editorasantuario.com.br/blog/o_que_e_o_sabado_de_aleluia/ Significado do Sábado de Aleluia

O Sábado de Aleluia é celebrado um dia antes da Páscoa Cristã, sendo o terceiro e último dia do Tríduo Pascal.

É um dia voltado para a meditação e silêncio, para contemplarmos o dia em que Cristo desceu para a Mansão dos Mortos, como a oração do Credo nos ensina. As celebrações desse dia também relembram os sofrimentos da Virgem Maria, que deixou seu Filho no sepulcro.

Mas, na noite do Sábado Santo, somos convidados pela Igreja para celebrar com alegria a Vigília Pascal, que representa a Ressurreição de Jesus. Nessa missa temos o Círio Pascal como o principal símbolo da celebração, pois ao ser aceso, o fogo representa o Senhor Ressuscitado e a luz da salvação para a humanidade.

Para conhecer nossos livros que explicam as celebrações da Semana Santa, clique aqui.

por Laís SIlva

]]>
Thu, 18 Apr 2019 18:31:21 +0000
<![CDATA[O que a Sexta-feira da Paixão tem a nos ensinar?]]> https://www.editorasantuario.com.br/blog/o_que_a_sexta_feira_da_paixao_tem_a_nos_ensinar/ Sexta-feira Santa

Na Semana Santa celebramos a Sexta-feira da Paixão, o segundo dia do Tríduo Pascal, que antecede a Páscoa do Senhor. Esse dia é marcado pelo silêncio, pois foi o dia em que Jesus se sacrificou por nós, para nos conceder a vida eterna.

O sofrimento de Jesus é recordado e contemplado nas celebrações da Sexta-feira Santa. Ao entregar seu único Filho, sem pecados, o Senhor manifesta o quão grandioso é seu amor por nós.

Na Sexta-feira Santa acontece a Via-Sacra, um momento em que os fiéis meditam o caminho doloroso que Jesus percorreu até sua morte, no Calvário. O sacrifício de Cristo é um sinal de salvação e esperança, e devemos viver esse momento colocando nosso coração em silêncio, celebrando a Paixão de Cristo por meio do jejum, oração e abstinência de carne. Esse é o único dia do ano em que não são celebradas missas em nenhum lugar.

No livro “O que é a Semana Santa”, Pe. José Bortolini explica essa e todas as outras celebrações, ritos e símbolos que fazem parte da Semana Santa, proporcionando uma reflexão sobre a espiritualidade e respondendo a diversas dúvidas sobre essa importante celebração Cristã.

Livro sobre a Semana Santa

por Laís Silva

]]>
Thu, 18 Apr 2019 18:27:05 +0000
<![CDATA[Entenda as celebrações da Quinta-feira Santa!]]> https://www.editorasantuario.com.br/blog/entenda_as_celebracoes_da_quinta_feira_santa/ O que significa a Quinta-feira Santa

Desde o Domingo de Ramos até o Domingo de Páscoa, somos convidados a reviver os últimos passos de Jesus, antes de sua morte e ressurreição.

Na Quinta-feira Santa iniciamos o Tríduo Pascal, uma celebração que representa os três dias que antecedem a Ressurreição do Senhor: a Ceia do Senhor, Paixão de Cristo e a Vigília Pascal. Nesse mesmo dia, Jesus celebrou a última ceia, manifestando seu amor e solidariedade por nós antes da crucificação.

Na celebração da Ceia do Senhor, há dois símbolos importantes, que representam o corpo e o sangue de Cristo: o pão e o vinho. Esses símbolos demonstram a entrega de Cristo pelo povo, oferecendo sua vida para nos purificar e para livrar-nos dos pecados, trazendo paz.

Durante essa celebração também acontece o rito do “Lava-pés”, em que recordamos o mandamento do amor. Com esse gesto Cristo aprendemos que devemos servir a Deus, e não ser servidos.

]]>
Thu, 18 Apr 2019 18:04:58 +0000
<![CDATA[Qual o significado do Domingo de Ramos?]]> https://www.editorasantuario.com.br/blog/qual_o_significado_do_domingo_de_ramos/ Significado do Domingo de Ramos

A celebração do Domingo de Ramos acontece no domingo que antecede a Páscoa, marcando o início da Semana Santa. Mas, afinal, você conhece o significado dessa data litúrgica?

 

O Domingo de Ramos é marcado pela entrada triunfal de Jesus em Jerusalém. O Filho de Deus chega à cidade sagrada montado em um jumentinho, sendo acolhido por seus discípulos e pela multidão que segurava os ramos de oliveira, clamando: “Hosana ao Filho de Davi: bendito seja o que vem em nome do Senhor, o Rei de Israel; hosana nas alturas!” (Mt 21,9).

 

Além disso, essa data litúrgica dá início à Semana Santa, uma tradição religiosa que celebra a Paixão, Morte e a vitória da Ressurreição de Cristo. Durante a Semana Santa, é comum que muitos fiéis preparem-se para as celebrações por meio de exercícios espirituais, como o jejum, as penitências e orações, como reconhecimento do infinito amor de Cristo por nós, amor salvífico, libertador e pleno de vida.

Para conhecer as obras da Editora Santuário que explicam as celebrações da Quaresma, clique aqui. 

por Laís Silva

]]>
Fri, 12 Apr 2019 20:10:18 +0000
<![CDATA[Quaresma: Por que devemos confessar?]]> https://www.editorasantuario.com.br/blog/por_que_devemos_confessar/ Importância da confissão

Qual a importância da confissão na Quaresma?

A Quaresma é um período de reflexão e conversão espiritual, em que lutamos contra nossos pecados para nos prepararmos para a Ressurreição de Cristo. Neste período, é comum que muitos fiéis busquem pela confissão, pois este ato é capaz de limpar os pecados e nos aproximar do Senhor.

No livro “12 passos para uma boa confissão”, Pe. José Ulysses nos ensina o melhor caminho para nos mantermos de coração aberto ao arrependimento de nossos pecados. Contudo, não basta o ato de “contar os pecados” ao padre e sim de aceitar cumprir uma pequena penitência e de receber a absolvição.

São indispensáveis o arrependimento e o propósito de perseverar no caminho da conversão, para se tornar um discípulo sempre mais fiel ao Evangelho de Jesus. A Confissão está ligada à graça do Batismo, porque ela nos devolve aquela união filiar com o Pai.

Mas afinal, por que devemos confessar?

“Façamos o homem a nossa imagem, conforme a nossa semelhança” (Gênesis 1:26).

Deus nos criou puros, somos sua imagem e semelhança. Isso significa que devemos ser parecidos com Deus e ser fiéis, assim como é ensinado no Evangelho.

O pecado é a desobediência que rompe nossa comunhão com Deus, e por meio da confissão reestabelecemos a amizade com o Senhor. A confissão deve ser feita, pois além de demonstrar arrependimento pelos erros cometidos, nos traz uma sensação de paz interior ao pedir perdão a Deus.

“A Confissão é um sacramento importante para todo católico que deseja viver como discípulo e missionário de Jesus." Pe. José Ulysses

Descubra quais os 12 passos para uma boa confissão na obra de Pe. José Ulysses! 

Como se preparar para a confissão

por Francieli Roque

]]>
Fri, 29 Mar 2019 11:24:51 +0000
<![CDATA[O que o Tempo Quaresmal tem a nos ensinar?]]> https://www.editorasantuario.com.br/blog/o_que_o_tempo_quaresmal_tem_a_nos_ensinar/ TEMPO QUARESMAL

o que é a quaresma

O tempo quaresmal é um apelo de Conversão ao Evangelho de Jesus, pela renovação da graça do Batismo por meio do sacramento da Penitência e pela vivência da fraternidade por meio da reconciliação e da solidariedade. Hoje, na falta do Batismo de adultos e da Penitência pública dos pecados, a Campanha da Fraternidade atualizou essas dimensões por meio de um tempo intenso da conscientização pessoal dos pecados sociais e da solidariedade concreta com as vítimas desses pecados.

O Tríduo pascal nos convida a celebrar a Alegria de nossa fé em Jesus Ressuscitado. A comunidade explode em Aleluias porque Páscoa é certeza de Perdão e de Paz, aquela que somente Jesus pode nos dar. Ele venceu o mal e a morte e partilha sua vitória conosco. A festa da Ascensão nos garante que, por meio de Jesus Ressuscitado, nossa natureza humana penetrou definitivamente no seio da divindade, concedendo-nos uma Esperança de vida para além da morte. Se nossa Cabeça, Jesus, já convive com Deus, nós, seu Corpo, também iremos participar dessa convivência um dia.

Pentecostes encerra tudo o que Jesus fez por nós e inaugura sua Igreja, como caminho de santificação para todos os seres humanos. O Espírito Santo, que procede do amor e da união do Pai e do Filho, derrama-se sobre os discípulos como espírito de comunhão. Supera a dispersão de Babel, conduzindo a humanidade a uma nova compreensão por meio da caridade. Ele é a da Igreja e a energia de cada cristão na luta diária para ser fiel como discípulo-missionário do Senhor.

por Pe. Ferdinando Mancílio

]]>
Fri, 01 Mar 2019 18:37:38 +0000
<![CDATA[Você sabe o que é Ciclo Pascal?]]> https://www.editorasantuario.com.br/blog/voce_sabe_o_que_e_ciclo_pascal/ Imagem alltype com questionamento sobre o ciclo pascal

Todas as celebrações fazem memória da copiosa Redenção realizada por Jesus desde sua Paixão, Morte e Ressurreição até sua Ascensão e o envio do Espírito Santo em Pentecostes. É um ciclo que não tem datas fixas, porque segue um calendário variável com espaço preciso entre as celebrações. O Ciclo Pascal constitui o centro do Ano Litúrgico e é o mais importante e significativo para a vida da Igreja.

O Ciclo Pascal nos chama para a vida nova em Cristo. A Quarta-feira de Cinzas é muito importante, pois ela vai nos indicar a direção que devemos tomar, para alcançar a vida em Cristo: Sua ressurreição. Ela nos aponta a ressurreição de Cristo, convidando-nos para o jejum, a oração e a penitência. Assim podemos nos converter, de fato.

O Tempo da Quaresma é exigente, mas libertador, pois é o Tempo de Deus no agora de nossa vida. Além do jejum, da oração e da penitência, a Palavra de Deus é a grande luz para nossa vida e caminhada quaresmal. Gostamos de tantas coisas nessa vida, mas é certo que devemos gostar muito e sem cessar, das coisas de Deus, alimentando-nos do Pão da Palavra e da Eucaristia.

O Concílio Vat. II recomenda que a “penitência quaresmal não seja só interna e individual, mas sobretudo externa e social. E a prática penitencial, segundo as possibilidades de nosso tempo e das diversas regiões, como também consoante as condições dos fiéis, incentivada e ... recomendada” (SC 110).

Nesse Tempo favorável, não percamos ou deixemos passar em branco, tal nobre oportunidade de crescermos no amor a Deus e aos irmãos, e ainda alcançar um pouco mais da santidade.

]]>
Thu, 28 Feb 2019 14:27:39 +0000
<![CDATA[Depressão: o que é e como podemos controlar? ]]> https://www.editorasantuario.com.br/blog/depressao_o_que_e/ A busca da felicidade pela fé

A depressão tem ganhado muita visibilidade na sociedade, mas ainda assim, muitos não compreendem sua gravidade por não entender do que realmente se trata essa doença. Sendo assim, a autora Valdelene Andrade se inspirou em uma de suas experiências pessoais com a doença para criar a obra “A busca da felicidade pela fé”, com o intuito de levar ao público os aspectos da depressão: causas, sintomas e meios de vencer a doença.

A busca da felicidade pela fé

Livro: A busca da felicidade pela fé

Com a agitação da sociedade moderna, o dia a dia pode acabar tornando-se estressante, e por isso, é necessário fazer bom uso do tempo e se preocupar em zelar pela saúde mental.

A autora relata sua experiência pessoal com a depressão como um exemplo, pois teve que lidar com a doença após a perda de sua mãe, e explica que a fé foi sua principal ferramenta para retornar suas atividades, pois por meio dela é possível que nos restauremos após o sofrimento.

Para dar mais detalhes sobre o assunto, Valdelene Andrade fez o lançamento da obra “A busca da felicidade pela fé” na Fundação Casa de José Américo, na Praia do Cabo Branco, em João Pessoa, na última quinta-feira, 14. O evento contou com a presença de familiares e amigos da autora, além de participações de profissionais da área de psicologia e teologia para abordar a importância em controlar nossos hábitos para atingirmos os objetivos.

Padre Marcelo, que escreveu o prefácio do livro, aproveitou para enfatizar a importância do silêncio para a manutenção da saúde mental das pessoas, mencionando a obra do cardeal Sara. Também explanou sobre o que é a verdadeira felicidade e onde entra o papel da fé para atingir tal objetivo.

Padre Paulo Cordeiro, escritor da apresentação da obra, falou sobre o bom uso do tempo como forma de prevenir o estresse na sociedade moderna, sempre tão conturbada pelo barulho. Como psicólogo que é, também explanou sobre o tema da depressão que é, sem dúvida, a motivação central do livro.

Em seguida falou a psiquiatra e psicanalista Glória Barros que contribuiu brilhantemente com a apresentação das ideias centrais da obra ao enfatizar que a prevenção das doenças mentais começa em casa, desde o primeiro contato da mãe com seu bebê. Falou sobre a importância da espiritualidade como ferramenta no enfrentamento da depressão e também deu informações importantíssimas sobre a citada doença, que acomete, inclusive, crianças, levando-as ao suicídio.

A jornalista Fátima Farias dirigiu os trabalhos da mesa, mencionando inclusive o que a motivou na produção de suas telas "sem pincel", após a perda de uma sobrinha muito querida.

 Após falar sobre suas experiências, Valdelene fechou sua fala foi com o seu próprio conceito do que é depressão, apresentando ao final a música do padre Zezinho. Esta canção, que consta no corpo do livro, revigora a fé das pessoas, lembrando que temos alguém que nos ampara e nos ergue após o sofrimento: Jesus de Nazaré.

O evento contou com a animação musical do saxofonista Edson, amigo da autora, presente em todos os eventos de divulgação de suas obras. Os participantes se emocionaram com a noite de lançamento do livro "A busca da felicidade pela fé".

A busca da felicidade pela fé 

Saxofonista Edson

A busca da felicidade pela fé

Sessão de autógrafos com a autora Valdelene Andrade

 

A autora Valdelene Andrade estudou na área de Medicina, Farmácia e Ciências das Religiões. Já escreveu outras obras, como:

 

Saúde e oração – Explica a relação entre a saúde e a fé, mostrando como os médicos têm afirmado, cada vez mais, que a fé influencia no tratamento das doenças e no processo de recuperação dos pacientes. O livro ajudará muito todos aqueles que desejam se aprofundar nessa dimensão da espiritualidade e sua relação com a medicina.

Livro

 

Medicina e espiritualidade - Aborda a relação entre medicina e fé, apontando para a importância da espiritualidade no tratamento terapêutico das doenças. O livro trabalha a recente validação do discurso religioso no universo científico, voltado para a saúde e para o tratamento de pacientes. A autora reconhece que uma vida espiritual ativa é um elemento importante durante o processo de recuperação.

Livro

 

 

Saiba mais em: www.editorasantuario.com.br

por Laís Silva

]]>
Thu, 21 Feb 2019 18:23:18 +0000
<![CDATA[Qual a receita para que a velhice não seja um fardo a ser carregado?]]> https://www.editorasantuario.com.br/blog/dia_do_idoso/ A arte de envelhecer!

Dia do Idoso

Imagem: Adobe Stock

Lembro-me de ter lido uma crônica sobre a velhice. Não era lá uma crônica muito otimista. Falava da dificuldade física e afetiva que sofremos todos com a chegada da idade. Quem negaria que a passagem do tempo nos deixa mais frágeis, debilitados, doloridos e limitados fisicamente? Ou que ousaria negar que os idosos são relegados ao segundo plano em muitas famílias e instituições? Mas isso que parece uma percepção tão real e dura da realidade enfrenta, justamente, a oposição madura e sadia dos testemunhos de quem aprendeu a envelhecer, e sabe colher, mesmo na velhice, os frutos reservados para este momento da vida. Por isso não quero aqui fantasiar sobre as belezas que a velhice pode trazer, mas apenas recuperar o sentido humano de uma candura e sabedoria que somente nos idosos podemos encontrar. Talvez, com isso, seremos capazes de reintegrar os envelhecidos na dinâmica de uma vida saudável e equilibrada. Em primeiro lugar, é preciso agradecer pela passagem dos anos. Em um contexto social de violências e mortes, em que muitos têm suas vidas ceifadas no auge da juventude, feliz daquele que vive muitos anos e os vive bem. Isso é uma percepção bem prática da vida. Aos que viveram muitos anos foi dado experimentar prazeres, sensações e, até mesmo, sofrimentos que, para muitos, foram negados, simplesmente porque morreram muito cedo. Acontece que viver muito pode ser razão para pelo menos duas situações, e aqui dependerá de cada um construir-se e educar-se ao longo da vida: podemos construir uma velhice equilibrada, ou, de outro modo, podemos nos descobrir como velhos e velhas ranzinzas e desgostosos de tudo e de todos. Qual a receita para que a velhice não seja um fardo a ser carregado? Penso que a velhice é resultado das escolhas da vida e por isso mesmo, cada idoso é responsável por seus próprios dramas e alegrias. Com isso não me engano ao tentar fazer da velhice algo puramente planejado: há situações que fugirão de nosso controle, sobretudo questões relacionadas com a saúde física e mental, ou, infelizmente, situações de abandono social por parte da família e do estado. Mas apesar desses dissabores que nos ocorrem sem que os procuremos, uma velhice pode ser muito bem vivida se for aceita como ela é – um tempo diferente da juventude, talvez limitado pela fraqueza física, mas certamente muito mais amadurecido pelas experiências da vida. Então, querido idoso (e querida idosa!), não se lamente por estar envelhecendo, antes saia da zona do conforto, do comodismo e do desânimo. Felizmente existem muitas iniciativas sociais que hoje abrem as portas para reintroduzir o idoso em atividades físicas, culturais e religiosas. Quantos idosos estão dentro de casa, lamentando-se e acumulando doenças, e que bem podiam estar participando de algum grupo de socialização, redescobrindo que é possível sorrir mesmo depois dos cabelos brancos e das rugas espalhadas pelo rosto. A expectativa de vida humana, graças aos avanços das ciências e das técnicas, deve aumentar significativamente nas próximas décadas. O mundo será cada vez mais dos idosos, e por isso mesmo, reposicionar nossa presença social depende da iniciativa dos que vão envelhecendo. Há coisas na vida que um jovem, por mais inteligente e robusto que possa ser, jamais entenderá. Não é por acaso que muitas sociedades depositam nos idosos a autoridade moral. Eles são verdadeiramente sábios. Infelizmente a sociedade da produtividade e consumo parece esquecer-se disso. Gostam de expor belos corpos e nos vende a ideia de que envelhecer é horrível. Não devemos comprar essas ideias. Envelhecer é uma arte, e tomara que cada homem e mulher, que completa aniversários, aprenda a contar sua vida não pela idade, mas pela capacidade de continuar vivendo bem e feliz!

por Padre Evaldo César de Souza, CSSR

]]>
Thu, 21 Feb 2019 16:49:32 +0000
<![CDATA[Catequistas Brasil: metodologia de ensino para catequistas]]> https://www.editorasantuario.com.br/blog/catequistas_brasil/ Nos dias 8, 9 e 10 de fevereiro, aconteceu o evento Catequistas Brasil, no Centro de Eventos Padre Vítor Coelho de Almeida - C.s.S.R., com o objetivo de atualizar a metodologia de ensino e elaboração de conteúdo para catequese.

O encontro visa motivar e preparar os representantes da Pastoral de Catequese em suas missões evangelizadoras, deixando a Catequese mais dinâmica e com conteúdos atualizados.
Durante o evento, os catequistas tiveram acesso a palestras, oficinas, lançamento de livros, dinâmicas e presença de autores. Além disso, os catequistas aproveitaram para visitar o estande da Editora Santuário e participar das sessões de autógrafo com os autores palestrantes Frei Carlos Mesters e Pe. João Mendonça.
Catequistas Brasil
Catequistas Brasil
Catequistas Brasil
Catequitas Brasil
Conheça os livros dos autores palestrantes:
Frei Carlos Mesters
O Credo
Gente como nós 
Encontros de Maria com o povo de sua terra 
Pe. João Mendonça
Afinal, quem é Jesus de Nazaré?
A mulher que acreditou
São José, patrono das famílias 
Encontre mais obras da Editora Santuário acessando este link: http://bit.ly/2BvQTkj
por Laís Silva
]]>
Thu, 14 Feb 2019 17:15:16 +0000
<![CDATA[Nossa Senhora de Lourdes: a santa conhecida por seus milagres e aparições!]]> https://www.editorasantuario.com.br/blog/aparicoes_e_milagres_de_lourdes/ Nossa Senhora de Lourdes

Onze de fevereiro é uma data importante para a Igreja Católica. Nesse dia celebra-se o aniversário da aparição de Nossa Senhora em Lourdes. O fato aconteceu no dia onze de fevereiro de 1858. Naquela manhã fria do inverno europeu, três meninas saíram da cidade para buscar lenha. Eram elas: Bernadete Soubirous, de 14 anos, sua irmã mais nova Toinette e a vizinha Joana Abadia, de 12 anos, que tinha o apelido de Baloum.

As três meninas atravessaram a ponte velha sobre o rio Gave e começaram a pegar gravetos ao redor do canal de Savy. Esse canal tinha sido construído para tocar o moinho de Savy. Perambulando pela beira do canal, chegaram em frente a uma grande rocha conhecida como Massabielle, que no dialeto da região significava massa ou rocha velha. Era um bloco de pedra gigantesco, que tinha na parte inferior uma cavidade, uma espécie de gruta que media, aproximadamente, 8 metros de largura e de profundidade.

O canal de Savy passava ao lado da gruta e desembocava no rio Gave. As meninas resolveram atravessá-lo e ir em frente. Toanette e Baloum tiraram os sapatos e entraram no canal, gemendo de dor quando sentiram a água gelada que lhes dava até os joelhos; atravessaram, passaram em frente à gruta e seguiram adiante.

Bernadete, que sofria de asma, ficou na dúvida se devia atravessar pela água gelada. Procurou os lugares mais rasos do canal onde pudesse saltar sobre pedras, mas não encontrou. Por fim, resolveu entrar no canal e atravessá-lo. Tirou um sapato e estava tirando a meia quando, de repente... Ela mesma contou mais tarde o que aconteceu: “Comecei a tirar uma meia, quando ouvi um barulho semelhante a uma rajada de vento. Olhei na direção do campo e vi que as árvores estavam absolutamente paradas, sem nenhum movimento”. Ela tirou os sapatos, e quando colocou um pé na água ouviu novamente o mesmo barulho de vento. Ergueu os olhos e viu que os arbustos que cresciam na parte inferior de uma cavidade na rocha, que tinha o formato de um nicho, estavam se agitando, enquanto que ao redor nada se movia. Ao mesmo tempo, uma luz branca e suave surgiu na cavidade. “Atrás dos ramos, continua Bernadete, vi logo em seguida uma jovem vestida de branco. Ela me saudou com uma leve inclinação da cabeça. Era jovem e bela, tão bela como jamais vi. Em seu braço direito pendia um rosário. ”

Bernadete, então, teve uma ideia: enfiou a mão no bolso e tirou o terço que sempre levava consigo. A jovem fez um amplo sinal da cruz e Bernadete começou a rezar o terço. “Quando acabei de rezar, conta Bernadete, a jovem fez-me sinal para eu chegar mais perto. Mas não me atrevi. Então ela desapareceu. ”

Foi essa a primeira aparição. Depois houve outras, no total de dezoito. Em todas elas Bernadete ficava em êxtase, alheia a tudo o que se passava ao seu redor, com o rosto transfigurado e com o olhar fixo em um ponto no alto.

Bernadete não sabia quem era aquela jovem. Somente na sexagésima aparição foi que ela se revelou. Suas mãos, que estavam unidas, se afastaram estendendo-se ao longo do corpo e novamente se juntaram à altura do peito. Então levantou os olhos ao céu e disse no dialeto patoá: “Que soy era immaculada Counceptiou” (Eu sou a Imaculada Conceição). Bernadete saiu correndo, repetindo continuamente o que a jovem Senhora lhe havia dito, para não esquecer, e foi dizer ao padre Peyramale, o pároco de Lourdes. O padre tomou um susto. Quatro anos antes a Igreja havia proclamado o dogma da Imaculada Conceição.

Essa é a história bem resumida das aparições em Lourdes. E coisas maravilhosas lá acontecem até hoje: muitos milagres, conversões, muitas curas corporais e espirituais. O primeiro milagre aconteceu na nona aparição, no dia 25 de fevereiro. Durante a recitação do terço, a jovem disse a Bernadete: “Vá beber da fonte e lavar-se nela”. E fez um sinal com o dedo mostrando o fundo da gruta. Bernadete conta: “Fui até lá, mas não vi nada, a não ser um pouco de água nojenta. Tentei pegá-la com a mão, mas não consegui. Cavei com os dedos e a água veio, mas turva. Por três vezes joguei-a fora. Na quarta vez consegui bebê-la”. Exatamente naquele local em que Bernadete cavou, surgiu uma fonte. No começo não passava de um filete de água. Mas rapidamente a água ia aumentando até jorrar abundante. Atualmente, ela produz 120 mil litros a cada 24 horas ou 5 mil litros por hora. Foi feita captação dessa água para conduzi-la a várias torneiras para uso dos peregrinos. Foram também construídas banheiras, conhecidas como piscinas, onde os peregrinos se banham e onde acontecem curas extraordinárias. No livro “Lourdes Ontem e Hoje” narrei algumas dessas curas que foram declaradas pela Igreja como milagrosas, após exame acurado dos médicos da Comissão Médica de Lourdes. Pois em Lourdes existe uma Comissão de, aproximadamente, trinta médicos que examinam todas as curas extraordinárias que lá acontecem.

Em uma das aparições, a jovem havia pedido a Bernadete que fosse dizer ao padre que ela queria que se fizesse uma capela e que todos viessem em procissão. Esse desejo da Senhora foi cumprido. A capela foi construída. Não só uma, mas três, consagradas como basílicas. E as procissões acontecem até hoje. Mais de 5 milhões de peregrinos visitam Lourdes a cada ano.

por Augusto Pasquoto

]]>
Wed, 06 Feb 2019 17:23:54 +0000
<![CDATA[São Brás: O santo protetor das doenças da garganta!]]> https://www.editorasantuario.com.br/blog/sao_bras_protetor_das_doencas_da_garganta/ São Brás

São Brás foi bispo e mártir. Viveu entre os séculos III-IV. Bispo de Sebaste (Sibus, na Turquia), foi uma das últimas vítimas das perseguições romanas.

É muito querido e aceito no meio de nosso povo, e a devoção a ele prende-se à bênção da garganta. Essa devoção surgiu porque ele abençoou uma criança engasgada com uma espinha de peixe, salvando-a desse infortúnio.

Também se costuma, neste dia, dar a Bênção da garganta para os fiéis. É um gesto muito bonito e profundo, pois devemos agradecer sempre ao Senhor seus benefícios. Em seu amor e misericórdia nos livra dos perigos, mas devemos também fazer nossa parte, vivendo com alegria e intensidade nossa fé.

A bênção da garganta costuma-se dar com duas velas cruzadas, e que podem também estar acesas, mas não necessariamente. Isso porque a mãe da criança, salva por ele, levava velas para que ele pudesse ter luz na escuridão da prisão, quando estava preso, antes de seu martírio.

Certamente que os que amam a Deus intensa e sinceramente podem fazer grandes coisas. É o que devemos fazer!

por Pe. Ferdinando Mancílio

]]>
Sun, 03 Feb 2019 14:00:00 +0000
<![CDATA[Por que celebramos a Apresentação do Senhor?]]> https://www.editorasantuario.com.br/blog/por_que_celebramos_a_apresentacao_do_senhor/ Apresentação do Senhor

Apresentação do Senhor

Imagem: Shutterstock

A festa da Apresentação do Senhor é também chamada de Purificação de Nossa Senhora, Nossa Senhora das Candeias ou ainda Nossa Senhora da Candelária.

Essa festa litúrgica é bem antiga, vem desde o século IV. Conforme a tradição hebraica, Maria e José vão ao Templo de Jerusalém para a apresentação do primogênito Jesus, “apresentam” ao Pai do Céu o Filho Jesus. Ali, Nossa Senhora e José fazem a oferta dos pobres: Dois pombinhos, apenas. Mas, o velho Simeão exulta de alegria ao ver o Menino. Alegra-se imensamente, pois pode contemplar o Salvador do mundo. Ele é o Deus conosco para sempre. Também profetiza sobre Ele, e Maria escuta silenciosamente as palavras de Simeão, ao dizer-lhe que uma espada de dor vai lhe atravessar o coração.

Deste modo, Jesus vai assumindo toda a condição humana, até a cultural – religiosa de seu tempo, menos o pecado. Assumiu inteiramente sua missão para nos redimir. Simeão profetizou sobre aquele Menino, sua paixão, morte e ressurreição. Aquele que veio habitar entre nós, é nossa luz, nossa vida e salvação.

Por isso, nesse dia da Apresentação do Senhor, dá-se também a bênção das velas, lembrando o Cristo como LUZ do mundo.

Portanto, nesse dia celebramos algo muito sublime de nossa fé, pois ali se dá o grande sentido da missão de Jesus: Uma vida entregue por nossa salvação, e voltada intensamente para os pobres, para os mais abandonados. Jesus veio para infundir a vida, onde não há mais vida.

por Pe. Ferdinando Mancílio

]]>
Sat, 02 Feb 2019 12:00:00 +0000
<![CDATA[São João Bosco: Conheça a história do Padroeiro dos jovens]]> https://www.editorasantuario.com.br/blog/sao_joao_bosco_padroeiro_dos_jovens/ São João Bosco

São João Bosco

Deus tem mesmo seus caminhos, e quem o acolhe só pratica o bem. O mal é a negação do bem que nos vem de Deus. São João Bosco foi um sinal muito forte para as crianças pobres e os jovens abandonados. Nasceu em Castelnuovo d’Asti, no dia 16 de agosto de 1815. Ficou órfão de pai quando tinha apenas dois anos de idade. Mas, sua mãe, mulher piedosa e voltada para a firmeza educacional dos filhos, teve papel preponderante em sua formação humana e cristã.

Sua infância não foi fácil, foi muito exigente por causa da precariedade material de sua família, a pobreza, e ele mesmo teve de trabalhar para conseguir estudar um pouco e poder se manter em seus estudos. O trabalho sempre educa e forma as pessoas. Mas, quem deseja crescer na vida vai à luta, e não fica esperando que outros façam as coisas em seu favor, muito menos ficam esperando que os órgãos públicos resolvam seus casos. João Bosco foi à luta em busca da vida e da dignidade.

Era um líder nato a ponto de ter grande influência entre seus colegas. Daí sua liderança e dedicação à juventude e àscrianças, particularmente as crianças e jovens mais pobres. Fundou os chamados e famosos Oratórios, onde reunia os filhos abandonados dos operários, as crianças e os educava para a vida e para a fé. A partir dessa ação missionária foi que a Congregação Salesiana teve sua origem. Ele também fundou a Congregação das Irmãs Filhas de Maria Auxiliadora, que também se dedicam ao cuidado e formação da juventude.

Foi também escritor profícuo. No Brasil devemos muito aos Salesianos que continuam à formação da juventude e no trabalho missionário. São João Bosco morreu em Turim, Itália, no dia 31 de janeiro de 1888.

São João Bosco, rogai por nós, pobres pecadores!

Pe. Ferdinando Mancílio

]]>
Thu, 31 Jan 2019 11:00:00 +0000
<![CDATA[Por que celebramos a conversão de São Paulo Apóstolo?]]> https://www.editorasantuario.com.br/blog/por_que_celebramos_a_conversao_de_sao_paulo_apostolo/ O convertido Paulo de Tarso

Conversão de São Paulo

No calendário dos santos celebra-se somente uma conversão (25 de janeiro): a conversão de Paulo/Saulo de Tarso, conhecido também como o “Apóstolo Paulo”. Sua importância e a importância de sua conversão são de tal forma relevantes a ponto de alguns estudiosos considerá-lo, exageradamente, o fundador do Cristianismo. Uma coisa é certa: se não houvesse existido esse homem e a evangelização dos não judeus levada adiante por ele, o Cristianismo teria morrido sufocado na Palestina, ramo seco ligado ao Judaísmo. Sua conversão de perseguidor dos cristãos em incansável fundador e animador de comunidades cristãs é tão importante a ponto de Lucas, no livro bíblico conhecido como Atos dos Apóstolos, narrar três vezes o mesmo episódio. Três vezes? Pois é. Não havia outro modo de enfatizar o acontecimento. Você pode conferir: 9,1-19; 22,5-16; 26,9-18.

Por que três vezes? A resposta depende em grande parte do contexto no qual cada narrativa se encontra. A primeira (9,1-19) aparece em meio a outras conversões: o eunuco africano que, depois de batizado, se torna missionário na África; a conversão do centurião Cornélio (capítulo 10), e a região da Samaria, que acolhe o anúncio de Jesus. Completa-se dessa forma aquilo que é dito por Jesus acerca de Paulo: “... ele é instrumento escolhido para levar meu nome diante das nações pagãs” (9,15). Portanto, a primeira narrativa acontece em um ambiente de anúncio e conversão das nações pagãs. E lá está Paulo.

9,15 continua: “...para levar o meu nome diante ... dos reis”. Aí está o motivo pelo qual narra-se o mesmo episódio. Agora, a narração é por conta de Paulo, prisioneiro, diante do rei Herodes Agripa II (26,9-10). Finalmente, Paulo narra o mesmo acontecimento a um auditório de judeus (22,5-16). O número 3 está, às vezes, associado à universalidade, de modo que temos o anúncio, dirigido ao mundo inteiro, da conversão daquele que, depois de Jesus, foi o personagem mais importante de todo o Novo Testamento.

Os artistas “folclorizaram” o evento, introduzindo o cavalo e a queda dele. Isso leva a crer que a conversão de Paulo foi algo pontual. E isso pode ser discutido. Em minha opinião, a conversão de Paulo foi longo amadurecimento de nova visão de Deus, das pessoas e das coisas. O Deus no qual Paulo acreditava é o mesmo antes e depois da conversão. O que mudou foi o novo olhar com o qual Paulo via Deus, as pessoas e o mundo.

 

Pe. José Bortolini

]]>
Fri, 25 Jan 2019 12:00:00 +0000
<![CDATA[Santa Inês: Exemplo de fé, coragem e amor a Cristo]]> https://www.editorasantuario.com.br/blog/santa_ines_exemplo_de_fe_coragem_e_amor_a_cristo/ Santa Inês

Santa Inês

Imagem: Shutterstock

Santa Inês viveu na segunda metade do século III e inícios do século IV. Jovem, nobre e bonita havia os que a cobiçavam maldosamente. Embora em tenra idade ela permanecia firme em seus propósitos, pois se consagrara ao Senhor. Recusando às propostas indecentes, foi acusada de ser cristã. Foi levada a um prostíbulo, mas ela permaneceu fiel. Puseram-na em uma fogueira, mas o fogo nada pôde fazer nela, não a queimou. Por fim, foi decapitada no ano 304.

Constantina, a filha do imperador Constantino, ergueu uma basílica em seu nome, na Via Nomentana, e se celebra sua festa litúrgica desde meados do século IV.

Antes de seu martírio foi muito flagelada, por exemplo, “ser arrastada por pesadas correntes”, mas nada lhe tirava a paz e a confiança em Cristo. Santo Ambrósio escreveu sobre ela, e a partir daí sabemos, por tradição, que ela foi martirizada aos doze anos.

 “Não tinha ainda idade para ser condenada, mas estava já madura para a vitória… Assim, foi capaz de dar fé das coisas de Deus uma menina que era incapaz legalmente de dar fé das coisas humanas, porque o Autor da natureza pode fazer que sejam superadas as leis naturais”, disse Santo Ambrósio.

Nas provocações indecentes de seus algozes, ela dizia: “Seria uma injúria para meu Esposo esperar a ver se eu gosto de outro; Ele me escolheu primeiro, Ele me terá. O que esperas, verdugo, para lançar o golpe? Pereça o corpo que pode ser amado com uns olhos aos quais não quero”.

Ela não temeu os infortúnios que lhe foram impostos. Permaneceu fiel. “Em uma só vítima teve lugar um duplo martírio: o da castidade e o da fé. Permaneceu virgem e obteve a glória do martírio”, concluiu Santo Ambrósio.

Santa Inês é representada como uma menina ou jovem orando, com diadema na cabeça e uma espécie de estola sobre os ombros, em alusão ao pálio. É acompanhada por um cordeiro aos seus pés ou em seus braços e rodeada de uma pira, espada, palma e lírios.

A pureza martirizada de Santa Inês faz parte, ainda hoje, dos ritos da Igreja. Em sua festa, 21 de janeiro, são oferecidos ao Papa os cordeiros, cujas lãs serão usadas para a confecção do pálio, o qual é produzido pelas monjas beneditinas do Mosteiro de Santa Cecília, em Roma.

Os pálios são dados aos arcebispos metropolitanos no dia 29 de junho, Solenidade de São Pedro e São Paulo. Até 2014, na mesma cerimônia, acontecia a sua imposição do pálio. Em 2015, o Papa Francisco fez uma modificação e o pálio passou a ser apenas entregue aos arcebispos neste dia e a imposição passou a acontecer nas respectivas arquidioceses, pelos Núncios Apostólicos locais.

Tenhamos, pois, uma santa inveja do exemplo de fé, coragem e amor incondicional a Cristo, como nos ensinou Santa Inês. Rogai por nós, ó Santa Inês.

Pe. Ferdinando Mancílio

]]>
Mon, 21 Jan 2019 10:00:00 +0000
<![CDATA[A paz e o respeito entre e humanidade: Dia Mundial da Religião]]> https://www.editorasantuario.com.br/blog/a_paz_e_o_respeito_entre_a_humanidade/ O Dia Mundial da Religião é celebrado no dia 21 de janeiro. Afinal, por que celebramos esta data?

Dia Mundial da Religião

Imagem: Shutterstock

 

No Brasil, podemos observar o quão variável são as crenças e culturas na sociedade, sendo que a religião católica é a predominante. A celebração do Dia Mundial da Religião tem o intuito de nos fazer refletir sobre a importância em respeitar as diversas crenças que visam disseminar a bondade no mundo. Mesmo sendo um país laico, é possível notar que problemas como a intolerância religiosa ainda são enfrentados, por mais que haja distintas religiões enraizadas no Brasil.

 

A crença é capaz de unir milhares de pessoas em prol de um bem maior, isto é, pessoas que acreditam e buscam a essência da religião: a paz e o respeito entre a humanidade. Sendo assim, a conscientização sobre a liberdade religiosa é necessária, pois é um obstáculo que ainda impacta a sociedade como um todo.

 

É importante compreender a essência da religião para evitar que isso gere desrespeito com quem possui uma opinião diferente. Um hábito que se torna fundamental para que possamos compreender um pouco mais sobre o assunto é a leitura, pois nos transmite uma visão mais ampla e causa reflexões que alimentam a espiritualidade.

 

Conheça o catálogo de livros da Editora Santuário clicando aqui.

por Laís Silva

]]>
Mon, 21 Jan 2019 10:00:00 +0000
<![CDATA[Patrono dos Militares: Conheça a história de São Sebastião]]> https://www.editorasantuario.com.br/blog/conheca_a_historia_de_sao_sebastiao/ São Sebastião

São Sebastião

Os santos são sempre jovens porque se revestem da juventude eterna de Deus. São Sebastião é um dos santos mais querido, venerado e invocado no mundo cristão. É também um dos santos mais populares do mundo. Morreu jovem, com apenas 30 anos de idade, e apesar da sua breve existência terrena, teve uma vida fecunda de trabalhos e realizações no seio da Igreja, em uma época difícil das grandes perseguições. Soldado e missionário, viveu intensamente seu compromisso batismal, inserido em diversas pastorais.

É um santo apaixonante! Quando conhecemos sua vida nos é revelado sua personalidade. É impossível não criar laços de admiração, estima e devoção por sua pessoa. Admirado por todos, principalmente pela juventude, é um santo compatível a todas as épocas. São Sebastião é o modelo do leigo cristão engajado na missão da Igreja. Sua vida é edificante, e também um dos santos mais ovacionados nas esculturas e nas artes plásticas. São Sebastião testemunhou com sua vida seu amor e sua fidelidade a Jesus Cristo e ao Evangelho.

Trazida pelos portugueses, sua devoção está presente entre nós desde os tempos em que o Brasil era colônia de Portugal. São Sebastião do Rio de Janeiro é o nome real da cidade que tem esse nome em consequência de um milagre do santo ocorrido e testemunhado quando os franceses queriam invadir a cidade. Invocado em orações no momento da invasão, São Sebastião foi visto a frente de um numeroso exército de soldados, que fez com que os invasores fugissem apavorados. Em memória desse milagre, a cidade passou a chamar-se São Sebastião do Rio de Janeiro.

Patrono dos Militares. Em muitas cidades do Brasil os soldados fazem procissões automobilística pelas ruas em honra de seu padroeiro.

Adauto Felisário Munhoz

]]>
Sun, 20 Jan 2019 10:00:00 +0000
<![CDATA[O que podemos dizer a quem está gravemente enfermo?]]> https://www.editorasantuario.com.br/blog/o_que_podemos_dizer_a_quem_esta_gravemente_enfermo/ Dia do Enfermo

Dia do Enfermo 

Imagem: Shutterstock

A data comemorativa ao dia do enfermo foi criada por iniciativa do Ministério da Saúde, em 2002, em uma tentativa de sensibilizar profissionais de saúde e população em geral para a necessidade de todos os tipos de cuidados especiais que as pessoas doentes precisam receber, em ambientes hospitalares ou domiciliares. Existe ainda a comemoração internacional no dia 11 de fevereiro, criada em 1992 pelo papa João Paulo II.

A doença ou enfermidade é a condição no corpo humano resultante da desarmonia; é o desequilíbrio entre indivíduo e meio ambiente, podendo surgir como consequência ao significado que se dá aos estressores do cotidiano.

Na enfermidade o homem sente-se impotente, pois experimenta um sentimento de finitude e sente-se próximo da morte. Diante dessa condição o ser humano, muitas vezes, desespera-se, isola-se e revolta-se contra Deus. Para alguns, no entanto, estar doente representa uma oportunidade para refletir sobre o que é essencial e aproximar-se mais do Pai celestial.

O homem, às vezes, tem um corpo físico em pleno funcionamento, mas a mente e o espírito estão doentes. A doença, muitas vezes, resulta do esquecimento de si mesmo, podendo ser fruto do próprio doente, resultado de sua tristeza, da perda de sentido para a vida.

 A vontade de Deus era de que o ser humano não passasse por sofrimentos, pela morte. Ele o criou para a vida em abundância. Não foi Deus que criou a doença. Todo sofrimento que existe na terra é fruto das escolhas da espécie humana.

A tentativa de explicar o sofrimento humano vem desde o Antigo Testamento. No capítulo três do livro do Gênesis o sofrimento foi associado ao pecado, desde a desobediência de Adão e Eva. A partir daí a morte passou a fazer parte da realidade de homens e mulheres.

Como exemplo das escolhas erradas da raça humana causadoras de sofrimento estão a violência, a fome, a guerra, os acidentes causados por negligência e irresponsabilidade, a poluição, o abuso de álcool e drogas, a ignorância e superstições, as injustiças sociais, sentimentos ruins, como culpa, ódio, rancor e desejo de vingança. A decisão de seguir a Jesus Cristo também traz dores e sofrimentos, pois não há Cristianismo sem cruz. Pelo Seu sacrifício na cruz, Jesus deu aos padecimentos humanos um novo sentido: a salvação, a vida eterna junto ao Criador.

 

Afinal quem é o doente?

Pode ser alguém que trabalhava e que, de repente, perdeu a saúde, retirando-se bruscamente do mercado de trabalho; que está inseguro com a sua situação atual, sem saber o que tem e qual será o desfecho de sua doença. Uma pessoa que está deixando para trás seus amigos e familiares para internar-se em um ambiente desconhecido e de pessoas igualmente estranhas. Era um empresário, um médico, alguém que tinha um papel na sociedade e agora é apenas o doente do quarto X, ou da cirurgia Y. O enfermo é um ser humano que passa a ser visto apenas pela sua doença.

 

 Em sua fragilidade o doente pode lançar mão de alguns comportamentos-padrão como forma de defesa:

  • Sublimação: fala palavras agressivas ou inconvenientes em vez de agredir fisicamente as pessoas;
  • Projeção: projeta para os outros seus próprios desejos e anseios;
  • Deslocamento: transfere um afeto para um animal, objeto ou pessoa estranha;
  • Conversão: transforma perturbações emocionais em transtornos fisiológicos.

Cabe, portanto, aos que cuidam do enfermo, ter paciência para suportar muitas vezes comportamentos inadequados, manifestados como escape à impotência mediante sua doença.

 

A religiosidade, conforme venho expondo em minhas obras junto à Editora Santuário (Medicina e Espiritualidade, Saúde e Oração e A Busca da Felicidade pela Fé), tende a atenuar este quadro, na medida em que reforça a ideia de que existe alguém maior exercendo tal controle, da melhor maneira possível para este indivíduo. Além dos cuidados médicos necessários a cada doença, é importante o doente colocar-se nas mãos de Deus, sem preocupar-se excessivamente com o futuro. Além disso, existe toda uma rede de apoio social ao enfermo praticante de uma religião, com visitas ao hospital e/ou a domicílio, auxílio à família, conforto espiritual e psicológico, dentre outras coisas.

Um exemplo prático desse tipo de apoio é a unção dos enfermos, ministrada pelos presbíteros da Igreja Católica. Trata-se de um sacramento de cura, que tem por finalidade conferir ao cristão uma graça, quando ele passa por risco de morte ou pelas dificuldades da velhice. Antes do século X era ministrado a todos os doentes, crônicos ou não. Após o século X restringiu-se aos doentes moribundos, recebendo a denominação de extrema unção. Com o Concílio Vaticano II mudou-se novamente tal concepção, sendo conferida a idosos e doentes graves ou antes de procedimentos cirúrgicos de risco. Tal sacramento, ministrado pelo padre ou bispo, que unge as mãos e a fronte do doente com óleo de oliveira ou de outra planta, rezando oração apropriada, com rito específico para a ocasião, pode ser ministrado novamente ao doente em caso de agravamento de sua enfermidade. Na ocasião, poderá ser feita a confissão, caso o doente tenha necessidade e condições para tal; bem como poderá ser ministrada a sagrada Eucaristia. A unção dos enfermos tem como efeitos:

  • A união do enfermo com a paixão de Cristo, para seu bem e da Igreja;
  • A força necessária para suportar as dificuldades impostas pelo envelhecimento e pela doença;
  • O restabelecimento da saúde, se for da vontade de Deus, de acordo com Seu plano salvífico;
  • A preparação para a páscoa do enfermo, quando a cura não é mais possível.

 

O que podemos dizer a quem está gravemente enfermo?

Não diga que é da vontade de Deus: isso não alivia o sofrimento, podendo até alimentar a revolta em relação a Deus;

Diga ao doente que o sofrimento é inerente ao ser humano: até Cristo sofreu, mas deu ao sofrimento um significado jamais pensado anteriormente a Ele. Lançou a semente de Seu santo Corpo e de Seu Sangue derramado para semear a vida e deu-nos vida em abundância.

Diga ao enfermo que seu sofrimento não é em vão: e que poderá oferecê-lo em oração, pedindo pela salvação de sua família, sua alma e de toda a humanidade.

 

O que nos diz o Papa Francisco sobre o dia do enfermo?

Em 26 de Novembro de 2017, na Solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo Rei do Universo, no Vaticano, o Papa Francisco disse: “O serviço da Igreja aos doentes e a quantos cuidam deles deve continuar, com vigor sempre renovado, por fidelidade ao mandato do Senhor e seguindo o exemplo muito eloquente de seu Fundador e Mestre”. Em outro trecho o Papa fala que: Jesus encontrou muitas pessoas doentes no espírito e no corpo e a todos eles concedeu misericórdia e perdão. Aos doentes, concedeu também a cura física, sinal da vida abundante do Reino. Francisco destaca ainda a vocação materna da Igreja para com as pessoas necessitadas e os doentes. Fato que se concretizou, ao longo da história, em uma série riquíssima de iniciativas a favor dos enfermos. Ele diz ainda que essa história de dedicação não deve ser esquecida, continuando hoje, em todo o mundo. Portanto, médicos e enfermeiros, sacerdotes, consagrados e voluntários, familiares e todos aqueles que se empenham no cuidado dos doentes, participam dessa missão eclesial. É uma responsabilidade compartilhada, que enriquece o valor do serviço diário de cada um. A imagem da Igreja como “hospital de campo”, acolhedora de todos, é uma realidade concreta, já que, em algumas partes do mundo, os hospitais dos missionários e das dioceses são os únicos que fornecem os cuidados necessários à população.

O Pontífice chama a atenção ainda para a necessidade de preservar os hospitais católicos do risco de uma mentalidade meramente empresarial, descartando os pobres. Ao contrário, a inteligência organizativa e a caridade exigem que a pessoa do doente seja respeitada em sua dignidade e sempre colocada no centro do processo de tratamento. Essas orientações devem ser assumidas também pelos cristãos que trabalham nas estruturas públicas, onde são chamados a dar, por meio de seu serviço, bom testemunho do Evangelho.

Em seu discurso o Papa nos lembra que Jesus deixou, como dom à Igreja, seu poder de curar ao impor as mãos sobre os doentes (Mc 16, 17.18). Destaca a importância da pastoral da saúde, sempre firme em seus propósitos junto às comunidades paroquiais e dos inestimáveis cuidados prestados em família; segundo suas palavras: “um testemunho extraordinário de amor pela pessoa humana”.

Sem dúvida alguma, a enfermidade coloca o ser humano em situação de fragilidade e perigo para sua sobrevivência, mas também lhe possibilita um encontro pessoal consigo mesmo e com Deus. Se não for bem trabalhada pelo enfermo e por sua família a doença pode provocar profundas mudanças e desajustes na vida do indivíduo, contribuindo para seu isolamento social, sendo uma enorme fonte de ansiedade para todos.

Diz uma famosa sentença que o papel da medicina seria: curar algumas vezes, aliviar muitas e consolar sempre. Analisando friamente a realidade humana, concluímos que apesar dos avanços tecnológicos da medicina, não é possível prolongar indefinidamente a vida e, ainda hoje, é enorme o elenco das doenças incuráveis. Mas aliviar o sofrimento e consolar aquele que sofre está ao alcance de todos e é dever de todo cristão que leva a sério o Evangelho, como nos lembra o Papa Francisco.

Texto baseado na palestra “Quando a enfermidade bate à porta: auxiliando o doente e a sua família no processo de sofrimento”, ministrada nas Paulinas, João Pessoa.

Valdelene Andrade (farmacêutica, pediatra e escritora da Editora Santuário)

]]>
Tue, 08 Jan 2019 17:38:32 +0000
<![CDATA[Como aprender o valor da gratidão?]]> https://www.editorasantuario.com.br/blog/como_aprender_o_valor_da_gratidao/ O TESOURO DA GRATIDÃO

Dia da gratidão

No capítulo 17 do Evangelho de Lucas encontramos uma passagem que nos mostra a importância da gratidão. Dez leprosos pedem a Jesus que os curem. A cura acontece. Contudo, apenas um retorna para agradecer: “Então Jesus lhe perguntou: ‘Não foram dez os curados? E os outros nove, onde estão? Não houve quem voltasse para dar glória a Deus, a não ser este estrangeiro?’” (Lc 17,17-18). O questionamento de Jesus acerca daqueles que não voltaram para agradecer continua ecoando em nossos tempos e no coração de cada pessoa.

 

A gratidão é uma virtude das almas nobres e humildes. Quando agradecemos algo que recebemos demonstramos nosso amor pelo favor recebido, e, ao mesmo tempo, reconhecemos o quanto necessitamos do próximo e de Deus.

 

Quanto mais gratos somos, mais positivos nos tornamos diante da vida. Quem pouco agradece torna-se uma pessoa amarga e negativa. Os que muito reclamam e veem a vida a partir das lentes do pessimismo são pessoas que não aprenderam a agradecer, e por isso mesmo vivem presos aos reflexos de uma vida destituída de sentido. Não conseguem olhar para além do horizonte e perdem a oportunidade de descobrir que, por detrás de cada acontecimento, existe algo para aprender ou agradecer.

 

Aqueles que aprenderam o valor da gratidão se tornam gradativamente mais positivos diante da vida e de seus desdobramentos. Buscam a cada dia aprender com seus erros e louvar a Deus pelas conquistas e benefícios recebidos pela graça da misericórdia divina.

 

Para qualificarmos nossos sentimentos negativos necessitamos usar o termômetro interior da gratidão. Quanto mais negativos nos tornamos menos estamos agradecendo.

 

A cada dia somos agraciados com inúmeras dádivas divinas: o ar que respiramos, as pessoas que nos ajudam a ser melhores, a natureza exuberante que nos acalma, as inquietações da alma, a paz que emana dos gestos de caridade... A tudo isso devemos ser gratos a Deus e ao próximo.

 

E nunca deveríamos nos esquecer de agradecer aqueles que nos fazem o bem diariamente e que nos ajudam a sermos pessoas melhores. Devemos ser gratos também àqueles que, mesmo praticando o mal, se tornam para nós mestres na arte de não repetirmos seus erros. Assim escreveu Khalil Gibran: “Aprendi o silêncio com os faladores, a tolerância com os intolerantes, a bondade com os maldosos; e, por estranho que pareça, sou grato a esses professores”.

 

Acima de tudo, nunca nos esqueçamos de agradecer a Deus. Se somos mestres na arte de pedir, deveríamos nos tornar doutores na arte de agradecer.

Quanto mais gratos formos mais humildes seremos. Quanto mais humildes nos tornamos mais próximos estaremos do coração de Deus.

 

Pe. Flávio Sobreiro

]]>
Mon, 07 Jan 2019 12:17:47 +0000
<![CDATA[O que é a Epifania do Senhor?]]> https://www.editorasantuario.com.br/blog/o_que_e_a_epifania_do_senhor/ EPIFANIA

Santos Reis - Epifania do Senhor

Popularmente o dia 6 de janeiro o chamamos de “Dia dos Reis” ou “Santos Reis”. Na verdade, é o Dia da Epifania do Senhor, dia da manifestação pública de Jesus, como o Senhor, o enviado do Pai, o Messias. O Natal é a primeira epifania de Cristo e nós a celebramos com muito fervor. Nesse dia, reconhecemos que Cristo penetrou o mundo pagão. Os magos do Oriente foram visitar Jesus e levaram seus presentes: ouro, incenso e mirra. Eles, mesmo sendo pagãos, reconhecem a divindade de Jesus. Eram homens piedosos e poderosos, sábios e cheios de cultura e espiritualidade.

Sabemos pelo relato bíblico, o Evangelho, que eram magos e vieram do Oriente, e a tradição cristã nos resgatou até seus nomes: Gaspar, Baltazar e Belchior.

O ouro, incenso e a mirra, que era uma resina de uma planta e que servia para embalsamar os corpos, pois é de um odor muito agradável, usado até em perfumes, têm um sentido bíblico muito profundo. Jesus é o Senhor (ouro) e verdadeiro Deus (incenso) que nos trouxe a alegria, o odor suave e contagiante (mirra) de nossa salvação. Esses presentes trazidos pelos magos, lembram também a ternura para com as crianças, o que Jesus vai lembrar mais tarde: "o que fizerdes a cada um destes pequenos, a mim o fazeis" (Mt. 25, 40).

O fato Epifania – revelação de Jesus como nosso Senhor e Salvador -, e os Magos que foram ao encontro de Jesus, representam todo homem e toda mulher que vão ao encontro de Cristo e se prostram humildemente diante dele. É verdadeiramente a imagem de uma Igreja servidora e peregrina, uma família de irmãos verdadeiros, de todas as raças, cores e culturas, que reconhecem a Jesus como nosso Senhor. A Epifania continue a revelar nossa própria identidade de cristãos.

Pe. Ferdinando Mancílio

]]>
Fri, 04 Jan 2019 13:26:26 +0000
<![CDATA[Libras: abrindo portas para a inclusão social de surdos]]> https://www.editorasantuario.com.br/blog/libras_abrindo_portas_para_a_inclusaosocial_de_surdos/ Nos últimos anos vem ganhando adeptos e popularidade no Brasil uma linguagem voltada para a comunicação de surdos. Trata-se da Libras, Língua Brasileira de Sinais, reconhecida como meio legal de comunicação e expressão em nosso país desde 2012, por meio da lei federal nº 10.436.

Entende-se como Língua Brasileira de Sinais a forma de comunicação e expressão, em que o sistema linguístico de natureza visual-motora, com estrutura gramatical própria, constitui um sistema linguístico de transmissão de ideias e fatos, oriundos de comunidades de pessoas surdas do Brasil.

A Libras é uma grande ferramenta de inclusão social, pois insere a comunidade surda na sociedade, pois além dos surdos conseguirem se comunicar entre eles, há também a necessidade de pessoas que não são surdas, chamadas de ouvintes, também saberem interpretar a Língua de Sinais. Aos poucos, a sociedade está despertando para a necessidade de saber se comunicar em Libras, não se restringindo somente à familiares de surdos e professores intérpretes. Há emissoras de TV, espetáculos culturais em geral e igrejas que já disponibilizam de intérprete de LIBRAS para tradução simultânea. 

 

Falando de Igreja, a Libras é um eficaz instrumento de evangelização, e em todo o Brasil está crescendo o número de pastorais dos Surdos, grupos que atuam em diversas dioceses do país fazendo a tradução em Libras nas missas, contribuindo para a caminhada de fé da comunidade surda, que carecia dessas iniciativas para participarem melhor das celebrações eucarísticas.

Preocupada com a inclusão social e evangelização dos surdos e visando também formar e capacitar as pessoas que estudam Libras, a Editora Santuário possui, em seu catálogo, duas publicações de destaque sobre o tema em questão: “Língua das Mãos”, de padre Eugênio Oates, C.Ss.R., e “Catequese Especial para Surdos”, de Irmã Marta Maria Barbosa, INSC, Marta Casalecchi de Matos Pimentel, Regina Botta e Amélice C. Paque.

Língua das Mãos

Esse livro é uma edição revista e ampliada da conhecida obra "Linguagem das mãos", do Pe. Eugenio Oates. São mais de 1.400 verbetes, incluindo novas expressões utilizadas no universo das redes sociais e da tecnologia. Todos os termos são acompanhados por ilustrações fotográficas que descrevem os sinais. Um livro indispensável para aqueles que desejam aprender ou mesmo ensinar a língua das mãos.

Catequese especial para surdos

Há muitas décadas a Pastoral dos Surdos realiza o trabalho de inserção das pessoas com deficiência auditiva no ambiente eclesial. Foi para auxiliar nesse trabalho de inclusão que nasceu esse livro voltado para a catequese dos surdos. Acompanhado de muitas imagens, o livro foi preparado levando em consideração as necessidades das pessoas surdas, visando sobretudo ajudá-las a conhecer Jesus e também se tornarem seus discípulos e missionários.

Serviço

Os livros "Língua das mãos" e “Catequese Especial para Surdos”, estão à venda nas unidades físicas da Livraria Santuário e pela loja virtual (e-commerce) da Editora Santuário, www.editorasantuario.com.br, por R$ 35,00 e R$ 39,90, respectivamente.

por André Somensari

]]>
Thu, 03 Jan 2019 10:50:36 +0000
<![CDATA[Ação Missionária Deus Conosco]]> https://www.editorasantuario.com.br/blog/acao_missionaria_congresso/ Nesta semana, Pe. Mauro Vilela fez uma breve apresentação no "Primeiro Encontro dos Comunicadores Redentoristas" sobre o projeto “Ação Missionária Deus Conosco”, ele explicou um pouco mais sobre a importância em levar formação aos Agentes Pastorais, mostrando o quanto a formação ajuda no crescimento espiritual e amadurecimento da fé.

A Ação Missionária Deus Conosco é um projeto da Editora Santuário que tem o objetivo de levar formação aos Agentes de Pastoral, com um conteúdo específico que pode variar de acordo com a necessidade de cada Paróquia ou Diocese, sendo uma nova forma de disseminar a evangelização por todos os cantos do Brasil. 

Ação Missionária

Para entrar em contato conosco, clique aqui.

]]>
Fri, 07 Dec 2018 16:08:56 +0000
<![CDATA[Lançamento: Viver na Alegria do Senhor - Dom Damasceno ]]> https://www.editorasantuario.com.br/blog/evento_viver_na_alegria_do_senhor/ “Viver na alegria do Senhor”

A biografia que conta a trajetória e testemunho de fé de Dom Raymundo Damasceno, Arcebispo emérito de Aparecida/SP, traz fatos inéditos sobre a vida, ordenação e os locais por onde Dom Damasceno viveu.

Aos quase 82 anos, Dom Raymundo Damasceno celebra seu jubileu de ouro na vida sacerdotal e conta que, para chegar até aqui, contou com a alegria do Senhor.

O título da obra faz alusão a sua vida episcopal que tem como lema “Alegria do Senhor”. Dom Damasceno escolheu esse lema por acreditar que “Se não pode haver cristão triste, também não pode haver um Bispo triste”.

A autora do livro, Rita Elisa Sêda, menciona que a obra fomenta a alegria de viver do cristão e que foi um prazer mergulhar nos detalhes e feitos de Dom Damasceno durante o tempo de pesquisa para desenvolver o livro.

 

A obra lançada esta semana é mais um dos projetos editoriais da Editora Santuário, em coedição com a Editora Canção Nova, que neste fim de semana promove alguns eventos de lançamento oficial. 
Confira a programação:

5/10/2018

10h – Livraria Santuário (subsolo do Santuário Nacional de Aparecida)

20h30 – Seminário Bom Jesus

]]>
Fri, 05 Oct 2018 19:37:28 +0000
<![CDATA[Regulamento - Promoção "A Mãe Aparecida na sua casa"]]> https://www.editorasantuario.com.br/blog/regulamento_promocao_a_mae_aparecida_na_sua_casa/ CELEBRAÇÃO DO MÊS DE NOSSA SENHORA APARECIDA

 

Empresa promotora do Evento: CONGREGAÇÃO DO SANTÍSSIMO REDENTOR – EDITORA SANTUÁRIO

OBJETO DO SORTEIO – Imagem de Nossa Senhora Aparecida FAC-SÍMILE – 30 cm.

 

REGULAMENTO

 

  1. 1.    Apresentação e Objetivos

A C.Ss.R. – Editora Santuário, imbuída em participar das festividades do mês de celebração do Encontro da Imagem de Nossa Senhora Aparecida, fará uma promoção consistente no sorteio de uma imagem FAC-SÍMILE de Nossa Senhora Aparecida. Com o objetivo de fidelizar os clientes do E-commerce, a Editora Santuário sorteará uma imagem fac-símile de Nossa Senhora Aparecida entre os clientes que comprarem acima de R$100,00 no e-commerce durante o mês de outubro de 2018.

 

  1. 2.    Quem pode participar

Podem participar todos os clientes do e-commerce da Editora Santuário que comprarem acima de R$100,00 durante o mês de outubro de 2018.

 

  1. 3.    Como participar do Sorteio da Imagem?

 

Todo cliente que comprar acima de R$100,00 e efetuar o pagamento do pedido no e-commerce da Editora Santuário durante o mês de outubro de 2018, já estará participando da promoção (exceto assinaturas).

 

 

  1. 4.    Detalhes sobre as inscrições

 

As inscrições serão automáticas e válidas para todos os clientes (exceto pedidos não pagos e assinaturas), a partir do momento em que o cliente realizar a compra no site www.editorasantuario.com.br, e validadas a partir da data de pagamento do pedido. As inscrições serão válidas para todos os pedidos (acima de R$100,00) comprados 1 a 31 de outubro de 2018 e pagos até o dia 5 de novembro de 2018.

 

 

  1. 5.    Sobre a premiação

O prêmio a ser sorteado é uma imagem de Nossa Senhora Aparecida FAC SÍMILE.

 

  1. 6.    Sobre a seleção

 

Será impresso uma planilha com todos os nomes dos clientes que compraram (acima de R$100,00) e pagaram os pedidos realizados durante o mês de outubro de 2018. Após a impressão, todos os nomes serão depositados em uma urna, para que o sorteio seja realizado, ao vivo, na fanpage da Editora Santuário no Facebook (www.facebook.com/editorasantuario)

 

  1. 7.    Sobre a divulgação dos resultados

O resultado será divulgado no dia 6/11/2018 na fanpage da Editora Santuário e o vencedor, fazendo a compra, autoriza ter seu nome veiculado durante o sorteio.

No ato da compra, o cliente deverá informar o número de seu telefone e e-mail, para que a equipe promotora do evento entre em contato para avisá-lo de que foi o vencedor.

 

A entrega do prêmio será feita por meio dos Correios via PAC ou Transportadora, e o interessado se obriga a comunicar a equipe promotora do evento de tê-lo recebido. Os custos de entrega do prêmio serão suportados unicamente pela Editora Santuário já que a participação é inteiramente GRATUITA.

 

]]>
Mon, 01 Oct 2018 11:44:11 +0000
<![CDATA[Lançamento: O caminho espiritual para a felicidade]]> https://www.editorasantuario.com.br/blog/o_caminho_espiritual_para_a_felicidade/ Muitas vezes nós acreditamos que alcançar os objetivos e obter sucesso na vida sejam os verdadeiros significados de ser feliz, porém acabamos deixando de lado a importância que a experiência de vida nos proporciona. Reconhecendo o valor dessa jornada, o autor Jung Mo Sung escreveu a obra “O caminho espiritual para a felicidade”, um livro que nos ajuda a mergulhar no verdadeiro “eu” por meio de reflexões sobre o amor e a realização humana.

Jung Sung cita um pouco sobre sua história de vida, contando sobre seus anseios em voltar para o país de origem após anos morando no Brasil, e conta que ao voltar descobriu que não era realmente lá o seu lugar e justifica esse fato na obra.

A obra “O caminho espiritual para a felicidade” nos oferece uma visão diferente sobre a vida, mostrando que a sensação de satisfação não se encontra nas obras humanas ou nos sucessos do mundo, mas sim, no amor de Deus por nós. O autor ainda nos ensina aprender a valorizar nossas conquistas de forma saudável, sem ter a necessidade de comparar com o sucesso do próximo.

Quer saber mais? Adquira a obra: http://bit.ly/2Nk0UJ5 

]]>
Mon, 17 Sep 2018 13:59:34 +0000
<![CDATA[Editora Santuário participa da XI Semana Teólogica]]> https://www.editorasantuario.com.br/blog/XI_semana_teologica/ De 10 a 14 de setembro, a Editora Santuário esteve presente na XI Semana Teológica, promovida pela Faculdade Católica de São José dos Campos. Com o objetivo de oferecer uma boa teologia de forma gratuita aos leigos e leigas da Igreja, o evento ofereceu palestras, reuniões, mesa-redonda, livrarias, entre outras atividades relacionadas à formação e teologia.

A Semana Teológica leva informações aos leigos e leigas, explicando temas sobre a história da Igreja e exaltando a importância do protagonismo laical na construção de uma comunicação e cultura de paz. Confira os temas debatidos na XI Semana Teológica:

 

Dia 10 - “O leigo na História da Igreja: das origens ao pontificado de Francisco”- Dom José

Valmor Cesar Teixeira (Bispo da Diocese São José dos Campos, Mestre em História da Igreja pela

Pontifícia Universidade Gregoriana, Chanceler da Faculdade Católica - SJC)

 

Dia 11 - “Teologia do Laicato: Força e Esperança da Igreja no mundo” - Prof. Cesar Kuzma

(Doutor em Teologia Sistemática – PUC-Rio)

 

Dia 12 - Mesa redonda - “O protagonismo do leigo no mundo: um olhar para a atuação de

Frederico Ozanan (séc. XIX), Alceu Amoroso Lima e Franz de Castro Holzwarth (séc. XX) ”.

  • Prof.ª Maria Emília Sampaio e Me. Albino Sampaio Filho (Especialistas em Fé e Política

CEFEP-CNBB/PUC-Rio) – abordaram a vida e a obra de Alceu Amoroso Lima.

  • Pe. José Cândido Pereira, pároco da Matriz de São José, contemporâneo de Franz de

Castro Holzwarth – deu seu testemunho.

  • Prof. Maurílio José de Oliveira Camello (Doutor em História Social e Mestre em

Filosofia - USP), apresentou Antonio Frederico Ozanam.

 

Dia 13 - “A atuação da mulher leiga na Igreja” – Prof.ª Célia Soares de Sousa (Mestra em

Teologia Sistemática – PUC/SP).

 

Dia 14 - “A participação do cristão leigo e leiga na construção de uma comunicação e cultura de paz ”. Pe. Arnaldo Rodrigues da Silva (Mestre em Comunicação Institucional – Pontifícia

Universidade da Santa Cruz).

Editora Santuário participa da XI Semana Teológica

                 

]]>
Fri, 14 Sep 2018 12:27:12 +0000
<![CDATA[A Editora Santuário ultrapassa as fronteiras e ganha uma versão coreana da obra “O jardim da Senhora do céu”!]]> https://www.editorasantuario.com.br/blog/jardim_da_senhora_do_ceu/ Os livros para colorir têm sido um dos hobbys dos adultos, pois proporcionam momentos de meditação e reflexão. Além disso, essa atividade se torna uma ótima forma de descontração e, também, causa uma certa nostalgia dos tempos de infância, não é?

Os livros ultrapassam gerações, e mantendo a missão de levar os impressos às pessoas, a Editora Santuário publicou a obra “O jardim da Senhora do céu”, um livro de colorir que irá lhe inspirar. Além de disseminar a obra no Brasil, a editora cruzou as fronteiras e ganhou uma versão coreana, publicada pela Editora Catholicbook.

Trazendo uma temática religiosa, suas páginas oferecem belas ilustrações com mensagens e orações que irão sintonizar você à Mãe Aparecida. Além de inspirar, as mensagens ainda nos transmitem ensinamentos sobre paz e amor, incentivando-nos a semear bons frutos por onde passarmos, seguindo o exemplo de Nossa Senhora.

O jardim da Senhora do Céu

 

Gostou? Clique aqui e adquira já o seu!

]]>
Thu, 05 Jul 2018 19:30:19 +0000
<![CDATA[Ação Missionária Deus Conosco em Presidente Prudente/SP]]> https://www.editorasantuario.com.br/blog/acaomissionaria_deusconosco_em_presidenteprudente/ A 1ª Região Pastoral da Diocese de Presidente Prudente/SP, em parceria com a Editora Santuário, em seu Projeto de Formação Deus Conosco, promoveu no último dia 24 de junho, no Salão de Festas da Paróquia Nossa Senhora Mãe da Igreja, um retiro de formação com os Ministros Extraordinários da Comunhão Eucarística, conduzido pelo Padre Mauro Vilela, C.Ss.R. Estavam presentes 503 ministros extraordinários da Eucaristia de 20 paróquias.

 O retiro foi realizado com o propósito de promover a formação, renovar a vida de oração e espiritualidade, e ainda, buscar um aprofundamento na identidade do Ministros Extraordinários da Eucaristia. 

O tema do retiro foi em torno da Missão de Jesus Cristo no anúncio do Reino de Deus. A ênfase dada foi na questão do SERVIR, a partir do lava pés do Evangelho de João. O retiro quis levar os participantes, dentro do ano dedicado ao Laicato, a serem missionários dentro de sua comunidade. O retiro levou ao apelo para a conversão pessoal e comunitária. Caminho que em comunidade se deve fazer. Voltar-se ao Belo Amor. Voltar-se aos Caminhos de Deus. Voltar-se para aquela estrada que nos leva à estrada do Reino de Deus. Somos Igreja que continua a pessoa, a obra e a mensagem de Jesus Cristo. Igreja que celebra a vida Cristã. Deus é amor! E nos ama muito! É preciso fazer essa experiência. Pensar como Deus pensa, para agir como Deus age!

]]>
Tue, 26 Jun 2018 14:06:20 +0000
<![CDATA[A coleção de calendários e diários 2019 da Editora Santuário já chegou! ]]> https://www.editorasantuario.com.br/blog/campanha_sazonais_2019/ Já pensou em como nós usamos calendário e agendas frequência?

 

Essas ferramentas são muito úteis, e as vezes nem nos damos conta disso. Os calendários e diários nos ajudam a organizar nossas atividades diárias e responsabilidades, é como um braço direito para nos lembrar e evitar dar furos com aqueles compromissos importantes.

Pensando nisso, a Editora Santuário preparou uma variedade de materiais como por exemplo, as agendas, diários, meditação diária e os próprios calendários, de parede e de mesa. Todos eles são feitos com muito carinho, com estampas de símbolos religiosos que tornam presente sua fé em cada detalhe.

 

Já conheceu nossos materiais? Se ainda não conhece, fique aqui e confira com a gente!

 

1. A Agenda de Planejamento e o Diário irão lhe ajudar a lembrar das anotações importantes e datas especiais, pois trazem várias páginas para fazer seus registros.

 Agenda de Planejamento 2019Diário 2019

2. Os calendários também foram preparados para facilitar seu dia a dia, tanto em casa quanto no trabalho. Trazendo diferentes formatos, como o de mesa ou de parede, ainda oferecem um belo design que vão dar um toque de fé na sua rotina!

 

   Calendário de parede 2019

Calendário de mesa 2019

 

3. Com a correria diária, as vezes os compromissos acabam sendo estressantes e ficamos sem tempo. Para lhe auxiliar a ter seus momentos de oração, temos a Meditação Diária, que traz mensagens que alimentam a fé.

 Meditação Diária 2019

 

4. Os calendários marca-páginas auxiliam nos momentos de leitura e trazem belas ilustrações e estampas religiosas. Adquira já o seu!

 Calendário Marca-páginas 2019

Adquira já o seu!

]]>
Tue, 19 Jun 2018 11:33:43 +0000
<![CDATA[Você já imaginou quantos são os santos e santas da Igreja?]]> https://www.editorasantuario.com.br/blog/campanha_novenas/ Você já imaginou quantos são os santos e santas da Igreja?

 

As histórias dos santos são relatos inspiradores de pessoas que foram canonizadas por seu testemunho de vida, dedicação e amor a Deus. Através dos santos, suplicamos a Deus por proteção, agradecemos, pedimos alguma cura e encontramos uma referência para crescer na fé. Para isso precisamos conhecer o verdadeiro sentido de suas vidas com ajuda das novenas. E então, surge a dúvida: como faço para rezar uma novena voltada para o santo de minha devoção?

Rezar uma novena requer dedicação interior, calmaria e muita fé. O mais importante é dedicar um tempo para suas orações em um lugar calmo e abrir seu coração para o Senhor.

Foi para auxiliar nesses momentos que a Editora Santuário preparou uma coleção de novenas. Além das orações aos santos, nelas você também encontra reflexões úteis para o dia a dia de sua vida.

 

Confira alguns destaques:

 1. Novena em louvor ao Espírito Santo

Novena em louvor ao Divino Espírito Santo

 O Espírito Santo alimenta e restaura a fé, dando forças para nos aproximar do amor de Deus.

2. Novena de São Geraldo Majela

Novena de São Geraldo Majela

A partir da história de São Geraldo Majela, um dos santos mais conhecidos do Brasil, esta novena leva-nos a contemplar a ação de Deus na nossa vida. São Geraldo é o santo protetor das mães, das grávidas, dos porteiros e dos alfaiates.

 

3. Novena à Divina Misericórdia

Novena à Divina MisericórdiaA Divina Misericórdia é uma devoção da Igreja que faz vivenciar os frutos misericórdia divina em nossas vidas.

4. Novena Perpétua de Nossa Senhora Aparecida

Muitos os devotos da Mãe Aparecida que através desta novena buscam alcançar graças e também expressam seu agradecimento pelo grande amor de Deus em suas vidas.

]]>
Mon, 11 Jun 2018 20:51:11 +0000
<![CDATA[O restauro da imagem de Nossa Senhora Aparecida contado em livro]]> https://www.editorasantuario.com.br/blog/O_restauro_da_imagem_de_Nossa_Senhora_Aparecida_contado_em_livro/ Hoje, 16 de maio de 2017, relembramos os 40 anos do atentado à imagem de Nossa Senhora Aparecida, ocorrido no ano de 1978. Após o atentado a artista plástica Maria Helena Chartuni foi chamada para iniciar o trabalho de restauração, o que foi um desafio. E ao aceitar, percebeu que aquele trabalho não seria como outro qualquer, mas que ele mudaria a sua vida.

Nas páginas do livro “A história de dois restauros”, publicado pela Editora Santuário, a artista plástica e autora Maria Helen Chartuni, conta como foi o seu encontro com Nossa Senhora Aparecida.

 

“O primeiro, a reconstrução da imagem de Nossa Senhora Aparecida, após o atentado sofrido no dia 16 de maio de 1978, e o segundo, como ela restaurou minha vida.” – Maria Helena Chartuni.

 

Conheça essa impressionante história de fé: https://goo.gl/5zfCyL

]]>
Wed, 16 May 2018 18:28:17 +0000
<![CDATA[Editora Santuário lança o primeiro volume da coleção que esclarece as dúvidas sobre a Bíblia: “Pentateuco e História Deuteronomista”]]> https://www.editorasantuario.com.br/blog/livro_pentateuco_editora_santuario/

Já procurou uma maneira mais simples de compreender a Bíblia Sagrada?

A coleção “Conheça a Bíblia. Estudo popular” é mais uma ferramenta para facilitar o acesso da população a toda riqueza que compõe a Bíblia. Dividida em 7 volumes, a coletânea pretende sanar dúvidas sobre a Sagrada Escritura, trilhando um caminho simples para conhecer a Palavra de Deus.

A Editora Santuário lançou a primeira obra da coleção, que se chama “Pentateuco e História Deuteronomista”, em que o autor fala sobre o Antigo Testamento. O primeiro volume é separado em duas partes, inicialmente explicando que o Pentateuco é um conjunto dos cinco primeiros livros da Bíblia, mencionando as tradições e histórias do povo de Israel. Na segunda parte, o autor José Bortolini narra o longo período da caminhada do povo de Deus, inspirado pelo livro de Deuteronômio.

Agora, ficou mais fácil interpretar as mensagens bíblicas, não é? Inicie já o seu estudo sobre a Bíblia Sagrada, a escritura que é considerada a mais vendida de todos os tempos e que orienta o comportamento dos cristãos com seus ensinamentos.

 

Adquira já a sua obra → https://goo.gl/otNxxF

Livro "Pentateuco e História Deuteronomista"

]]>
Fri, 11 May 2018 11:39:41 +0000
<![CDATA[Conheça a obra que conta a trajetória de Cristo: “Jesus, o homem mais amado da História” ]]> https://www.editorasantuario.com.br/blog/jesus_o_homem_mais_amado_editora_santuario/ Por meio de pesquisas e viagens pelos lugares que Jesus percorreu, o autor e jornalista Rodrigo Alvarez escreveu uma biografia referente a essência do homem que deu origem ao cristianismo. Na obra, o autor descreve momentos de antes e depois de Cristo, e relata os milagres e mitos difundidos que englobam seu nome ao longo do tempo e o tornam o homem mais amado da história.

O livro mostra os desafios enfrentados por Jesus e menciona os lugares em que foi humilhado, traído, desafiou e foi desafiado para ensinar a humanidade a amar. Após pesquisas por meio de fontes bibliográficas e arqueológicas sobre Cristo, por mais de sete anos, Rodrigo dá detalhes sobre como é viver em Jerusalém e relata a experiência de conhecer cada passo de Jesus.

Para que o leitor se aproxime dessa trajetória, o autor descreve os locais visitados com os mínimos detalhes e transmite seus escritos para conhecimento de qualquer pessoa que tenha interesse em compreender como foi a vida do filho de Deus.

Quer saber mais sobre esse livro? Adquira já → https://goo.gl/gKzSMV

Jesus, o homem mais amado da História

]]>
Thu, 10 May 2018 12:45:11 +0000
<![CDATA[Campanha da Fraternidade 2018: Fraternidade e superação da violência]]> https://www.editorasantuario.com.br/blog/campanha_da_fraternidade_superacao_da_violencia/ Anualmente, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) escolhe um tema para ser desenvolvido na Campanha da Fraternidade, que tem início na Quaresma. Os assuntos abordados na Campanha envolvem problemas sociais, éticos, religiosos e de relacionamento humano, que precisam ser melhorados e discutidos. Este ano o tema escolhido foi: “Fraternidade e superação da violência”.

Nas condições em que o país se encontra, é importante despertar a fraternidade e a solidariedade, pois a prática da justiça e do amor ao próximo ajuda na redução da violência. Essa questão da violência, está presente na vida de muitos brasileiros, de forma visível ou oculta, e não pode ser ignorada. As vítimas acabam sofrendo em silêncio, e precisam de auxílio e amor fraterno.

A Campanha tem como objetivo principal conscientizar cada cidadão a tomar consciência e praticar bons gestos em prol do bem comum. Assim, a violência poderá ser reduzida de maneira significativa. A superação da violência é uma luta exigente e diária, que torna possível a vida e a paz aqui e agora, como também para as futuras gerações.

Cartaz oficial da Campanha da Fraternidade 2018*

]]>
Fri, 09 Feb 2018 14:07:15 +0000
<![CDATA[Autora da Editora Santuário entrega livros para a cantora Elba Ramalho]]> https://www.editorasantuario.com.br/blog/autora_entrega_livros_para_Elba_Ramalho/ A escritora paraibana Valdelene Andrade, que é medica e mestra em Ciências da Religião, possui dois livros publicados pela Editora Santuário: “Saúde e Oração” e “Medicina e Espiritualidade”. A autora, nos livros, trata da relação entre a fé, a saúde e a medicina, como ajuda no processo de recuperação e no tratamento de pacientes, bem como do vínculo entre a religiosidade e os cuidados com a saúde.

No começo do mês de fevereiro, a escritora entregou seus dois livros para a cantora, também paraibana, Elba Ramalho. Elba é ganhadora de diversos prêmios de música, como “Melhor cantora regional” e “melhor disco regional”, além de diversas aparições na televisão e em festivais de música no Brasil e no exterior.

Valdelene Andrade e Elba Ramalho

Foto de Valdelene Andrade

Fontes:

https://www.editorasantuario.com.br/

http://www.elbaramalho.com.br/biografia

]]>
Wed, 07 Feb 2018 12:54:03 +0000
<![CDATA[Catequese: Fase de formação cristã]]> https://www.editorasantuario.com.br/blog/catequese_formacao_crista/ A Catequese é uma das fases mais importantes na formação cristã, pois é nela que os conhecimentos são transmitidos, formando a educação religiosa pela verdade de Cristo. Aproximar-se da presença de Deus gera bons frutos e alimenta a fé. E por esta razão, a inserção na Catequese, durante a infância, é essencial para o desenvolvimento religioso.

A família tem um papel muito importante nessa etapa, pois o incentivo dentro de casa é o que desperta cada vez mais o interesse, nas crianças, em aprender e estar na presença de Deus.

Com o intuito de auxiliar toda a família nessa caminhada, a Editora Santuário prepara uma seleção de livros com os principais conteúdos sobre a Catequese, com uma linguagem simples e divertida. Faça parte dessa evangelização!

Conheça nossa seleção “Catequese” acessando → https://goo.gl/iYFVRv

]]>
Fri, 19 Jan 2018 11:36:19 +0000
<![CDATA[E-social: Novas leis para empresas]]> https://www.editorasantuario.com.br/blog/novas_leis_trabalhistas_esocial/ Manter-se informado sobre as legislações é muito importante, pois o seu não cumprimento pode acabar em multa para os empresários.

O E-social é um projeto governamental que registra dados trabalhistas dos empregados, como vínculos, folha de pagamento, contribuições previdenciárias, comunicações de acidente de trabalho, aviso prévio, informações sobre FGTS, admissões, demissões, escriturações fiscais, entre outros.

Em janeiro, iniciou-se o processo de implementação do E-social para empresas e as informações cadastrais dos empregados devem ser registradas na Receita Federal até o dia 28 de fevereiro. Para evitar transtornos desnecessários, mantenha-se atento às atualizações das leis e vise mapear as rotinas de acordo com a legislação vigente no E-social.

]]>
Thu, 18 Jan 2018 10:37:27 +0000
<![CDATA[Corra e aproveite a Black Friday na Editora Santuário, com até 50% de desconto!]]> https://www.editorasantuario.com.br/blog/black_friday_descontos/ Sabe aquela sensação de receber em casa aquela obra tão querida e folhear aquelas páginas com cheirinho de livro novo? Na Black Friday da Editora Santuário, você pode aproveitar e escolher muito mais, com descontos de até 50%!

São oferecidos diversos produtos da Mãe Aparecida e de outros santos, para acompanhar e proteger o seu dia a dia. Comece o ano bem, utilizando as folhinhas e agendas de Nossa Senhora, que, além de auxiliar na organização pessoal, são lindas e feitas especialmente pensando nos devotos da Mãe.

Não fique de fora e aproveite para visitar nosso site e conhecer as promoções. Além dos livros católicos, há também uma variedade de produtos religiosos, como camisetas, garrafas para água benta e chaveiros.

 

Acompanhe os descontos acessando → https://goo.gl/VMdAH2

]]>
Thu, 23 Nov 2017 13:48:47 +0000
<![CDATA[Segurança e saúde no trabalho - SIPAT]]> https://www.editorasantuario.com.br/blog/palestra_sipat_editora_santuario/ A segurança é uma das principais preocupações que as empresas devem ter em relação aos colaboradores. Pensando nisso, a Editora e Gráfica Santuário proporcionaram a SIPAT (Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho), com intuito de alertar e conscientizar os funcionários sobre as normas de segurança e exaltar a importância de segui-las, pois isso se relaciona diretamente a saúde de cada um.

Durante a semana, os colaboradores acompanharam as apresentações no Auditório do Seminário Santo Afonso e receberam palestrantes de diversas áreas da saúde para explicar um pouco mais sobre os temas selecionados.

 

Confira abaixo os assuntos abordados e quais convidados participaram:

 

06/11 – “Qualidade de vida e como evitar lesões ortopédicas”, com o fisioterapeuta Régis Yasumura;

07/11 – “Os 5 passos para sua saúde financeira”, com o professor universitário e consultor empresarial Maurício Lima;

08/11 – “Treinamento: Postura laboral”, com o fisioterapeuta João Paulo;

09/11 – “Treinando atitudes”, com o atleta e coach de atletas Fábio Mollica;

10/11 – “Drogas x Família, da desarmonia à paz, o caminho só depende de nós”, com o cabo da Polícia Militar Eduardo Henrique.

 

Vale lembrar que a conscientização é necessária, porém, é essencial que essas informações sejam seguidas corretamente na prática por cada um, a fim de evitar acidentes no trabalho que podem acabar sendo letais.

  

]]>
Mon, 13 Nov 2017 13:35:29 +0000
<![CDATA[Editora e Gráfica Santuário comemoram 117 anos de história]]> https://www.editorasantuario.com.br/blog/graficaeeditorasantuariocomemoram117anos/ Há 117 anos os redentoristas fundaram a Gráfica Santuário, com o objetivo de levar aos devotos de Nossa Senhora Aparecida as notícias a respeito do Santuário Nacional. A partir do Jornal Santuário, foram surgindo outros materiais que visavam evangelizar através da leitura.

Desde 1900, a Editora Santuário realiza projetos de evangelização, levando a Palavra de Deus a milhares de devotos. Essa comemoração acontece anualmente, graças aos fiéis que acompanham nossos subsídios litúrgicos e obras católicas.
 
Com a bênção de Dom Orlando Brandes, Arcebispo da Arquidiocese de Aparecida, celebramos os 117 anos da Gráfica e Editora Santuário. É uma alegria para nós dividir com vocês, nossos amigos e colaboradores, esses 117 anos de história.
Colaboradores da Editora e Gráfica Santuário junto de Dom Orlando Brandes, Arcebispo de Aparecida/SP.
]]>
Fri, 10 Nov 2017 19:19:24 +0000
<![CDATA[Ação Missionária Deus Conosco em Presidente Prudente e Taubaté]]> https://www.editorasantuario.com.br/blog/acaomissionaria_deusconosco_presidenteprudente_taubate/ No fim de semana em que celebramos o dia das Missões e a Infância Missionária, os Padres redentoristas Ferdinando Mancilio, C.Ss.R., e Mauro Vilela, C.Ss.R., percorreram o estado em missão. A Ação Missionária Deus Conosco tem este objetivo de levar a Boa-Nova às Paróquias e Dioceses do Brasil.

Em Presidente Prudente/SP, na Paróquia Nossa Senhora Mãe da Igreja, Pe. Ferdinando Mancilio, C.Ss.R., falou aos ministros extraordinários da comunhão sobre a “Espiritualidade dos Ministros da eucaristia”, destacando seu papel na Comunidade.

Já no interior de São Paulo, em Taubaté/SP, na Paróquia Sagrado Coração de Jesus, Pe. Mauro Vilela, C.Ss.R., falou sobre Nossa Senhora e sua importância no dia a dia dos fiéis.

A ação missionária Deus Conosco, idealizada pela Editora Santuário, visa atingir muitas paróquias brasileiras e auxiliar na formação catequética e espiritual da Comunidade.

Para saber mais e levar a Ação Missionária Deus Conosco para sua Paróquia ou Diocese, entre em contato conosco. (12)3104-2057 – Jacilda.

Início da Formação em Presidente Prudente com Santa Missa

Ministros da Eucaristia da Paróquia Nossa Senhora Mãe da Igreja em Presidente Prudente

Participantes do Encontro de Formação na Paróquia Nossa Senhora Mãe de Deus

Padre Mauro Vilela segurando a imagem de Nossa Senhora Aparecida

Padre Mauro Vilela, C.Ss.R., ministrando a formação sobre Nossa Senhora Aparecida

Padre Mauro Vilela, C.Ss.R. e os participantes da formação na Paróquia Sagrado Coração de Jesus em Taubaté/SP

]]>
Mon, 23 Oct 2017 16:58:53 +0000
<![CDATA[Ação Missionária Deus Conosco em Rio Grande do Sul]]> https://www.editorasantuario.com.br/blog/acaomissionariadeusconoscoemriograndedosul/ O Projeto da Editora Santuário tem como objetivo visitar as paróquias brasileiras, a fim de levar encontros de formação que auxiliem na missão evangelizadora, catequética e na vida em Comunidade.

Baseado na missão redentorista de comunicar a Boa-Nova, a “Ação Missionária Deus Conosco” busca entender as necessidades das paróquias e comunidades das Dioceses brasileiras, apresentando um conteúdo de formação que melhor adapte-se as necessidade de cada uma.

Dom Ricardo Hoerpes, Bispo da Diocese de Rio Grande/RS, onde o Pe. Ferdinando Mancilio, C.Ss.R., está em missão, gravou uma mensagem na qual ele menciona a alegria de receber esse projeto.

 

Clique e confira: 

Dom Ricardo Hoerpes fala sobre Ação Missionária Deus Conosco

]]>
Fri, 06 Oct 2017 17:56:56 +0000
<![CDATA[Outubro Rosa: Conscientização e prevenção o câncer de mama]]> https://www.editorasantuario.com.br/blog/outubrorosacombateaocancerdemama/ No mês de outubro, é comum surgirem várias campanhas direcionadas ao público feminino. Essa movimentação ocorre devido à conscientização para a prevenção do câncer de mama, que atinge milhares de pacientes por ano.

Lidar com esse tipo de doença não afeta somente o paciente, mas interfere na vida de todos os que estão à sua volta, como os familiares e amigos. Por essa razão, a iniciativa tem o objetivo de auxiliar quem já sofre com a doença, e mostrar a importância de diagnosticar o quanto antes para conseguir a cura.

Uma das principais formas de prevenir e diagnosticar é fazer o autoexame da mama, pois por meio do toque é possível identificar alguma alteração. A indicação é de que todas as mulheres a partir dos 40 anos façam o autoexame pelo menos uma vez por mês e compareçam ao médico anualmente.

A tecnologia também é uma das ferramentas que ajudam a disseminar essa mensagem de conscientização. Cientistas americanos conseguiram descobrir uma forma de diagnosticar as manifestações logo no início da doença, por meio de análises no exame de sangue.

 

Se você se enquadra nas características citadas, não deixe de participar do combate ao Câncer de Mama.

Lembre-se que sua saúde é importante para você e para todos aqueles que ama, cuide-se!

]]>
Fri, 06 Oct 2017 12:56:29 +0000
<![CDATA[Visita da Band Vale ao parque Gráfico da Editora Santuário]]> https://www.editorasantuario.com.br/blog/tvbandevalevisitagraficasantuario/ Prestes a celebrar os 300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida no Rio Paraíba, a cidade de Aparecida-SP recebe inúmeros fiéis diariamente, movimentando a cidade, hotéis e o comércio da região.

Ontem (03), a TV Band Vale esteve na Editora Santuário visitando o parque gráfico para entender o impacto do Jubileu de Nossa Senhora Aparecida no mercado católico.

O diretor editorial, Pe. Fábio Evaristo, C.Ss.R., explicou a missão da Congregação do Santíssimo Redentor, C.Ss.R., ao criar uma gráfica que pudesse imprimir as notícias do Santuário Nacional de Aparecida e disseminar essas informações aos devotos brasileiros. Para aproximar os fiéis à Basílica de Nossa Senhora Aparecida, nasceu o Jornal Santuário, no qual semanalmente eram publicadas as principais notícias.

TV Band visita parque gráfico da Editora Santuário

TV Band visita parque gráfico da Editora Santuário

TV Band visita parque gráfico da Editora Santuário

TV Band visita parque gráfico da Editora Santuário

]]>
Wed, 04 Oct 2017 11:54:01 +0000
<![CDATA[ O museu de arte sacra de São Paulo realiza uma exposição sobre Nossa Senhora Aparecida]]> https://www.editorasantuario.com.br/blog/exposicao_sobre_nossasenhoraaparecida_no_museu_de_arte_sacra_de_saopaulo/ Faltam alguns dias para a solenidade de Nossa Senhora Aparecida e a celebração dos 300 anos do jubileu do encontro da imagem.
Para celebrar esse momento, o Museu de Artes Sacras de São Paulo realiza uma exposição sobre Nossa Senhora Aparecida. A exposição conta com fotos da construção da Basílica, imagens de Nossa Senhora Aparecida, além de ex-votos que são mantidos na sala das promessas do Santuário Nacional de Aparecida. O museu é localizado na estação Tiradentes, na linha 1-Azul do metrô.
Quem passar por lá, além de apreciar a exposição "300 anos de devoção popular", poderá conferir os livros da Editora Santuário, que apresentam as histórias que entornam esses 300 anos do jubileu de Nossa Senhora Aparecida.
Confira algumas fotos:
Réplica do Santuário Nacional de Aparecida, na exposição do museu de arte sacra de São Paulo
Exposição 300 anos de devoção popular
Exposição 300 anos de devoção popular
Livros da Editora Santuário na exposição 300 anos de devoção popular no museu de arte sacra de São Paulo
Fotos: Iran Monteiro
]]>
Thu, 28 Sep 2017 11:33:49 +0000
<![CDATA[Encontro de Formação para Ministros da Eucaristia com o Pe. Ferdinando Mancilio, C.Ss.R.]]> https://www.editorasantuario.com.br/blog/encontrodeformacaoparaministrosempindamonhangaba/ No último domingo, Pe. Ferdinando Mancilio, C.Ss.R., diretor de periódicos da Editora Santuário, ministrou um encontro de formação aos Ministros da Eucaristia da Paróquia Nossa Senhora das Graças, em Pindamonhangaba/SP.
Em um dia de muita alegria, Pe. Ferdinando, falou da importância do Ministro da Eucaristia na Comunidade. O evento teve início às 13h e término às 19h. 
Confira algumas fotos!
Padre Ferdinando Mancilio, C.Ss.R. em encontro de formação para ministros da eucaristia em Pindamonhangaba/SP
Ministros da Eucaristia da Paróquia Nossa Senhora das Graças em Pindamonhangaba com o Pe. Ferdinando Mancilio, C.Ss.R. 
Encontro de Formação para ministros da eucaristia da Paróquia Nossa Senhora das Graças em Pindamonhangaba.
Santa missa com o Pe. Ferdinando Mancilio, C.Ss.R. na Paróquia Nossa Senhora das Graças em Pindamonhangaba
]]>
Wed, 27 Sep 2017 13:17:33 +0000
<![CDATA[Dom Orlando Brandes lança o livro "Aparecida: e sua mensagem"]]> https://www.editorasantuario.com.br/blog/Domorlandobrandeslancalivro/ São diversos os estudos relacionados à Padroeira do Brasil para tentar compreender um pouco mais dessa história milagrosa, e mostrar a intercessão na vida dos milhões de devotos, que, muitas vezes, buscam o Santuário Nacional como forma de agradecimento.

Para explicar mais detalhes dessa bela história, a Editora Santuário lançou o livro “Aparecida: e sua mensagem”, escrito pelo arcebispo Dom Orlando Brandes. O autor relata que sua obra teve início ao despertar em si uma pergunta: qual a verdadeira razão de Nossa Senhora atrair tantas pessoas de várias regiões do mundo?

Segundo Dom Orlando, a obra começou a ser escrita antes mesmo de sua visita a Aparecida - SP. Ao conhecer mais detalhes sobre a imagem e sua trajetória durante esses 300 anos, concluiu que ela transmite uma profunda mensagem e um recado de Deus.

As obras relacionadas à Mãe Aparecida muitas vezes são interligadas, e cada uma delas mostra diferentes detalhes sobre os acontecimentos inexplicáveis, que só podem ser justificados com uma única palavra: fé.

 

Para adquirir já seu livro “Aparecida: e sua mensagem”, acesse → https://goo.gl/LCYeFG 

 

Dúvidas ou sugestões? Compartilhe com a gente!

]]>
Mon, 25 Sep 2017 14:29:11 +0000
<![CDATA[Curiosidades sobre São Benedito]]> https://www.editorasantuario.com.br/blog/curiosidadessobresaobenedito/ Curiosidades sobre São Benedito

 

“Pobre de mim, sou um miserável pecador, ando cheio de soberba, pedi ao Senhor que me faça humilde”. São Benedito

 

São Benedito é um dos santos mais invocados e amados no Brasil, por seu exemplo de humildade. Canonizado em 1807, pelo Papa Pio VII, sua forma de viver inspirou todo o mundo, sendo símbolo de obediência, humildade, espírito de oração e alegria.

 

Confira algumas curiosidades em relação a São benedito:

 

  1. São Benedito nasceu, viveu, morreu e foi sepultado na Sicília, ilha ao sul da Itália.
  2. São Benedito não sabia ler nem escrever.
  3. A Festa de São Benedito é comemorada em todo mundo no dia 04 de abril. No Brasil, ela é celebrada no dia 05 de outubro.
  4. No Brasil, é o padroeiro da cozinha, das cozinheiras e dos cozinheiros.
  5. Era filho de escravos. Os patrões de seus pais fizeram uma promessa de liberdade para o primeiro filho. Por isso, quando Benedito nasceu, foi declarado livre.
  6. Era chamado de “o negro”. 
  7. São Benedito atendia a todas as pessoas que podia com respeito, paciência e amor fraterno. Era um costume dele dizer às pessoas que estavam passando por dificuldades: “Tende fé, e o Senhor vos consolará!”.

 

Publicada pela Editora Santuário, a obra “São Benedito: homem de Deus e do povo” reúne vários textos sobre a vida do santo, ressaltando suas qualidades: humildade, penitência, fé, obediência, contemplação, simplicidade, caridade, alegria, bom senso, trabalho, paciência, aconselhamento, piedade eucarística, devoção mariana, coração aberto para todos, mão abençoadora, consolador dos aflitos e, por causa de todas elas, a piedade.

 

Siga-nos nas redes sociais:

Facebook: https://www.facebook.com/editorasantuario

Twitter: @EditSantuario

Instagram: editsantuario

 

]]>
Sat, 09 Sep 2017 18:32:32 +0000
<![CDATA[Subsídios Litúrgicos Deus Conosco]]> https://www.editorasantuario.com.br/blog/subsidiosliturgicosdeusconosco/ A Editora Santuário está presente no cotidiano dos milhares de fiéis que acompanham os subsídios litúrgicos, preenchendo a casa das pessoas com os conteúdos religiosos mais completos para as celebrações.

Com intuito de aproximar cada vez mais pessoas a Igreja, a Editora Santuário edita mensalmente os textos litúrgicos que formam a Família Deus Conosco. A linha é composta pelo livreto Deus Conosco Dia a Dia, Celebração da Palavra e Folhetos Deus Conosco.

O livreto Deus Conosco Dia a Dia oferece reflexões bíblicas, e também tem a edição em letras grandes. Já o livreto Celebração da Palavra é um instrumento pastoral, voltado para ministros.

Para acompanhar todos os detalhes da missa, tenha sempre em mãos o folheto Deus Conosco. E para recebe-los em sua residência é fácil, basta realizar a assinatura e pronto!

Você que já é assinante, não deixe de receber os subsídios litúrgicos Deus Conosco e renove sua assinatura. Unindo forças, construímos essa grande família em prol da evangelização.

 

Não fique de fora! Assine já → http://www.editorasantuario.com.br/deus-conosco.html

]]>
Sat, 09 Sep 2017 17:54:38 +0000
<![CDATA[300 anos de bençãos da Mãe Aparecida]]> https://www.editorasantuario.com.br/blog/aparecida300anos/  

 

A fé nos ajuda a ter esperança, acreditar em nossos sonhos e ser grato pelas conquistas. Neste ano, a história da Mãe Aparecida completa seus 300 anos, desde que foi encontrada no Rio Paraíba e atualmente, o Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida é um dos templos mais visitados do mundo.

Com intuito de guardar esse momento histórico, os fiéis buscam lembrancinhas para conservar essa memória. Pensando nisso, a Editora Santuário preparou produtos exclusivos em comemoração ao tricentenário da Mãe Aparecida.

 

Para lhe acompanhar no dia a dia, a Editora Santuário produziu modelos de chaveiros com detalhes em resina, com opções de mosquetão ou dezena do terço.

 

Chaveiros exclusivos - 300 anos de bençãos

 

Outra exclusividade são as garrafas personalizadas da Mãe Aparecida, que além de serem úteis para reservar a água durante o dia, deixam sua mesa com um detalhe de fé muito especial.

Estão disponíveis nas cores azul e branca, feitas de cerâmica artesanal.

 

Porta Água Benta exclusivo - 300 anos de bençãos

Que tal acompanhar a novena usando a camiseta oficial dos 300 anos de bênçãos? Pensando nisso, a Editora Santuário preparou modelos especiais de camiseta para a família toda, disponíveis nos tamanhos adulto e infantil.

 

Camisetas Exclusivas - 300 anos de bençãos

Também temos as belas almofadas de Nossa Senhora Aparecida, para utilizar nos passeios a Casa da Mãe, e até mesmo para deixá-las em seu sofá e receber bem suas visitas.

 

Almofadas exclusivas - 300 anos de bençãos

 

Todos os produtos oficiais foram feitos pensando em cada fiel, e também são uma ótima maneira de presentear as pessoas que são importantes para nós. Não fique de fora e adquira já sua lembrança deste grande marco tricentenário!

 

Para adquirir já o seu, acesse → 

]]>
Sat, 09 Sep 2017 16:59:07 +0000