Curiosidades sobre São Benedito

 

“Pobre de mim, sou um miserável pecador, ando cheio de soberba, pedi ao Senhor que me faça humilde”. São Benedito

 

São Benedito é um dos santos mais invocados e amados no Brasil, por seu exemplo de humildade. Canonizado em 1807, pelo Papa Pio VII, sua forma de viver inspirou todo o mundo, sendo símbolo de obediência, humildade, espírito de oração e alegria.

 

Confira algumas curiosidades em relação a São benedito:

 

  1. São Benedito nasceu, viveu, morreu e foi sepultado na Sicília, ilha ao sul da Itália.
  2. São Benedito não sabia ler nem escrever.
  3. A Festa de São Benedito é comemorada em todo mundo no dia 04 de abril. No Brasil, ela é celebrada no dia 05 de outubro.
  4. No Brasil, é o padroeiro da cozinha, das cozinheiras e dos cozinheiros.
  5. Era filho de escravos. Os patrões de seus pais fizeram uma promessa de liberdade para o primeiro filho. Por isso, quando Benedito nasceu, foi declarado livre.
  6. Era chamado de “o negro”. 
  7. São Benedito atendia a todas as pessoas que podia com respeito, paciência e amor fraterno. Era um costume dele dizer às pessoas que estavam passando por dificuldades: “Tende fé, e o Senhor vos consolará!”.

 

Publicada pela Editora Santuário, a obra “São Benedito: homem de Deus e do povo” reúne vários textos sobre a vida do santo, ressaltando suas qualidades: humildade, penitência, fé, obediência, contemplação, simplicidade, caridade, alegria, bom senso, trabalho, paciência, aconselhamento, piedade eucarística, devoção mariana, coração aberto para todos, mão abençoadora, consolador dos aflitos e, por causa de todas elas, a piedade.

 

Siga-nos nas redes sociais:

Facebook: https://www.facebook.com/editorasantuario

Twitter: @EditSantuario

Instagram: editsantuario